- 1 colher (sopa) de sal - 1 pimentão verde pequeno picado - 1 maço de salsa picada - 1 cabeça de alho triturado - 5 folhas de louro picadas - 2 cebolas médias picadas - 1 colher (café) de colorau - 1 tablete de caldo de frango esmigalhado - 50 ml de vinho branco seco - 1 frango limpo com +/- 2 kg
Modo de Preparo
Num liquidificador, coloque sal, pimentão verde pequeno picado, salsa picada, alho triturado, folhas de louro picadas, cebolas médias picadas, colorau, caldo de frango esmigalhado e vinho branco seco. Bata bem por +/- 1 minuto. Despeje esta mistura sobre o frango limpo com +/- 2 kg e passe bem por dentro e por fora. Deixe o frango repousar neste tempero de um dia para o outro. Coloque o frango num espeto e leve ao forno por +/- 40 minutos a 180 graus Celsius.
O aumento no número de casos de dengue no Estado do Rio tem provocado baixa nos estoques de sangue. E a transfusão é muito importante no tratamento da dengue hemorrágica. Para isso, a Secretaria de Saúde instalou unidades móveis para coletar as doações.
EM QUAIS SITUAÇÕES VOCÊ NÃO PODERÁ DOAR SANGUE
Obs.: Estão relacionadas abaixo as principais causas de inaptidão à doação de sangue. Entretanto, esta relação não esgota o assunto. Algumas situações não estão inclusas nesta lista e serão definidas no ato da triagem clínica pela enfermeira ou pelo médico que realizarão o seu questionário.
Você não poderá doar sangue se: * Tiver idade inferior a 18 anos ou superior a 65 anos 11 meses e 29 dias. * Tiver peso inferior a 50 kilos. * Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação. * Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação. * Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação. * Estiver com febre no dia da doação. * Estiver grávida. * Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
Você estará impedido de doar sangue... 1) Por 48 horas: * Se ingeriu AAS (ácido acetil salicílico) ou qualquer outro medicamento que contenha AAS em sua composição. Exemplos: Aspirina, Sonrisal etc. * Se recebeu vacina preparada com vírus ou bactéria mortos, toxóide ou recombinantes. Ex.: Cólera, Poliomielite (SALK), Difteria, Tétano, Febre tifóide (injetável), Meningite, Coqueluche, Pneumococo.
2) Por sete dias: * Se teve diarréia. * Após terminarem os sintomas de gripe ou resfriado. * Após a cura de conjuntivite.
3) Por duas semanas: * Após o término do tratamento de infecções bacterianas. * Após a cura de rubéola. * Após a cura de Erisipela.
4) Por três semanas: * Após a cura de Caxumba. * Após a cura de Varicela (Catapora).
5) Por quatro semanas: * Se recebeu vacina de vírus ou bactérias vivos e atenuados. Ex.: Poliomielite Oral (SABIN), Febre tifóide oral, Caxumba, Febre amarela, Sarampo, BCG, Rubéola, Catapora, Varíola etc. * Se recebeu vacina contra Gripe. * Se recebeu Soro Antitetânico. * Após a cura de Dengue.
6) Por oito semanas (somente para homens): * Após uma doação de sangue. Esse período deve ser ampliado para 16 semanas se houve doação dupla de hemácias por aférese.
7) Por 12 semanas (somente para mulheres): * Após uma doação de sangue (para mulheres). Esse período deve ser ampliado para 24 semanas se foi doação dupla de hemácias por aférese. * Após parto normal ou abortamento.
8) Por três meses (independente se homem ou mulher): * Se foi submetido a Apendicectomia. * Se foi submetido a Hemorroidectomia. * Se foi submetido a Hernioplastia. * Se foi submetido a Ressecção de varizes. * Se foi submetido a Amigdalectomia.
9) Por seis meses a 01 ano: * Se foi submetido a uma cirurgia de grande porte como por exemplo: Colecistectomia, Histerectomia, Tireoidectomia, Colectomia, Esplenectomia pós trauma, Nefrectomia etc. * Após a cura de Toxoplasmose comprovada laboratorialmente.
10) Por 12 meses: * Se recebeu uma transfusão de sangue, plasma, plaquetas ou hemoderivados. * Se foi submetido a transplante de órgãos ou de medula óssea. * Se recebeu enxerto de pele ou de osso. * Se sofreu acidente se contaminando com sangue de outra pessoa. * Se teve acidente com agulha já utilizada por outra pessoa. * Se teve contato sexual com alguma pessoa com AIDS ou com teste positivo para HIV. * Se teve contato com prostituta ou com outra pessoa que recebeu ou pagou com dinheiro ou droga pelo ato sexual. * Se teve contato sexual com usuário de droga endovenosa. * Se teve contato sexual com pessoa que tenha recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses. * Se teve relação sexual com pessoa com hepatite. * Se mora na mesma casa de uma pessoa que tenha hepatite. * Se fez tatuagem. * Se fez piercing. * Se teve sífilis ou gonorréia. * Se foi detido por mais de 72 horas.
11) Por cinco anos: * Após a cura de Tuberculose pulmonar.
12) Você nunca poderá ser doador de sangue se: * Tem ou teve um teste positivo para HIV. * Teve hepatite após os 10 anos de idade. * Já teve malária. * Tem doença de Chagas. * Recebeu enxerto de duramater. * Teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia. * Tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado. * Tem problema de coagulação de sangue. * É diabético com complicações vasculares. * Teve tuberculose extra-pulmonar. * Já teve elefantíase. * Já teve hanseníase. * Já teve Calazar (Leishmaniose visceral). * Já teve brucelose. * Tem alguma doença que gere inimputabilidade jurídica. * Foi submetido a Gastrectomia total. * Foi submetido a Pneumectomia. * Foi submetido a Esplenectomia não decorrente de trauma.
- 2 colheres (chá) de azeite
- 1 dente de alho inteiro
- 500 ml de purê de tomate (ou tomate pelado batido)
- 1/2 berinjela cortada em fatias finas (no sentido do
comprimento)
- sal a gosto
- 200 g de fettuccine fresco
- 20 g de queijo provolone ralado
- 2 folhas de manjericão
- 2 colheres (chá) de azeite
- 1 dente de alho inteiro
- 30 g de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
1 - Numa frigideira, aqueça (por 2 minutos) o azeite com o alho. Retire o alho. Acrescente 1/3 do purê de tomate (ou tomate pelado batido) e deixe cozinhar por +/- 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e reserve este molho.
2 - Numa chapa, grelhe a berinjela cortada em fatias finas (no sentido do comprimento), virando-as para que grelhem por igual e salpicando sal a gosto. Reserve.
3 - Numa panela com água fervente e salgada, cozinhe o fettuccine fresco por +/- 2 minutos. Escorra a massa, coloque-a no molho reservado acima e leve ao fogo com queijo provolone ralado. Misture bem, desligue o fogo e acrescente manjericão.
4 - Numa outra panela, aqueça por 2 minutos azeite com alho e coloque o restante (2/3) do purê de tomate (ou tomate pelado). Deixe cozinhar por +/- 5 minutos e reserve.
5 - Coloque um punhado de fettuccini cozido num prato e sobre ele coloque as fatias de berinjela, sobrepondo-as, de modo que fiquem uma sobre a metade da outra. Enrole as fatias, formando um canelone com recheio de fettuccine. Repita este processo até terminarem as fatias e o fettuccine.
6 - Numa assadeira untada com azeite, coloque os canelones, um ao lado do outro, cubra com o molho reservado acima (2/3) e salpique queijo parmesão ralado. Leve ao forno a 200 graus C e deixe gratinar.