abril 24, 2014

6 maneiras de passar roupa sem usar o ferro

Conheça alguns truques que vão te ajudar a desamassar as roupas em casos de emergência e viagens

Para a maioria das mulheres, passar roupa não está na lista das tarefas domésticas preferidas. Além de exigir uma quantidade considerável de tempo, a atividade é responsável por dores nas costas por ser realizada sempre na mesma posição. E o que dizer do calor? Em dias quentes, passar roupas se torna ainda mais desagradável.

De qualquer forma, em alguns casos a tarefa deve ser realizada. Algumas peças devem, mesmo, ser passadas com o uso do ferro, como, por exemplo, as camisas (veja no final da matéria como tornar a tarefa de passar roupas mais fácil!).

A boa notícia é que existem certos truques para desamassar roupas sem a utilização do ferro de passar. Essas dicas são ótimas em casos de emergências, imprevistos e viagens e valem caso a roupa esteja amassada (não amarrotada!). Conheça 6 maneiras de passar roupas sem o uso do ferro de passar.

1. Chuveiro

O truque do chuveiro já é um velho conhecido, mas funciona. Quando for tomar banho feche as saídas de ar do banheiro e ligue o chuveiro em uma posição quente. Pendure as roupas em um cabide. O vapor da água vai desamassar a roupa e deixá-la lisa.

2. Secador de cabelo

O secador de cabelos também pode ser um aliado na passagem das roupas. Pendure a peça em um cabide e direcione o ar quente para roupa. Mantenha uma distância de 15 centímetros entre o secador e a peça para evitar que o tecido queime. Caso exista alguma parte mais amassada molhe levemente e direcione o vento do secador.

3. Chapinha

Por mais estranho que possa parecer a chapinha também pode substituir o ferro em alguns casos. Esse método funciona para pequenos amassados da roupa, mangas e golas. Ligue a chapinha e deixe-a aquecer. Quando estiver em temperatura média passe-a pela roupa como se estivesse passando pelo cabelo. Existem chapinhas que podem ser utilizadas em cabelos molhados, nesse caso é possível umedecer a área que estiver mais amassada e passar a chapinha em uma temperatura baixa.

4. Secadora de roupas

Coloque a roupa amassada na secadora de roupas. Molhe a metade de uma meia, ou um tecido, e ligue a secadora na posição média ou suave por cerca de 15 minutos. A secagem da roupa molhada produzirá um vapor que deixará a peça amassada bem lisinha.

5. Água

Se você estiver com muita pressa o ideal é vestir a roupa e borrifar água nos amassados da peça. Parece estranho, mas a roupa vai secar naturalmente em seu corpo e ficar sem amassados.

Você também pode pendurar sua roupa em um cabide, borrifar um pouco de água por toda a peça e deixar que ela seque naturalmente em um local aberto com incidência de sol. O processo demorará em torno de uma hora. O tecido vai relaxar com a umidade e o calor, tirando o amassado, e o sol vai fazer secar.

6. Toalha

Deixe a peça de roupa em uma superfície plana e coloque uma toalha úmida diretamente sobre a peça. Este método demora mais do que o normal, mas suas roupas devem ficar relativamente lisas!

O que você pode fazer para facilitar a passagem de roupas:

Em alguns casos não há como escapar: o jeito é mesmo passar as roupas com o ferro! Para facilitar a tarefa existem algumas dicas com relação à forma de lavar, estender e recolher as peças. Conheça algumas:

Não exagere na quantidade de roupas a serem colocadas na máquina de lavar. Nunca ultrapasse a quantidade máxima indicada.Se você colocar muitas roupas na máquina elas vão ficar torcidas e, consequentemente, amassadas. Além disso, logo depois do ciclo de lavagem você deve estender as peças.
Antes de colocar a roupa no varal dê uma “sacudida” na peça. Isso fará com que a roupa não fique tão amassada. Pendure-as com pregadores, mas deixe o mínimo possível a roupa em contato com o varal.
Na hora de estender as roupas uma ótima dica é colocar as camisetas e camisas em cabides. As peças secam mais rápido e não deformam tanto.
Não deixe a roupa por muito tempo no varal. Assim que estiver seca você já deve recolher.
Dobre as roupas logo após recolher.