abril 19, 2008

Dicas de Limpeza

Aspirador de pó

É necessário esvaziar o depósito frequentemente , pois um aspirador cujo saco esteja demasiadamente cheio impedirá a passagem do ar, aspirando mal ou não aspirando mesmo, provocando um aquecimento excessivo que danificará o motor.
Guarde seu aspirador em local seco.
Para limpeza externa, use um pano "úmido" com água e sabão neutro.
Em seguida um pano "úmido" com água pura e por fim um pano macio e bem seco.
Para limpar o condicionador, primeiramente desligue-o completamente retirando o plugue da tomada.
Faça uma limpeza periódica da frente plástica e do gabinete com uma flanela ou um pano macio ligeiramente embebido em água morna e sabão neutro.
Jamais use detergentes, álcool ou água diretamente sobre a frente plástica. Depois seque com uma flanela limpa e seca.
Não recoloque o plugue na tomada com as mãos molhadas ou úmidas .

Aço Inox - Panela

Pela sua capacidade de reter calor, o aço inox facilita o desempenho do forno, economizando energia.
Mas lembre, o inox que vai ao forno deve estar sempre untado.
Para lavar, água morna e detergente caseiro. Para deixar sua cafeteira ainda mais bonita, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente à sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.
Em seguida, enxágue e segue com pano macio.

Aço Inox - Limpeza

Nunca use esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúscula partículas que podem vir a provocar manchas.
Para limpar as pias de inox, use sabão ou detergente neutro com um pano macio ou esponja de náilon.

Carpetes, Tapetes e Capachos

A textura do carpete define a personalidade que será conferida ao ambiente. É a base para a concepção da cor das paredes e do estilo da decoração.

Conforto

A fibra utilizada no processo de fabricação do carpete é responsável por características como durabilidade, resistência, praticidade e conforto. Por isso, deve-se observar bastante a relação custo/benefício. Algumas fibras mais duráveis, no entanto mais caras, enquanto outras são mais fáceis de conservar.

Resistência

A intensidade e o volume de pessoas que transitarão sobre o carpete influem diretamente na durabilidade e resistência que serão necessárias. O piso de um corredor de média circulação, por exemplo, exige a resistência de um carpete de médio tráfego. Já para um ambiente mais íntimo e reservado, um carpete de baixo tráfego é mais do que suficiente e a aparência torna-se mais importante.

Hoje em dia os tapetes entram em nossa casa não só pelo conforto e aconchego, mas também como complemento importante da decoração. A gama de cores e materiais é imensa, e com algumas dicas o ambiente se tornará bem especial.

O tapete deve ultrapassar o tamanho da mesa de jantar (borda)de 60 a 80cm, isso contribui para que o movimento das cadeiras seja apropriado.
Não é regra, mas no living o ideal é que o tapete entre sob os pés do sofá de 10 a 30cm.
Para que o ambiente não fique sobrecarregado, procure utilizar cores neutras no sofá e mais escuras no tapete.
Caso o sofá seja colorido, dê preferência a tapetes lisos com uma das cores da estampa.

A durabilidade será maior com a impermeabilização do tapete, evitando a retenção da sujeira ou de qualquer resíduo que por ventura venha ser derrubado.

Os tapetes de nylon e poliéster são mais fáceis de limpar.

Cuidados especiais devem ser tomados com os tapetes de couro, pois não devem ficar expostos ao sol e a claridade intensa.

Os de fibras, como sisal são excelentes para quem sofre com alergias, pois a poeira não penetra no material.

Barreiras de Contenção

Além de limpar, você também pode evitar o excesso de sujeira no seu carpete simplesmente colocando um capacho de qualidade na entrada de sua casa. Pesquisas indicam que esta barreira pode reter até 70% de partículas indesejáveis e umidade trazidas pelos sapatos.

As fibras do Carpete ou Tapete

A tendência da poeira é depositar - se entre as fibras do carpete ou tapete. Para obter uma limpeza eficaz, utilize o aspirador de pó passando nos dois sentidos.
Na última passada, faça-o no sentido natural da inclinação dos pelos, isso evitará a formação de sombreados. Mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido em benzina. Embora a benzina seque rapidamente, deixe o local bem arejado.
Lembramos ainda que fibras sintéticas não provocam alergias, que algumas pessoas são alérgicas a poeira, daí também a necessidade de aspirar regularmente o seu carpete.