abril 09, 2008

Para Conservar e Limpar Couro

DICAS

O couro é hoje usado de várias formas. Indumentárias, acessórios e até móveis têm sua beleza quando feitos de couro. Porém sua conservação é necessária para que dure mais tempo, e mantenha sempre seu aspecto de novo.

Assim, observe:

1 - Antes de usar qualquer peça nova de couro, passe uma camada de graxa incolor para protegê-la.

2 - Os sapatas marrons votarão ao normal se forem esfregados com a parte interna da casca de banana.

3 - Sapatos de couro claro devem ser engraxados antes de serem usados evitando assim que fiquem manchados.

4 - Antes de engraxar sapatos pretos, esfregue-os com uma batata crua e depois dê o lustro com uma flanela limpa e macia.

5 - Sapatos brancos não ficarão manchados se, depois de limpos, forem pulverizados com spray de cabelo.

6 - Casacos, bolsas e sapatos de camurça ficarão limpos, se forem esfregados levemente com uma lixa de água. Depois escove-os bem.

7 - Manchas em roupas e acessórios de couro claro podem ser removidas se você passar uma borracha macia nos lugares afetados. Porém, se estiverem muito sujos, lave cuidadosamente com sabão líquido neutro.

8 - Para eliminar manchas em pelica branca ou clara, use um removedor de esmalte. Se persistir, passe na área manchada um pano embebido em benzina pura.

9 - Para limpar o couro branco, friccione leite com uma flanela branca seca.

10 - Para tirar as manchas do couro branco, esfregue uma batata crua descascada.

11 - Para dar mais brilho ao couro colorido, passe terebentina. Dê depois polimento com uma flanela.

12 - Bolsas de couro ficam com ótima aparência se forem limpas com um pano molhado em água quente misturada com vinagre. Em seguida, passe outro pano molhado na clara de ovo batida com 2 colheres (café) de terebentina. Lustre com uma flanela macia.

13 - Cintos podem ser limpos com uma mistura, em partes iguais, de leite e terebentina.

14 - As peças de verniz são limpas com um pano úmido e depois secas com um outro bem macio. Depois passe uma mistura de azeite e vaselina em partes iguais e luste com uma flanela limpa.

15 - Peças de camurça manchadas podem ser limpas com um pano embebido em um pouco de aveia moída, em movimentos circulares. Retire o pó com uma escova.

16 - As roupas de couro podem ser lavadas em casa com um mínimo de sabão de coco, esfregadas levemente, bem enxaguadas e colocadas sobre uma toalha, como se faz com as peças de malha. Ainda úmidas, pendure-as num cabide. Depois de secas, amacie o couro com os dedos.

17 - Manchas de tinta em peças de couro costumam sair com bicabornato de sódio. Esfregar com um pano limpo e macio.

18 - Para o mofo em peças de couro:

a) esfregue a superfície a ser limpa com uma flanela embebida em suco de limão;
b) esfregue uma esponja embebida em água e álcool em partes iguais. Seque e dê o brilho;
c) faça uma solução de água e vinagre branco e esfregue com uma esponja macia. Seque e dê o brilho.

19 - Se o couro endurecer por causa da chuva ou da umidade:
a) pincele a parte interna com querosene;
b) umedeça a parte interna com uma mistura de água, sal e bicabornato de sódio. Deixe secar a peça na sombra.

20 - Para secar rápido uma bota de criança, use o secador de cabelo (portátil) jogando ar para dentro da bota.

21 - Para renovar a camurça endurecida, misture água com 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Coloque a peça na vasilha com esta mistura para que fique coberta. Deixe por 1 hora e retie para secar na sobra.

22 - Não calce um par de sapatos por mais de 2 dias. Deixe-o respirar passando em cada pé, por dentro e por fora, um algodão embebido em formol.

23 - Calçados, cintos e bolsas não devem ficar na mesma divisão das roupas no armário. O odor que o couro exala poderá ser absorvido pelos tecidos.

Limpeza de sofá de couro branco:

Para limpar o couro você deve usar uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar.

Proteger e hidratar peças de couro:

Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade.
Tire as peças sempre que puder, do guarda-roupa (ou onde estiver guardado) e passe um pano úmido, e deixe secar a sombra.
Passar cera incolor (liquidas ou em pasta) para sapatos, e peças de vestuário em couro. Passe por toda a peça e depois tire o excesso com uma flanela ou papel toalha, ficará protegida e hidratado o couro.