julho 31, 2009

Congelando carnes

Aos serem levadas ao freezer, para congelamento, as carnes devem estar já limpas, com pouca ou nenhuma gordura e embaladas em material a prova d\'água, como potes plásticos fechados hermeticamente, filme plástico ou papel alumínio. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um. As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras. Carne de boi ou vaca dura até 12 meses. As de porco ou vitela duram até 9 meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira 5 horas antes do uso para cada meio quilo, 2 horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar. Após esse tempo use a carne como se fosse fresca.

julho 30, 2009

Bolinho Caipira

Bolinho Caipira


Ingredientes

Massa

1/2 kg de farinha de milho amarela
1 1/2 litro(s) de água
1 tablete(s) de caldo de carne
4 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
2 colher(es) (sopa) de farinha de mandioca crua

Recheio

400 gr de coxão-mole moído(s)
quanto baste de cebola picada(s)ver vídeo
quanto baste de alho amassado(s)
quanto baste de salsinha picada(s)
quanto baste de cebolinha verde picada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de preparo

Massa

Em uma vasilha, junte as farinhas e, com as mãos, misture-as até desmanchar todos os grumos. Adicione o óleo e reserve.
Ferva a água com o tablete de caldo de carnever vídeo Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre até obter uma massa macia, lisa e homogênea (tipo uma polenta).

Recheio

Misture todos os ingredientes .

Montagem

Separe uma pequena porção da massa e achate-a na palma da mão.
Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um croquete.
Enrole enquanto a massa estiver morna. Não a deixe esfriar. Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.

julho 29, 2009

Congelando aves

Para congelar aves no freezer deve ser utilizado filme ou saco plástico. Pode ser congelada cozida ou crua. Quando crua deve ser bem lavada. Em pedaços congela-se um a um com filme plástico e coloca-se no saco plástico a quantidade de uma refeição. Peru e frango duram até 12 meses. Miúdos duram até 3 meses. O fígado não se mistura aos miúdos no congelamento e dura apenas 1 mês. Patos e gansos duram até 6 meses.

julho 28, 2009

Bolinhos de Peixe

Bolinhos de Peixe

Ingredientes

150 gr de pescada branca desfiada(s)
2 unidade(s) de batata cozida(s) e espremida(s)
2 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)
2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
2 colher(es) (sopa) de azeite
1 unidade(s) de gema de ovo
4 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 unidade(s) de clara de ovo para empanar
1 xícara(s) (chá) de farinha de rosca para empanar
quanto baste de óleo de soja para fritar

Modo de preparo


Misture todos os ingredientes, menos a batata e o sal. Junte a farinha aos poucos, até que fique uma massa que dê para enrolar. Normalmente 3 ou 4 colheres (sopa). Não ponha muito, para não ficar com gosto de farinha.
Acrescente a batata. Depois da massa pronta, prove e tempere com sal a gosto. Bata ligeiramente a clara e uma pitada de sal. Passe os bolinhos na clara batida e na farinha de rosca. Frite em óleo quente, escorra em papel absorvente.

julho 27, 2009

Congelando as claras

Outra dica, quando for congelar as claras, congele pequenas porções e identifique numa etiqueta quantas claras está congelando. Se preferir, coloque cada clara individualmente em forminhas de gelo. Quando estiverem firmes desenforme e guarde em vasilhas tipo tupperware. Assim fica mais fácil descongelar e aproveitá-las.

julho 26, 2009

Sopa no Pão Italiano



Ingredientes

- 4 colheres (sopa) de margarina
- 2 alhos-porós em rodelas (somente a parte branca)
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 3 ½ xícaras (chá) de leite frio (700 ml)
- ½ peça de lombo defumado (cerca de 180 g)
- noz-moscada recém-moída
- 4 ramos de salsa lavados e picados
- 2 pães italianos redondos médios
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Modo de Preparo


1. Em uma frigideira grande, derreta 2 colheres (sopa) de margarina e doure o alho-poró em fogo alto. Tempere com sal, pimenta e reserve à parte.

2. Na mesma frigideira, derreta a margarina restante e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de arame para não empelotar.

3. Retire delicadamente a capa que envolve o lombo e corte-o em pequenos cubinhos. Acrescente os cubinhos e o alho-poró ao leite, e cozinhe até que a sopa fique encorpada.

4. Tempere com noz-moscada, pimenta e sal, se necessário. Retire do fogo, misture a salsa e reserve.

5. Corte uma tampa de cada pão italiano, retire o miolo, preencha com a sopa e polvilhe o queijo ralado. Preaqueça o forno a 180oC e aqueça a sopa por cerca de 10 minutos ou até que a superfície esteja dourada.


Dica/Variação

Sugestão de vinho: tinto aromático e encorpado que combina com o pão e com o lombo defumado.

julho 25, 2009

Congelando alimentos já cozidos

Não utilize muito tempero em pratos que serão levados ao freezer, pois o tempero tem seu sabor acentuado após o congelamento. Não os cozinhe demais, para carnes, basta deixá-la macia e legumes al dente, que o cozimento se completará no dia que for consumir o alimento.

julho 24, 2009

Creme de Grão de Bico



Ingredientes

Creme:

- 500 g de grão de bico
- 1 unidade de peito de frango cortado em cubos médios (600 g)
- 1 cebola cortada em 4 partes
- 2 dentes de alho inteiros
- 1 buquê de ervas (salsa, tomilho e louro)

Refogado:

- 1 colher (chá) de margarina
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- as folhas de ½ maço de mostarda higienizadas e rasgadas
- 1/8 de maço de ciboulette lavado e picado
- sal e pimenta-do-reino recém-moída


Modo de Preparo


Creme: coloque o grão de bico em uma tigela e cubra-o com água. Proteja com filme-plástico e leve à geladeira por 12 horas. Descongele o peito de frango de acordo com as instruções da embalagem e cozinhe-o em 1,5 litros de água, junto com a cebola, o alho e o buquê de ervas. Coe e reserve o caldo do cozimento. Leve o grão de bico para cozinhar na panela de pressão com o caldo do cozimento do frango (preencha o restante da panela com água, até ficar 3 dedos acima dos grãos) por 45 minutos ou até que os grãos fiquem macios. Bata o grão de bico, ainda quente, no liquidificador junto com a água do cozimento até virar um creme

– se necessário acrescente mais água. Reserve.

Refogado: em uma panela grande e funda, refogue o alho e a cebola na margarina. Acrescente o frango, junte as folhas de mostarda e misture bem.

Finalização: junte o refogado ao creme, tempere com sal e pimenta e finalize com a ciboulette.

julho 23, 2009

Congelamento de peixes

Peixes: Tire a pele, visceras, resíduos de sangue, ossos visíveis enfim, transforme em filés ou postas e mergulhe para congelamento, em água, dentro de, por exemplo, recipientes de leite longa vida, devidamente limpos... Encha de agua até dois dedos antes da borda e leve à parte mais fria do
congelador. Após congelados, feche a
caixa de papelão e date. Ao descongelar, coloque o bloco de gelo, sobre uma peneira e esta sobre algum vasilhame para recolher a agua do degelo, para esta não entrar em contato com a carne.

julho 22, 2009

Escaldado Leve de Frango



Ingredientes

- 1 embalagem de frango
- sal
- pimenta-do-reino recém-moída
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 30 g de gengibre picado
- 2 tomates sem pele e sem sementes em cubos pequenos
- 2 cenouras em cubos pequenos
- 1 abobrinha em cubos pequenos
- as raspas de 1 laranja
- ¼ de xícara (chá) de fubá (30 g)
- as folhas de 6 ramos de salsa picadas

Finalização:
- ovos de codorna crus, pedacinhos de pão amanhecido, cheiro-verde picado, molho de pimenta, queijo meia cura em cubinhos, pimenta de cheiro picada.

Modo de Preparo

1. Coloque as coxas e sobrecoxas em um recipiente com tampa e leve à geladeira, na parte baixa, por cerca de 14 horas. Retire a pele e tempere-as com sal e pimenta.

2. Aqueça bem o óleo em uma panela funda, doure os pedaços de frango por cerca de 5 minutos, retire-os e reserve.

3. Acrescente a cebola, refogue por alguns minutos e junte o gengibre e os tomates.

4. Despeje 1 litro e meio de água quente, retorne os pedaços de frango à panela e cozinhe-os em fogo baixo, com a panela semitampada, por 20 minutos.

5. Retire as coxas e sobrecoxas e desfie-as com o auxílio de um garfo.

6. Volte o frango desfiado para a panela junto com as cenouras, a abobrinha, as raspas de laranja e o fubá (misture rapidamente com um batedor de arame para não formar grumos). Cozinhe por mais 10 minutos ou até formar um caldo levemente encorpado. Polvilhe a salsa.

7. Finalização: escolha os ingredientes de sua preferência, coloque-os no fundo de tigelas individuais ou em canecas altas e em seguida despeje o caldo fervente. Sirva em seguida.

julho 21, 2009

Congelamento de ovos

Ovos não podem ser congelados inteiros, nas cascas. Congele em separado, claras e gemas ou claras e gemas juntas, mas batidas, acrescidas de sal ou açúcar. Nesse caso, a durabilidade é de 6 a 9 meses.

Claras: podem ser congeladas por um ano. Coloque-as em recipientes rígidos de plástico (pois os ovos aumentam de tamanho no freezer) e cole uma etiqueta indicando o número de claras.

Gemas:Bata ligeiramente com sal ou açúcar (1/2 colher de chá de sal ou 2 colheres de sopa para cada 4 gemas). Etiquete, indicando a quantidade de gemas em cada embalagem e se usou sal ou açúcar.

julho 20, 2009

Creme de Feijão Branco com Mortadela Defumada



Ingredientes

- 500 g de feijão branco
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de azeite
- 300 g de mortadela defumada cortada em cubinhos
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- sal e pimenta-do-reino moída hora
- 4 folhas de couve cortadas bem fino

Modo de Preparo

Deixe o feijão de molho de véspera. Em uma panela de pressão, coloque o feijão, cubra com água suficiente para cozinhá-lo, junte a folha de louro e cozinhe por cerca de 30 minutos.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure os cubos de Mortadela Defumada Sadia, por 5 minutos, mexendo sempre. Retire-os da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, refogue o alho e a cebola e acrescente duas conchas do feijão cozido, amassando com um garfo. Volte para a panela e deixe cozinhar até engrossar o caldo. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Despeje os cubinhos de mortadela no creme de feijão e sirva em seguida, em recipientes fundos. Finalize com uma porção da couve crua.

julho 19, 2009

Congelamento de massas

Para se congelar as massas já prontas, com molho, esbarramos com o inconveniente do ressecamento das mesmas. Evite isso, procedendo da seguinte forma:

1 - Cozinhe a massa al dente (pois com o descongelamento e aquecimento, a tendência é que amoleça mais), misture com o molho, reservando uma certa quantidade dele, para o processo.

2 - No recipiente, onde será feito o congelamento, coloque um pouco do molho reservado, que será utilizado na confecção do prato e congele um pouco deste, sozinho. Assim que estiver bem congelado, coloque a massa sobre ele, normalmente. Regue com mais molho e leve para congelar, aberto. Depois de bem durinho, feche, date e pronto.
Resultado: Quando o prato for descongelado e aquecido,o molho ficará líquido, umidecendo a massa, evitando o ressecamento. Funciona com qualquer massa. Exemplo: spaghetti, talharim, gnocchi etc.

julho 18, 2009

Sopa Francesa de Cebola




Ingredientes

Caldo de legumes:

- 2 cravos-da-índia
- 1 cebola pequena descascada
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 alho-poró em rodelas
- 1 cenoura em cubos
- 2 talos de salsão picados
- 1 buquê de ervas frescas (salsa, tomilho, louro e cebolinha)
- 1 dente de alho com casca

Sopa:

- 4 colheres (sopa) de margarina
- 4 cebolas grandes em rodelas finas
- 1 xícara (chá) de vinho branco (200 ml)
- sal a gosto

Pão gratinado:

- 150 g de queijo parmesão ralado
- 150 g de queijo gruyère ralado
- ½ embalagem de pão tipo italiano fatiado (200 g)
- 4 colheres (sopa) de margarina


Modo de Preparo


Caldo:
espete os cravos na cebola. Em uma panela grande, aqueça a margarina e refogue a cebola, o alho-poró, a cenoura e os talos de salsão por 5 minutos. Junte o buquê de ervas e o dente de alho. Cubra com cerca de 2 litros de água fria. Mantenha em fogo baixo por cerca de 40 minutos, para concentrar o sabor dos legumes. Deve-se regular o fogo de maneira que o caldo não ferva, mas entre apenas em leve ebulição. Coe e reserve.

Sopa: derreta a margarina em uma frigideira grande, acrescente as cebolas e deixe-as dourar por cerca de 20 minutos, em fogo baixo, até caramelizarem. Junte o vinho e reduza à metade. Acrescente a cebola caramelizada ao caldo de legumes e cozinhe em fogo alto, por mais 3 minutos. Tempere com sal e mantenha em fogo baixo enquanto prepara o pão.

Pão gratinado: misture bem os dois queijos e reserve. Espalhe ½ colher (sopa) de margarina em cada fatia de pão. Cubra com uma fatia de pão o fundo de 6 a 8 refratários redondos individuais (caso a fatia de pão seja maior que o refratário, corte-a para ajustar ao refratário). Espalhe cerca de 3 colheres (sopa) de queijo sobre os pães e repita o mesmo processo por mais 2 vezes, terminando com o queijo.

Despeje, pela lateral do refratário, ¼ de xícara (chá) do caldo da sopa no fundo de cada refratário. Leve-os para gratinar em forno, preaquecido, à 220ºC até o queijo ficar dourado, cerca de 20 minutos.
Na hora de servir, coloque 1 concha de sopa em cada refratário. Complete com mais sopa à medida em que for consumindo.





Dica/Variação


- Caso não queira preparar a sopa em porções individuais, monte o pão gratinado em um refratário fundo ou em uma panela de barro que possa ir ao forno.

- Deixe a sopa mais cremosa: bata metade da cebola já cozida com um pouco do próprio caldo no liquidificador.

- Se preferir, faça a sopa usando caldo de legumes em tabletes: use 2 unidades para 1,5 litros de água .

- Para variar o sabor da sopa, substitua a cebola por alho-poró ou aspargos frescos.

julho 17, 2009

Comprando e guardando verduras para salada

As hortaliças de folha, também chamadas verduras, podem ser compradas em supermercados, quitandas e feiras livres. Prefira sempre, comprar de um único fornecedor e fazer-se conhecido dele, pois obterá descontos especiais e será melhor servido. Compre apenas a quantidade que vai usar, pois a maioria delas não resiste muito tempo na geladeira, no máximo, uma semana, se bem embaladas.

Escolha verduras com folhas viçosas, de cor brilhante, sem manchas ou marcas de insetos. No caso de agrião e rúcula, verifique se não há folhas de mato embaladas junto.

Para conservar em perfeito estado por 4 ou 5 dias, ao chegar em casa, com a compras, retire as folhas machucadas, murchas ou muito sujas e coloque na parte de baixo da geladeira, embaladas em sacos plásticos.

Se houver terra nos pés ou maços, prefira não adquiri-las, ou, na impossibilidade de encontrar outras, deixe-as mergulhadas na água com vinagre, para tirar a terra, mesmo antes de lavar.

Lave-as, folha por folha, em água corrente, antes de consumir. Depois, deixe as folhas num recipiente com água e suco de limão ou vinagre (uma colher de sopa para cada litro de água) durante 15 ou 20 minutos. Antes de temperar, coloque sobre um papel absorvente, pano limpo ou escorredor de macarrão para secar.

julho 16, 2009

Croquette de Carne

Croquete de Carne Cremoso

Ingredientes

1 kg de patinho cozida(s)
1 colher(es) (sopa) de margarina
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de molho inglês
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 xícara(s) (chá) de leite
6 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
quanto baste de ovo
quanto baste de farinha de rosca
quanto baste de óleo de soja

Modo de Preparo


Cozinhe a carne com os temperos que você costuma usar ou use sobras de carne assada. Moa a carne no moedor ou no processador. Numa panela de tamanho adequado à quantidade, leve ao fogo a margarina. Quando derreter, coloque a cebola e deixe dourar. Junte a carne já moída e revolva bem. Tempere com sal, pimenta, molho inglês e salsinha. Dissolva a farinha no leite (fica uma cola grossa), junte a carne e vá mexendo com uma colher até que a massa fique grossa, já começando a aparecer o fundo da panela. Espere esfriar e enrole os croquetes. Conforme for enrolando, já vá colocando num prato com farinha de rosca. Passe na farinha de rosca, no ovo batido com água e na farinha de rosca novamente. Frite até que dourem.

julho 15, 2009

Como usar frutas

Prefira, no dia a dia, servir frutas de sobremesa, como saladas de frutas, tortas e outros pratos. São mais saudáveis, pois a maioria não possui nenhum tipo de gordura e auxilia na digestão por conterem fibras.

- são ótimas para levar de lanche para a escola

- podem ser servidas cruas ou cozidas, na sobremesa

- também podem ser utilizadas como entrada: melão, figo, ameixas secas com presunto cru é tradicional e quase todo mundo gosta do sabor agridoce. Experimente em entradas como Coquetel de Camarão no papaia ou
no abacaxi.

- Acrescente frutas, como melão, maçã, peras, uvas passas, à sua salada verde.

- tente substituir os molhos cremosos por molhos de frutas, sobre as tortas, sorvetes e outras sobremesas.

- experimente fazer suas próprias compotas, em casa. Pode prepará-las diet, também, utilizando adoçantes próprios para cozimento.

julho 14, 2009

Croquetes de Mandioca





É comum ouvir dizer que podemos viver sem alguns dos eletrodomésticos que ocupam nossos armários.

Entretanto, depois de provar destes salgadinhos, você vai esquecer isso. É a mesma receita dos tradicionais, mas o uso do processador de alimentos, além de facilitar o trabalho, deixa a massa com a textura de "sonhos", muito leve, mesmo. Experimente.

Ingredientes para Massa:

- meio quilo de mandioca cozida
- 1 ovo e uma gema
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de parmesão ralado
- meia xícara de chá de salsa picada
- sal a gosto
- 2 ou 3 colheres de farinha de trigo
- 150 g de mussarela em cubos ou tiras
- farinha de rosca para empanar
- óleo abundante para fritar

Modo de Preparo

1 - Passe a mandioca no processador, de modo a torná-la uma massa lisa e uniforme. Misture o ovo e a gema, margarina, o queijo ralado e salsa. Coloque a farinha de trigo para dar liga. Tempere com sal a gosto.
2 - Passe um pouco de margarina nas mãos para que a massa não grude, faça os croquetes, recheando com u pedaço de mussarela (não deve ser muito grande, pois pode vazar ao fritar). Passe na farinha de rosca e frite em óleo suficiente para cobrir os bolinhos.

julho 13, 2009

Como usar a panela de barro

Antes de usar a sua nova panela de barro pela primeira vez, unte-a com óleo de cozinha e leve-a ao fogo, deixando queimar até o óleo acabar. Em seguida, deixe a panela esfriar e lave-a. Pronto. Nas próximas vezes que usar, não precisa mais fazer essa operação.

julho 12, 2009

Croquette de galinha

Croquetes de Galinha

Ingredientes

300 gr de galinha cozida(s)
quanto baste de sal
1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
1 colher(es) (sopa) de cebola ralada(s)
1 colher(es) (chá) de suco de limão
2 colher(es) (sopa) de manteiga
1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de leite
3 unidade(s) de ovo
3/4 xícara(s) (chá) de farinha de rosca
quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de Preparo


Misturar a galinha,o sal,a pimenta branca,a salsinha,a cebola e o limão.
Leve ao fogo a manteiga,depois que estiver derretida,acrescenta a farinha de trigo e mistura até dourar um pouco. Adiciona o leite e cozinhe até engrossar um pouco.Acrescentar a galinha e cozinhar por 3 minutos. Juntar um dos ovos e misturar. Deixar resfriar numa assadeira untada. Fazer os croquetes e passar na farinha de rosca. Bater os 2 ovos restantes num prato fundo. Passar os croquetes nos ovos e depois na farinha de rosca novamente. Fritar em óleo bem quente.

julho 11, 2009

Como tirar a pele da calabresa

Para tirar a pele da calabresa sem machucá-la, congele-a. Ainda congelada, faça um pequeno corte em uma das extremidades e puxe a pele devagar que ela sairá com muita facilidade

julho 10, 2009

Pão de Queijo

http://img.terra.com.br/i/2003/06/03/51228_in.jpg

Ingredientes


- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo
- ½ xícara (chá) de leite
- 250g de polvilho doce
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de orégano
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- manteiga (para untar)
- sal


Modo de preparo
Bater os ingredientes líquidos ,ovos e sal no
liquidificador
Passar p/a uma tijela e agregar o queijo, polvilho,
orégano e fermento.Mexer.
Colocar em fôrma untada e levar ao forno p/a assar.

Como tirar a casca das amêndoas

Para tirar a pele das amêndoas, coloque-as e uma panela, cubra com água e deixe ferver em fogo alto por 2 minutos. Escorra e passe água fria. Esfregue as amêndoas entre os dedos até soltar a pele.

julho 09, 2009

Pizza

http://www.bobbios.com/pizza5.gif

Ingredientes


-30g de fermento biológico fresco
-1 colher (sobremesa) de açúcar
-1 colher (sobremesa) de sal
-2 ovos
-¾ xícara (chá) de óleo
-1 xícara (chá) de leite
-4 xícaras (chá) de farinha de trigo


Ingredientes para o recheio:

-200g de presunto ou peito de peru
-300g de queijo mussarela ralada grossa
-1 cebola
-2 tomates
-orégano
-2 gemas (para pincelar)



Preparo


Numa tijela, dissolva o fermento no açúcar e junte os ovos. Acrescente o óleo e o leite e misture bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa uniforme, que solte das mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha para dar ponto. Faça uma bola grande, cubra com um pano e espere crescer até dobrar de volume. Divida a massa em pequenas porções. Abra com a ajuda de um rolo. Recheie, enrole e acomode em uma assadeira untada e enfarinhada. Pincele com a gema. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por aproximadamente 40 minutos.

julho 08, 2009

Como Preparar Proteína de Soja Vegetal

Para preparar a proteína de soja é necessário, antes, hidratá-la bem com água quente, por 2 horas, após este tempo retirar a água espremendo bem a proteína até que fique bem seca, eliminando grande parte de sua acidez. Esta acidez pode gerar futuros problemas de ordem física, além de que, se mantermos esta água da hidratação o sabor fica alterado, o que faz muitas pessoas afirmarem não gostar de proteína de soja. A partir deste procedimento ela está pronta para ser utlizada em molhos, guisados, bifes, almôndegas, lasanhas, strogonofes etc.

julho 07, 2009

Pãezinhos de Abóbora com Frutos Secos



Ingredientes:

200 gr de puré de abóbora
100 gr de farinha de centeio
400 gr de farinha de trigo
sumo de 1 laranja
25 gr de fermento de padeiro
100 ml de óleo
200 ml de água morna
1 colher de chá de canela
1 colher de café de erva doce
50gr de passas
50 gr de nozes picadas ou outra fruta seca


Preparação:

Numa tigela grande misturar as farinhas. Abrir um buraco no meio onde se deita o fermento dissolvido num pouco de água morna. mistura-se com um pouco de farinha e deixa-se repousar cerca de 15 minutos.
Depois acrescenta-se o açúcar, o puré de abóbora, o óleo, o sumo de laranja, a canela e a erva doce. Amassa-se muito bem e vai-se juntando aos poucos a água morna até que a massa forme uma bola e se despegue da tigela. Se precisar um pouco mais de farinha vá juntando ou então não adicione toda a água. Deixa-se a massa levedar para o dobro e depois volta-se a amassar mais um pouco e junta-se os frutos secos. Formar pequenas bolas que se colocam num tabuleiro untado de manteiga, com algum espaço entre elas para não colarem e deixam-se levedar mais meia hora. Pincelar com ovo batido e levar ao forno a 200ºC até dourar como na foto.

julho 06, 2009

Como ralar a calabresa, sem espedaçar

Congele a calabresa. Ainda congelada, retire a pele (veja minha dica em `como retirar a pele da calabresa`).
Após, ainda congelada, rale devagarinho. Ela não espedaça e o ralado fica uniforme.
Muito bom para utilizar em molho de macarrão, recheio de pastéis e uma infinidade de pratos.

Brownie de chocolate



Ingredientes


-½ kg de chocolate picado
-1 xícara (chá) de manteiga
-3 ovos
-1 ½ xícara (chá) de açúcar
-1 xícara (chá) de farinha de amêndoas


Ingredientes para a calda

-150 g de chocolate picado
-1 cálice de conhaque
-1 xícara (chá) de creme de leite

Modo de Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente a manteiga derretida e misture bem. Reserve. Bata na batedeira os ovos e o açúcar até que obtenha um creme esbranquiçado. Despeje sobre o chocolate reservado e misture até que fique homogêneo. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, o chocolate picado e misture bem. Despeje a massa em uma fôrma untada e enfarinhada e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 25 minutos.

Calda: derreter o chocolate em banho-maria, acrescentar o conhaque e o creme de leite. Colocar por cima do brownie. Servir.

Rendimento: 9 porções

julho 05, 2009

Como adoçar saladas de frutas

As saladas de frutas, tradicionalmente, são adoçadas com uma calda leve, mas você pode tentar variações:
- adoce com mel
- polvilhe açúcar de confeiteiro sobre a salada de frutas, antes de servir
- cubra com leite consensado ou leite condensado misturado a creme de leite.

julho 04, 2009

Taça de Abacaxi com Hortelã

http://3.bp.blogspot.com/_RzeKYnAbXjU/SfmuJPanTMI/AAAAAAAAFPc/Uve9Li3zwQ0/s320/Torta+de+abacaxi+com+hortela.jpg

Ingredientes


- 1 ½ xícara (chá) de leite condensado
- 2 xícaras (chá) da calda do abacaxi
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 1 sachê de gelatina em pó sem sabor hidratada

DEMAIS INGREDIENTES:

- 2 xícaras (chá) de abacaxi em cubos
- 1 pacote de gelatina em pó sabor abacaxi
- 2 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo
Em um liquidificador, bater todos os ingredientes do creme. Coloque em uma taça. Prepare a gelatina seguindo as instruções da caixinha e junte o abacaxi gelado. Coloque por cima do creme e leve para gelar por 4 horas.

julho 03, 2009

Como acomodar os alimentos para o congelamento

Pode ser em potes plásticos ou refratários de vidro, contanto que ambos tenham tampa plástica que os fechem hermeticamente, além de bem limpos. Após esta providência, o alimento deve ser levado ao freezer ou congelador de um dia para o outro. Depois desse primeiro congelamento, o alimento deve ser embrulhado com filme plástico ou saco plástico bem fechado. Caso tenha dificuldade em retirá-lo do primeiro recipiente, coloque-o um instante na água quente para soltá-lo do pote ou refratário, que poderá ser utilizado para outros alimentos. Na hora de embrulhar o alimento é necessário retirar todo o ar, com um bomba tira-ar ou canudo. Agora é só etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento.

julho 02, 2009

Polenta com costelinha

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT19zY4KrZZbOA6JPKJ_oub6FGQIJu-NZfdSdEaUU6RFHibqzgS7QjPPRr7XtnLtSzQ-5JS0Zj-J6xnVkxUhigPIQGsic6A3Ew4mHhKLgU6oE1VMKI4mmFIhs1JPFvAF89sx40/s400/Granulado+de+soja+com+polentaP.jpg


Ingredientes para costelinha:

-5 colheres (sopa) de azeite
-1 cebola processada
-2 tabletes de caldo de costela
-300g de costelinha de porco
-1 ½ litro de água quente


Ingredientes para o molho:

-½ xícara (chá) de bacon picado
-1 cebola picada
-400g de lingüiça calabresa defumada
-½ litro de molho de tomate
-1 lata de tomate pelado
-salsinha
-sal
-pimenta do reino
-½ xícara (chá) de azeitonas verdes

Modo de Preparo

Colocar em uma panela, o azeite, refogar a cebola, adicionar o caldo de costela e as costelinhas de porco. Depois, colocar a água quente. Em uma frigideira, refogar o bacon, a cebola, a lingüiça, adicionar os molhos de tomate, a salsinha, o sal, a pimenta do reino e as azeitonas. Hidrate a farinha de milho com mais meio litro de água. Retire as costelinhas da panela e junte a polenta ainda crua. Mexa por aproximadamente 4 minutos. Sirva com o molho de lingüiças e queijo parmesão ralado.

julho 01, 2009

Coentro

Usado no tempero de peixes e frutos do mar. Indispensável no tempero de moqueca. Originário da Asia