dezembro 08, 2007

VIAGENS COM CRIANÇAS

Com um ano intenso chegando ao fim, o momento mais esperado pelas crianças bate na porta, as férias escolares. Motivo de sobra para reunir toda a família, fazer uma boa viagem, se distrair com os filhos e aproveitar o cenário diferente do que o tradicional dia a dia das grandes cidades nos reserva. É verdade que viajar com crianças pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas é uma experiência recompensadora, principalmente ao ver sua expressão de alegria ao chegar em um lugar novo ou quando estão se divertindo para valer.

A primeira preocupação para aproveitar as férias com os filhos é conseguir sincronizar a sua época de descanso com a deles. Os meses mais comuns são Julho, Dezembro e Janeiro, período em que as viagens ficam mais concorridas, obrigando os responsáveis a se programarem com a maior antecedência para faltas de vagas ou preços muito salgados. E, férias sem viagem é certeza de filhos insatisfeitos, já que crianças são avessas a imprevistos ou promessas não cumpridas.

É muito importante conhecer as boas opções de viagem disponíveis para as crianças e traçar um projeto em família programando que tipo de viagem será feita, o número de dias, onde se hospedar e a despesa total desse evento. Geralmente os pacotes turísticos existentes no mercado têm preços especiais para bebês e crianças de até 6 anos de idade, enquanto para outros se mantêm o desconto para os pequenos até os 8 anos.

Além disso, é preciso saber se aquela pousada que você acha ideal aceita crianças, já que algumas - mais preocupadas com a paz dos casais - proíbem a hospedagem dos pequenos. Crianças gostam de brincar com crianças e o ideal é ficar em locais onde existam programações especiais voltadas para elas, o que fará com que conheçam novos amiguinhos e aproveitem bem as férias. Lembre-se de que a recreação é fundamental para relaxar e preparar os ânimos dos filhos para o próximo dia.

Atualmente, opções para viagens com crianças no Brasil são o que não faltam: parques temáticos, hotéis e resorts com toda infra-estrutura, programações específicas e hotéis fazenda com atrações são algumas delas. Mas, independentemente do destino escolhido, o que faz a diferença é pensar em programas e atividades que darão prazer para crianças e adultos. Assim, visitar uma cidade histórica, aproveitar um lazer cultural ou uma cidade de praia pode ser também garantia de satisfação para todos.