agosto 10, 2008

Sal a gosto

Errar no sal, durante o preparo de um prato, é terrível, podendo simplesmente estragar um jantar. Em muitas receitas, não é especificada a quantidade de sal a ser utilizado, ficando a critério do(a) cozinheiro(a) calcular a quantidade certa. Isso se deve ao fato de algumas pessoas gostarem de mais sal nos alimentos, outras menos.

.Aqui vão algumas dicas que ajudarão os menos experientes a calcularem melhor a quantidade de sal:

. Lembre-se que a maioria dos vegetais murcham, diminuindo de volume ao serem aquecidos/cozidos (a couve, por exemplo, fica reduzida a praticamente metade de seu volume original). Então, ao acrescentar o sal, lembre-se que o importante é calcular o volume final, depois do cozimento, para não correr o risco de ficar salgado. Se houver alguma dificuldade, cozinhe e só acrescente o sal depois que o volume já estiver reduzido. Da mesma forma, atenção aos alimentos que aumentam o volume, como o arroz, cuja quantidade de sal deve ser um pouco maior em proporção ao volume do alimento cru.

. Ao cozinhar o macarrão, acrescente o sal já na água do cozimento. Se é acrescentado depois, o sal não 'entra' na massa, ficando só na superfície.

. Coloque menos sal nos alimentos que levam shoyu no preparo, já que o molho de soja já é levemente salgado (mais, ou menos, dependendo da marca).

. Ao preparar alimentos com queijo, experimente o queijo antes de colocar o sal, pois alguns são especialmente salgados. Se for o caso, coloque menos sal no preparo dos outros ingredientes.

. Lembre-se que sempre é preferível que o prato fique sem sal do que com excesso de sal, já que o primeiro caso é mais simples de resolver, acrescentando sal ou simplesmente deixando o saleiro à mesa para que as próprias pessoas se sirvam a seu gosto.

. Se, de qualquer forma, errar a mão, uma dica é cortar pedaços de batata crua e adicionar ao prato. As batatas absorvem o sal, e devem ser retiradas antes de servir. Essa dica dá certo especialmente pra pratos como sopas e molhos.