novembro 11, 2007

Vamos começar a pensar no Natal? Menu gourmet






À partir de hoje, Estelinha Quebra Galho entrará de férias por uma semana.
Até a volta com dicas e receitas novas.




Sugestões para quem quer luxo e dar um show de gastronomia.

ENTRADAS

Musse de palmito

Ingredientes:

1 envelope de gelatina sem sabor
2 xícaras (chá) de palmito picado
1 caixinha de creme de leite (250 g)
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 claras
1 colher (chá) de pimenta-rosa para decorar

Modo de Preparo:
Coloque a gelatina em uma xícara grande e junte 5 colheres (sopa) de água. Deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, coloque a xícara com a gelatina em uma panela com água e leve ao fogo em banho-maria, até dissolver completamente. Deixe esfriar. Coloque no liquidificador a gelatina dissolvida, o palmito, o creme de leite, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino e bata bem até o creme ficar homogêneo. Retire a mistura e coloque em uma tigela. Bata as claras em ponto de neve e misture delicadamente ao creme. Despeje a musse em uma fôrma de bolo inglês (capacidade para 1 e 1/2 litro) e leve à geladeira por 2 horas, ou até que fique firme. Desenforme e decore com pimenta-rosa.


Musse de salmão

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 cenoura grande ralada
1 xícara (chá) de salmão defumado picado
4 colheres (sopa) de vodca
1 envelope de gelatina sem sabor incolor
1 caixinha de creme de leite (250 g)
1 colher de (sopa) de sálvia desidratada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Aqueça em uma panela o azeite (reservando 1 colher de sopa). Junte a cebola e deixe fritar por 5 minutos, ou até dourar. Acrescente a cenoura, o salmão, a vodca, 1 1/2 xícara (chá) de água e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. No liquidificador, coloque o ensopado de salmão, a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem, o creme de leite e a sálvia. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino e bata por 1 minuto. Unte com o azeite reservado 8 forminhas com capacidade para 150 ml, despeje a musse e leve à geladeira por 3 horas, ou até endurecer. Desenforme e sirva.

PRATOS PRINCIPAIS

Cuscuz de bacalhau com molho de camarões

Ingredientes:

1 xícara de azeite de oliva
1 cebola graúda picada
6 talos de cebolinha verde fatiada
1 colher de sopa de salsinha picada
3 dentes de alho
10 tomates sem pele bem picados
2 a 3 xícaras de água ou caldo de 1 folha de louro
150 g de ervilhas frescas
12 azeitonas verdes sem caroço
500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes
5 xícaras de chá de farinha de milho em flocos
1 xícara de chá de farinha de mandioca crua
2 colheres de chá de sal
2 ovos cozidos
1 maço de brócolis pré-cozidos
folhas verdes para acompanhar
molho de camarões
1/4 de xícara de azeite de oliva
2 colheres de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picados
800 g de tomate pelati
1 kg de camarão pequeno limpo
1 colher de sopa de salsinha picada
sal e pimenta do reino
pitada de orégano e folhas de majericão

Modo de Preparo:
Esfarele os flocos de farinha de milho com as mãos ou passe por uma peneira grossa. Coloque em uma panela grande o azeite de oliva e leve ao fogo. Acrescente a cebola e o alho, refogue em fogo baixo até a cebola estar bem macia e transparente, acrescente a folha de louro, a cebolinha e a salsinha, misture bem e refogue por 2 minutos. Coloque os tomates e refogue em fogo baixo por 10 minutos, ajudando com um garfo a desmanchar os tomates, adicione a água ou caldo e ferva por 15 minutos em fogo baixo. Depois, aumente o fogo e acrescente o bacalhau desfiado, as ervilhas e as azeitonas picadas. Acerte o sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo acrescentando aos poucos as farinhas. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo sem parar até que o cuscuz se solte da panela. Unte uma fôrma de bolo (furo no meio ou de pão de forma) com azeite de oliva e coloque florzinhas de brócolis, fatias de ovo cozido nas laterais, e tirinhas do pimentão no fundo. Encha com o cuscuz apertando bem, desenforme e sirva quente ou frio acompanhado de e molho de camarões e salada verde. Molho de camarões: Em uma panela grande ou frigideira coloque o azeite de oliva e acrescente a cebola picada e o alho, refogue até que estejam macios e coloque os tomates batidos no processador. Cozinhe até que o molho comece a engrossar e acrescente os camarões, cozinhe por mais 10 minutos. Salpique com as ervas e tempere com sal e pimenta-do-reino.














Lombo com maçãs e ameixas


Ingredientes:

1 lombo inteiro e limpo
2 xícaras de cubos de pão bem secos
8 ameixas pretas reidratadas
1 maçã verde
1/3 xícara de manteiga
1 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de hortelã
1 colher (sopa) de tomilho
1 colher (sopa) de cebola
1 colher (sopa) de suco de limão
sal e pimenta-do-reino
1 cebola
1 cenoura
2 talos de salsão
1 xícara de vinho branco
1 xícara de vinho do Porto
1 xícara de caldo de frango
1 colher (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo:
Abra o lombo em manta (peça a seu açogueiro), tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte a cebola, cenoura e salsão em cubos. Coloque o lombo aberto em uma assadeira, regue com o vinho branco e coloque por cima os vegetais picados. Deixe marinando por 2 horas. Descasque a maçã, retire as sementes e corte em cubinhos de 1 cm. Prepare o recheio colocando em uma tigela os cubos de pão, as ameixas picadas, a salsinha, tomilho e hortelã. Misture bem. Em uma frigideira aqueça a manteiga e refogue a cebola picada. Acrescente os cubos de maçã e refogue até estarem macios. Regue com o suco de limão. Retire do fogo e acrescente a mistura de pão. Tempere com sal e pimenta. Escorra o lombo da marinada e seque bem. Coloque o recheio sobre o lombo e enrole como um rocambole. Amarre com barbante de algodão. Escorra o vinho da marinada. Reserve e arrume os vegetais em uma assadeira. Coloque o lombo por cima e leve ao forno para assar por cerca de 2 horas. Assim que estiver levemente dourado, pincele com o mel e leve novamente ao forno para dourar bem. Retire o lombo e reserve. Retire o excesso de gordura da assadeira com os legumes e salpique com a farinha de trigo. Leve a assadeira à chama do fogão e regue com o vinho branco. Reduza totalmente e acrescente o vinho do porto. Reduza pela metade e coloque o caldo. Reduza novamente. Coe e tempere com sal e pimenta-do-reino. Fatie o lombo e sirva este molho à parte.


Peru assado com sálvia e maçãs

Ingredientes:

1 peru inteiro de tamanho médio
20 folhas de sálvia
4 fatias de pão integral
1 cebola pequena
2 maçãs
100 g de manteiga
1 xícara de água
1/2 limão
sal e pimenta-do-reino
molho
1 xícara de champanhe
1 xícara de vinho madeira ou Marsala
2 xícaras de caldo de frango ou de peru
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Lave o peru em água corrente, seque-o bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino inclusive a cavidade do peito. Coloque o limão na cavidade do peru. Descasque as maçãs e corte-as em cubos. Pique finamente a cebola e refogue-a em uma frigideira com um pouco de manteiga, acrescente os cubos de maçã e metade da sálvia bem picada, acrescente as fatias de pão bem picadas e molhe com um pouco de caldo de frango ou peru e tempere com sal e pimenta do reino. Retire do fogo e recheie a cavidade do peru com a mistura obtida. Costure a cavidade ou prenda com palitos. Coloque o peru em uma assadeira e espalhe abundantemente as 100 gr de manteiga sobre ele e cubra com as folhas de salvia restantes. Cubra com papel alumínio e asse em forno forte por 40 minutos. Abaixe a temperatura do forno para médio , retire o papel alumínio e continue a assar o peru regando sempre com os sucos que se formaram na assadeira. Asse por 2 a 3 horas ou até que o peru esteja bem dourado e assado. Retire do forno e retire o peru da assadeira. Coloque o molho que se formou na assadeira em um recipiente e espere esfriar um pouco, retire um pouco da gordura que se formou na superfície, cerca de ¼ de xícara e elimine a gordura restante reservando o molho . Coloque a gordura em uma panela e leve ao fogo, acrescente a farinha de trigo e misture bem, cozinhe por 1 ou 2 minutos para que a farinha doure levemente e acrescente o caldo de frango ou peru. Misture bem e reserve. Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, regue com o champanhe e com o madeira, deire reduzir à metade e acrescente o molho que se formou na assadeira e que estava reservado, acrescente também a mistura com o caldo de frango, cozinhe por 2 ou 3 minutos e passe o molho por uma peneira, acerte o ponto de sal e pimenta do reino. Aqueça novamente o peru e sirva com este molho.


SOBREMESAS

Pêras com sorvete de nozes e calda de vinho

Ingredientes:

4 pêras médias sem casca
1 xícara (chá) de açúcar
cravo-da-índia em pó a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de maisena
1 xícara (chá) de vinho tinto suave
8 bolas de sorvete de nozes

Modo de Preparo:
Corte as pêras ao meio no sentido vertical, retire os cabinhos e as sementes. Coloque-as em uma panela, juntamente com o açúcar, o cravo e 1/2 xícara (chá) de água. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 25 minutos, ou até a pêra ficar macia e formar uma calda. Retire do fogo e reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira, junte as peras, reservando a calda, e frite por 1 minuto. Reserve.
À parte, coloque a calda reservada em uma panela com a maisena dissolvida no vinho e misture bem. Cozinhe em fogo baixo até encorpar. Arrume as peras em um prato, salpique cravo em pó e sobre cada metade coloque uma bola de sorvete. Espalhe a calda e sirva.



Sorvete de damasco ao creme

Ingredientes:

Sorvete

1 ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) de essência de amêndoas
1/2 xícara (chá) de damasco seco picado

Creme

1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de manteiga
3 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (café) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de maisena
chocolate em pó a gosto

Modo de Preparo

Sorvete:

Coloque a clara na batedeira e bata por 3 minutos, ou até formar picos firmes. Junte a gema e o açúcar (reserve 4 colheres de sopa), aos poucos, e bata por mais 1 minuto. Transfira essa mistura para um refratário de vidro, apóie-o em uma assadeira com água e leve ao fogo para cozinhar em banho-maria por 8 minutos. Retire e deixe esfriar. À parte, coloque na batedeira o creme de leite gelado e o açúcar reservado e bata por 3 minutos, ou até formar picos firmes. Em seguida, à mistura de ovo já fria, adicione a essência de amêndoas e os damascos (reserve 2 colheres de sopa). Distribua o sorvete em duas taças ou potinhos e leve ao congelador por 1 hora, ou até a superfície endurecer.


Creme:

Bata no liquidificador o leite, a manteiga, o leite condensado, a essência de baunilha e a maisena. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio, por 5 minutos, mexendo sempre, ou até desgrudar do fundo da panela. Junte o damasco reservado e misture. Sirva o sorvete com o creme morno polvilhado com chocolate em pó.

SALADAS

Salpicão americano

Ingredientes:

1 repolho pequeno
1 cenoura
1 pimentão verde
1 cebola pequena
2 talos de salsão
2 peitos de frango (opcional)
3 colheres de sopa de uvas passas
1/4 de xícara de maionese
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinagre
1 colher de chá de mostarda em pó
1/2 colher de chá de sal
pimenta do reino

Modo de Preparo:
Coloque os peitos de frango para cozinhar em um pouco de água levemente salgada, cozinhe até estarem macios, retire do fogo e deixe esfriar. Desfie os peitos de frango e reserve. Fatie finamente o repolho e o pimentão verde. Pique finamente a cebola e o salsão. Rale a cenoura no lado grosso do ralador. Reidrate as uvas passas em 1 xícara de água fervente. Coloque em uma tigela funda o repolho, pimentão, cenoura, salsão, cebola, peito de frango e uvas passas escorridas, misture bem. Coloque em uma pequena panela o açúcar, vinagre e mostarda em pó (ou tipo dijon), leve ao fogo e cozinhe até o açúcar dissolver. Despeje sobre os ingredientes na tigela e misture bem, temperando com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a maionese e misture novamente. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir.


Salada Waldorf

Ingredientes:

300 g de salsão
500 g de maçãs
150 g de nozes descascadas
2/3 de xícara de maionese
maionese
2 gemas
1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água fervente
1 xícara de óleo de canola
1/4 xícara de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de mostarda
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Prepare a maionese colocando em uma tigela as gemas e o suco de limão. Acrescente a mostarda e bata até começar a espessar, acrescente o azeite de oliva gota a gota, batendo sem parar com um batedor de arame (fouet). Assim que a consistência começar a firmar, acrescente o óleo lentamente sem parar de bater. Quando atingir o ponto de maionese, acrescente a água fervente e bata novamente para incorporar, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve à geladeira. Retire as fibras dos talos de salsão e corte em cubos de 1 cm. Descasque as maçãs e corte-as em cubos de 1 cm. Misture os cubos de maçã, salsão e nozes e acrescente a maionese, misture bem. Leve a geladeira até o momento de servir.


SUGESTÃO PARA A MESA DE NATAL