outubro 12, 2013

Como tirar manchas

-Grama

Roupas manchadas com o verdinho da clorofila da grama do parque ou de plantas em geral podem ser removidas com um pouco de álcool. Se ainda assim a mancha persistir, a solução é lavar passando um alvejante à base de oxigênio.

-Lama

Brincar na terra sempre foi saudável e a costumeira lama pode ser facilmente retirada da roupa das crianças, principalmente se esta estiver seca. Portanto, nada de drama, para remover a mancha deve-se deixar a lama secar e escovar o tecido para retirar os resíduos. Em seguida é importante aplicar uma pasta de sabão em pó ou, no caso de manchas persistentes, deixar a peça de molho num alvejante à base de oxigênio. O último passo é lavar normalmente a mão ou na máquina de lavar.

Uma dica: se a cor do tecido for clara e a roupa delicada uma boa alternativa é lavar a roupa com água fria e depois água misturada com vinagre.

-Graxa

Crianças que brincam na garagem de casa ou gostam de consertar bicicletas, costumam dar de “presente” para as mães manchas como as de graxa. Para solucionar o desafio, o tecido deve ser molhado e receber sobre a mancha um solvente, como a acetona. Depois disso é necessário apenas lavar com sabonete branco e bastante água.

-Tintas à base de água


Se seu filho gosta de brincar que é pintor, enxague imediatamente suas roupas manchadas de tinta com água morna e lave bem. Porém, se a tinta já secou na roupa, passe a considerar a peça como uma obra de arte, pois a mancha não sairá.

-Tinta de caneta

Para retirar os riscos de caneta da roupa dos pequenos escritores, o truque é deixar a roupa de molho na água e sabão e depois ir aplicando repetidas vezes uma mistura de leite com vinagre, esfregando-a sobre a mancha.

-Sujeira acumulada nas meias

As manchas nas meias não são privilégio das crianças travessas, afinal a meia ficar encardida com o tempo é natural, mas muitas mães alegam que as meias infantis são as piores neste aspecto. Para tirar a sujeira acumulada a receita é simples: ferver as meias junto com uma rodela de limão.

-Suor

Golas de camisetas e área debaixo das mangas, também sujeitas as manchas de desodorantes, são os locais mais afetados pelas manchas de suor das crianças brincalhonas. Para tirar estes borrões amarelados, lavar o tecido só com água, passar sabão em pedra na mancha amarelada e deixar ao sol por algumas horas para só depois enxaguar costuma resolver o caso. 

Manchas de comida

-Sorvete ou chocolate

Roupas manchadas de sorvete ou chocolate não devem ir diretamente para máquina de lavar e sim ter a mancha retirada previamente a mão com água morna e um removedor de manchas.

Se a mancha não sumir por completo, a peça deve ser lavada de novo, desta vez na máquina de lavar, com um alvejante adequado para o tipo e cor do tecido.

No caso das roupas brancas, é possível remover a mancha com sucesso passando sobre ela água oxigenada a 10 volumes.

-Catchup

As roupas com manchas de catchup devem ficar mergulhadas durante 30 minutos na seguinte mistura: água fria, 1/2 colher de chá de detergente líquido neutro de lavar louça e 1 colher de sopa de vinagre branco.

Passados os 30 minutos a roupa deve ser enxaguada, e se a mancha não sair passar removedor de manchas pré-lavagem ou uma pasta de sabão em pó e água e em seguida, lavar com água morna e deixar secar na sombra.

Em manchas de catchup persistentes, deixar a roupa de molho em um produto enzimático, por pelo menos uma hora, e depois lavar em água morna é outra boa alternativa. Alguns erros comuns na tentativa de retirar este tipo de mancha são usar de água quente, secar em ar quente ou passar a ferro a roupa manchada ou ainda com resíduos.

-Sucos de frutas

Certos sumos de frutas deixam manchas bem presentes nos tecidos. Se a mancha de suco for recente, colocar sal diretamente sobre ela e em seguida, esticar a peça e despejar uma mistura de um copo de água fervendo com uma colher de sopa de álcool ou amoníaco pode ser a solução. No caso das manchas secas ou mais antigas, deve-se umedecer a área manchada com vinagre branco, deixando agir por alguns minutos, e depois, lavar a peça com bastante água.

-Molho de tomate

Manchar uma roupa com molho de tomate pode parecer um desastre, mas a receita para remover esta mancha é bem simples: Molhe a roupa imediatamente e aplique amido de milho no local. Espere secar, retire o amido de milho com auxílio de uma escova e lave a peça normalmente a mão ou na máquina de lavar.

-Leite em pó

Para tirar as manchas de leite em pó, o segredo é antes de lavar a peça deixar agir sobre ela durante 30 minutos produtos à base de oxigênio. Se a mancha for antiga, deixe a peça de molho neste produto por algumas horas antes de lavar.

-Chiclete

O grande problema das manchas de chiclete é causado pelo fato de algumas destas guloseimas serem bem grudentas. Para solucionar o caso o ideal é envolver uma pedra de gelo em um plástico e passar no local onde o chiclete está grudado, pois isso vai endurecê-lo, tornando-o menos aderente a trama do tecido e mais fácil de ser retirado.

-Gordura

As manchas gordurosas, como as de óleo de salgados fritos podem ser removidas com sabonete branco ou detergente incolor com água fria. Porém a fórmula só funciona em manchas ainda recentes.