abril 07, 2008

Para manter as roupas sempre novas

Ter cuidados na hora de lavar e guardar as roupas é fundamental para que estejam sempre bonitas. E nem sempre elas devem ser limpas em casa.
Existem peças que, se não forem lavadas por um sistema profissional, podem manchar, encolher e até mesmo perder sua forma - alerta Caio Próspero, proprietário da rede de lavanderia Sol & Sabão, de São Paulo. Segundo ele, o ideal é levar para a lavanderia as peças de couro, vestidos de festa (que muitas vezes precisam ser lavados a seco devido a pedrarias e brocados), tecidos com rendas e bordados, e ternos.

- Não guarde nenhuma roupa sem que esteja bem seca e limpa, pois a umidade favorece o mofo, principalmente nas roupas de couro ou derivados.

- Evite que desodorantes ou perfumes entrem em contato direto com a sua roupa, pois as substâncias que os compõem podem manchar e prejudicar os tecidos.

- Sempre que comprar uma roupa, verifique as etiquetas com a composição do tecido e o modo como deve ser lavada e passada.

- Antes de guardá-la, retire ou abra a embalagem plástica para evitar que a umidade natural do ambiente favoreça o desenvolvimento de fungos, que prejudicam as cores e as fibras.

- Lave as peças de tricô apenas com sabão neutro e água fria. Antes de pendurá-las no varal, retire o máximo de água e coloque-as na vertical, fixadas um pouco abaixo das mangas, para evitar que fiquem deformadas.

- Um pouco de vinagre e sal durante a lavagem de tecidos que soltam tinta evitam que eles desbotem rapidamente.