junho 13, 2008

Horta Caseira

Você sempre quis ter uma horta em casa e nunca se arriscou porque mora em apartamento? Então perca o medo porque hoje nós vamos mostrar que isso é bem possível. E mais: é fácil.

As pessoas associam horta a espaços grandes, com muita terra. Mas isso só vale para quem planta para vender. Quem quer ter apenas uma verdura ou uma erva fresca na hora de cozinhar, pode plantar no quintal, numa jardineira ou mesmo num vaso pequeno.

E se você mora em apartamento, não desanime. Você pode transformar sua varanda do apartamento numa verdadeira horta. Coloque um plástico no parapeito para reduzir a ação do vento e espalhe as mudas à vontade. Pode ter de tudo: pimenta, capuchinha, coentro, sálvia, alecrim.
Para formar uma horta, basta procurar mudas, vasos e outros produtos nas lojas de plantas. A variedade é enorme e a unidade custa por volta de um real.

As dicas da paisagista Ângela Rossi mostra como é fácil transplantar. Primeiro coloque na jardineira argila expandida. São pedrinhas que ajudam a fazer a drenagem das plantas. Cubra com um pedaço de manta de bidim para manter a umidade. E por cima, ponha o substrato, que é um composto de terra já vendido pronto. Em seguida, vá acomodando as mudas de sua preferência. Só tem uma erva que não pode ser plantada junto com outra: a hortelã, porque a raiz dela se espalha muito.

Depois é aguar e adotar algumas regrinhas:
- regar todo dia, melhor se for pela manhã
- colocar a jardineira em local que pegue sol, de preferência o da manhã
- adubar uma vez por mês
- se surgir alguma praga, usar inseticida natural

Tomando esses cuidados, durante um ano você vai pegar os temperos de sua horta caseira.