junho 26, 2008

Molho de tomates



Ingredientes

- 2 copos (tipo americano) de água
- 3 kg de tomates lavados e sem o "olho" (parte do tomate
onde fica o cabinho) cortados em 4 partes
- 1 cebola cortada em 6 partes
- 2 dentes de alho picados grosseiramente
- 1 galho de manjericão
- 1 copo (tipo americano) de água

- 150 ml de azeite
- 1 cebola grande picada
- Meia colher (sopa) de sal
- 1 galho de manjericão
- molho de tomate feito
- 1 dente de alho picado

Modo de Preparo


1- Numa panela grande em fogo médio coloque a água, os tomates lavados cortados em 4 partes, a cebola cortada em 6 partes, os dentes de alho picados grosseiramente e o manjericão. Conte 25 minutos a partir do momento que começar a ferver.
2- Tire a panela do fogo. Com o auxílio de uma escumadeira, retire aos poucos os sólidos e vá colocando num passador de legumes para transformá-los num purê. Conforme for passando os sólidos, vá adicionando 1 copo (tipo americano) de água para facilitar. Você também pode bater os sólidos no liquidificador e depois passá-los por uma peneira. Despreze a água que você cozinhou os tomates. Ela que faz o molho ficar ácida. Não utilize-a para bater os tomates no liquidificador ou amassar no passador de legumes. Para temperar o molho:
3 - Numa panela em fogo médio aqueça o azeite e doure uma cebola grande picada com meia colher de sopa de sal. Misture bem e junte um galho de manjericão, o molho de tomate feito e um dente de alho picado. Deixe ferver por 15 minutos.