setembro 21, 2010
Canjiquibe
Ingredientes
- 3 litros de água
- 250 g de canjiquinha lavada (= quirela de milho)
- 500 g de costelinha de porco sem osso e moída
- 1 sachê de caldo de carne em pó
- 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
- 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picados
- 1 pimenta vermelha bem picada
- suco de 1 limão
- 1 maço grande de hortelã picadinho
- 1 xícara (chá) de cheiro verde picado
- 4 colheres (sopa) de azeite
- pimenta síria e sal a gosto
Modo de Preparo
1 - Numa panela coloque 3 litros de água e leve ao fogo médio para ferver. Quando estiver fervendo acrescente 250 g de canjiquinha lavada (quirela de milho) e cozinhe, mexendo sempre, por 3 minutos. Retire do fogo, escorra sobre uma peneira de malha fina e lave em água corrente para parar o cozimento. Esprema bem na própria peneira para retirar o excesso de liquido.
2 - Transfira a canjiquinha para uma tigela grande e adicione 500 g de costelinha de porco sem osso e moída, 1 sachê de caldo de carne em pó, 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos, 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picados, 1 pimenta vermelha bem picada, suco de 1 limão, 1 maço grande de hortelã picadinho, 1 xícara (chá) de cheiro verde picado, 4 colheres (sopa) de azeite, pimenta síria e sal a gosto e misture muito bem com as mãos até obter uma massa homogênea.
3 - Numa assadeira (30 cm X 23 cm) untada com manteiga coloque a massa de canjiquinha (feita acima), alise bem a superfície e com uma faca faça riscos até o fundo da fôrma no formato de losangos. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 1 hora. Retire do forno e sirva em seguida com salada de couve crua.
CURIOSIDADE? Quirera ou quirela? Quirera de milho ou quirela de milho? Parece que a forma mais usada pelo povo é "quirela". Tanto faz. Existem as duas formas: quirera e quirela. A palavra é brasileira, de origem tupi. Essas palavras normalmente são usadas para nomear o milho quebrado que se dá às aves, mas muita gente também as usa em relação ao arroz ou outros cereais. E nada de confundir "quirela" com "querela". Além de ter aplicação específica em linguagem jurídica, "querela" significa "discussão, pendência".