maio 12, 2009

Bacon

Bacon
Dia-a-dia

Até algum tempo atrás, o que chamamos de bacon, hoje, era chamado toicinho defumado, dando-se o nome de bacon apenas ao toicinho defumado fatiado. Hoje, em pedaços grandes, ou fatiado, é chamado bacon, pelo menos no Sul, uma influência americana, claro.

O bacon é o toicinho (camada de gordura do porco) com uma camada fina de carne, entremeada, defumado. De acordo com a parte do porco com que foi produzido, possui mais ou menos carne e seu preço também varia.

Há outra maneira de se conservar o toicinho: pela salga. A panceta, por exemplo, é o toicinho da barriga do porco curado no sal e enrolado, tendo os mesmos usos do bacon. É mais difícil de ser encontrada.

O lombo de porco preparado em salmoura e ligeiramente defumado pode ser frito como o bacon ou fatiado cru, servindo como recheio de sanduíches.

O toicinho defumado, em pedaços ou fatias, deve ser conservado, embrulhado em plástico, na geladeira. Conserva-se por quatro meses no freezer. Na geladeira, conserva-se por duas ou três semanas.

Adquira o toicinho de um fornecedor de sua confiança, açougue ou supermercado. Escolha um com cheiro suave, sem manchas acinzentadas ou esverdeadas de mofo na superfície. Como, nos supermercados, vêm em pedaços embalados à vácuo e não poderá sentir o cheiro, verifique bem a data de validade e a aparência. A gordura deve ser branca e a carne vermelho acastanhada, enquanto o couro, marron dourado. O plástico que os envolve deve estar bem transparente, sem manchas esbranquiçadas que denotarão que o bacon já deve estar gosmento, o que não é bom sinal. O envólucro deverá estar bem lacrado e grudado à peça. Se, por acaso, ao chegar em casa, notar que não está bom, não hesite em voltar ao fornecedor para trocá-lo.

Todas as conservas feitas com toicinho são extremamente gordurosas (cerca de 65% de gordura) e contêm muito colesterol. Nem um pouco light, devem ser abolidos em dietas para emagrecer e por pessoas com pressão alta ou com problemas renais, pois contém muito sal.