Seguindo os sábios princípios de Hipócrates, pai da Medicina, que há 2400 anos atrás já dizia “faça do alimento o seu medicamento”, confira abaixo os benefícios de alguns alimentos e planeje seus cardápios.
Abacate: Rico em gordura monoinsaturada que ajuda a baixar o “mau colesterol (LDL) e aumentar o “bom colesterol” (HDL). Contém ainda glutationa, antioxidante que reforça as defesas do organismo.
Abacaxi: Rico em bromelina, enzima que auxilia a digestão. Contêm boas doses de manganês e boro que ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose.
Alho: Antibiótico natural, antioxidante e anticoagulante. Auxilia na prevenção e tratamento de gripes, hipertensão, doenças do coração e câncer.
Aveia: Rica em fibras solúveis que ajudam no funcionamento dos intestinos e na manutenção do colesterol em níveis saudáveis.
Azeite de oliva extra-virgem: Rico em gordura monoinsaturada que auxilia a diminuir o “colesterol ruim” (LDL) e aumentar o “colesterol bom” (HDL). Contém ainda, vitamina E, potente antioxidante protetor das células.
Chá de folhas verdes: Rico em catequinas, substâncias bactericidas e antioxidantes. É também indicado para o emagrecimento.
Crucíferos (repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, rabanete): Contém indóis que ajudam na prevenção do câncer de mama e de útero.
Iogurte: Tem digestão mais fácil que o leite. É indicado também para quem tem intolerância à lactose (açúcar do leite). É fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e zinco. Previne a osteoporose, ajuda a manter a flora intestinal e vaginal saudáveis e protegidas contra as infecções. O cálcio também “varre” para fora do organismo o cádmio, substância tóxica proveniente da poluição e do cigarro.
Peixes (atum, arenque, salmão, sardinha): São ricos em omega 3 que previnem e tratam a hipertensão, o entupimento das artérias, as doenças cardiovasculares e inflamatórias.
Soja e derivados: Rica em proteína de alto valor biológico e cálcio. Indicada no tratamento e prevenção da osteoporose e alívio dos calores da menopausa. Previne contra o câncer de mama, de endométrio e de próstata, assim como as doenças cardiovasculares.
Tomate: Rico em licopeno, bioflavonóide que protege contra o câncer de próstata.
Uva: Rico em resveratrol, substância encontrada na casca da uva que além da ação antioxidante também ajuda a tratar o “colesterol ruim”.
Leite fermentado com lactobacilos: restaura e protege a flora intestinal.
Damasco: rico em fibras solúveis, betacaroteno, potássio, ferro e cobre. Ajuda a evitar doenças do coração, derrame, catarata e alguns tipos de câncer, além de contribuir para regular a pressão arterial.
Banana: Contém fibras solúveis, potássio e magnésio. Auxilia na prevenção de úlceras no estômago, melhora o humor e evita câibras.
Batata doce: Excelente fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A), potente antioxidante que protege contra ação dos radicais livres.
Castanha do Pará: Melhora o humor, é rica em selênio, mineral antioxidante que previne alguns tipos de câncer.
Cebola: Rica em quercetina que tem ação antiinflamatória, antibacteriana, antifúngica e antiviral. A quercetina ajuda ainda na prevenção da formação de coágulos e protege contra a ação dos radicais livres.
Cenoura: Excelente fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e mucosas. A vitamina A também ajuda a prevenir e tratar infecções no corpo e acne.
Pimenta vermelha: Além de rica em vitaminas antioxidantes (A e C), contêm bioflavonóides que protegem contra o câncer e capsaicina, substância anticoagulante que previne problemas cardíacos e derrames cerebrais.
Morango: Rico em Vitamina C, fibras e licopeno. Combate os radicais livres e reforça o sistema imunológico. Fumantes precisam de quantidades maiores de vitamina C. Por ser ser uma vitamina hidrossolúvel, necessita de água para ser transportada e eliminada pelos rins. Excesso de vitamina C, sem uma ingestão adequada de água pode provocar cálculos renais.