julho 31, 2008

Geladeira e Despensa organizadas

Adote medidas que aumentam o tempo de vida dos alimentos.

Arrume despensa, geladeira e armários, de forma que os alimentos mais antigos fiquem sempre à mão e na frente dos que acabaram de ser comprados.

Conserve frutas, verduras e legumes na geladeira sempre inteiros. Coloque na fruteira, somente os produtos que for consumir rápido.

Pães de forma integrais e bolos tem durabilidade maior, se forem guardados na geladeira.

Embalagens de biscoitos, torradas e alimentos crocantes, depois de abertas, devem ser mantidas na própria embalagem plástica e dentro de recipientes herméticos (para compota).

Guarde as sobras limpas dos alimentos cozidos em recipientes adequados, nunca na própria panela.

Nunca deixe, mesmo na geladeira, alimentos prontos ou cozidos próximos de alimentos in natura e crus. Essa medida previne a contaminação cruzada por bactérias e evita intoxicações alimentares.

Ao servir-se e preparar seu prato, seja na sua casa ou no restaurante, coloque o estritamente necessário e só o que for comer. É preferível repetir mais um pouquinho do que desperdiçar e jogar no lixo.

julho 30, 2008

Pão de alho



Ingredientes

. 2 e 2/3 de xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
. 2 colheres (sopa) de alho picadinho
. 1 colher (sopa) de óleo
. 2 colheres (sopa) de margarina
. 2/3 de xícara (chá) de água morna
. 15 g de fermento biológico
. 1 colher (sobremesa) de aji-no-moto
. 1 colher (chá) de sal
. 1 colher (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Dissolva o fermento na água e reserve. Coloque 2 xícaras de farinha de trigo em um tigela, o sal, o açúcar, a margarina e acrescente a água com o fermento, misturando bem. Vá acrecentendo o restante da farinha aos poucos, e sovando até que a massa fique lisa e elástica, e desgrudando das mãos.Cubra com um pano e deixe dobrar de volume (o que leva de 30 minutos a 1 hora). Enquanto isso, aqueça o óleo e frite o alho até começar a dourar. Deixe esfriar. Quando a massa estiver crescido, acrescente o alho, aproveitando também o óleo no fundo da panela.
Divida a massa em duas partes e faça um rolo comprido com cada uma delas e torça. Junte as duas pontas formando um círculo e coloque em forma untada. Deixe novamente dobrar de volume e asse em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, até dourar.

julho 29, 2008

Supermercado planejado

Antes de ir às compras, verifique a despensa e faça uma lista das suas reais necessidades. Consumidor no supermercado sem lista de compras acaba comprando por impulso e além da conta!

Vá com mais freqüência ao supermercado e tenha sempre produtos fresquinhos na sua despensa e geladeira. Compre o estritamente necessário. Evite as compras mensais que normalmente acumulam produtos com validade vencida.

Ao adquirir alimentos em promoção, procure consumi-los logo. Normalmente as promoções ocorrem com produtos que estão com a validade para vencer.

Nas compras de hortifruti, escolha os produtos da época ou os que tiveram uma boa safra, seus preços são mais baixos e sua qualidade melhor. Programe o consumo, primeiro os que estragam mais rápido, deixando para o decorrer da semana, os que têm durabilidade maior.

julho 28, 2008

Quibe de berinjela



Ingredientes

2 xícaras(cha) de trigo para quibe
4 xícaras(cha) de água morna
2 beringelas grandes descascadas e cortadas em cubos
1 xícara(cha) de água
1 cebola grande picada
3 colheres(sopa) de hortelã picada
2 cenouras raladas
1 colher(sopa) de sal
1 colher(sopa) de margarina
6 colheres(sopa) de amido de milho

Modo de Preparo

Coloque o trigo em uma tigela e cubra com a água morna. Deixe de molho por 1 hora. Passe por uma peneira escorrendo bem todo o liquido. Reserve.
Unte uma assadeira retangular. Temperatura média.
Em uma panela média, junte a beringela e a água. Cozinhe em fogo médio até que a beringela esteja macia e todo o líquido tenha secado(cerca de 20 minutos).
Bata no liquidificador a beringela e a cebola. Passe para uma tigela e acrescente a hortelã, o trigo escorrido, a cenoura, o sal, a margarina e o amido de milho. Misture bem.

julho 11, 2008

Troque a Farmácia pela Cozinha Inteligente

Seguindo os sábios princípios de Hipócrates, pai da Medicina, que há 2400 anos atrás já dizia “faça do alimento o seu medicamento”, confira abaixo os benefícios de alguns alimentos e planeje seus cardápios.

Abacate: Rico em gordura monoinsaturada que ajuda a baixar o “mau colesterol (LDL) e aumentar o “bom colesterol” (HDL). Contém ainda glutationa, antioxidante que reforça as defesas do organismo.

Abacaxi: Rico em bromelina, enzima que auxilia a digestão. Contêm boas doses de manganês e boro que ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose.

Alho: Antibiótico natural, antioxidante e anticoagulante. Auxilia na prevenção e tratamento de gripes, hipertensão, doenças do coração e câncer.

Aveia: Rica em fibras solúveis que ajudam no funcionamento dos intestinos e na manutenção do colesterol em níveis saudáveis.

Azeite de oliva extra-virgem: Rico em gordura monoinsaturada que auxilia a diminuir o “colesterol ruim” (LDL) e aumentar o “colesterol bom” (HDL). Contém ainda, vitamina E, potente antioxidante protetor das células.

Chá de folhas verdes: Rico em catequinas, substâncias bactericidas e antioxidantes. É também indicado para o emagrecimento.

Crucíferos (repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, rabanete): Contém indóis que ajudam na prevenção do câncer de mama e de útero.

Iogurte: Tem digestão mais fácil que o leite. É indicado também para quem tem intolerância à lactose (açúcar do leite). É fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e zinco. Previne a osteoporose, ajuda a manter a flora intestinal e vaginal saudáveis e protegidas contra as infecções. O cálcio também “varre” para fora do organismo o cádmio, substância tóxica proveniente da poluição e do cigarro.

Peixes (atum, arenque, salmão, sardinha): São ricos em omega 3 que previnem e tratam a hipertensão, o entupimento das artérias, as doenças cardiovasculares e inflamatórias.

Soja e derivados: Rica em proteína de alto valor biológico e cálcio. Indicada no tratamento e prevenção da osteoporose e alívio dos calores da menopausa. Previne contra o câncer de mama, de endométrio e de próstata, assim como as doenças cardiovasculares.

Tomate: Rico em licopeno, bioflavonóide que protege contra o câncer de próstata.

Uva: Rico em resveratrol, substância encontrada na casca da uva que além da ação antioxidante também ajuda a tratar o “colesterol ruim”.

Leite fermentado com lactobacilos: restaura e protege a flora intestinal.

Damasco: rico em fibras solúveis, betacaroteno, potássio, ferro e cobre. Ajuda a evitar doenças do coração, derrame, catarata e alguns tipos de câncer, além de contribuir para regular a pressão arterial.

Banana: Contém fibras solúveis, potássio e magnésio. Auxilia na prevenção de úlceras no estômago, melhora o humor e evita câibras.

Batata doce: Excelente fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A), potente antioxidante que protege contra ação dos radicais livres.

Castanha do Pará: Melhora o humor, é rica em selênio, mineral antioxidante que previne alguns tipos de câncer.

Cebola: Rica em quercetina que tem ação antiinflamatória, antibacteriana, antifúngica e antiviral. A quercetina ajuda ainda na prevenção da formação de coágulos e protege contra a ação dos radicais livres.

Cenoura: Excelente fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e mucosas. A vitamina A também ajuda a prevenir e tratar infecções no corpo e acne.

Pimenta vermelha: Além de rica em vitaminas antioxidantes (A e C), contêm bioflavonóides que protegem contra o câncer e capsaicina, substância anticoagulante que previne problemas cardíacos e derrames cerebrais.

Morango: Rico em Vitamina C, fibras e licopeno. Combate os radicais livres e reforça o sistema imunológico. Fumantes precisam de quantidades maiores de vitamina C. Por ser ser uma vitamina hidrossolúvel, necessita de água para ser transportada e eliminada pelos rins. Excesso de vitamina C, sem uma ingestão adequada de água pode provocar cálculos renais.

julho 10, 2008

Bolo de Chocolate de Liqüidificador



Ingredientes

Massa

- 1 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
- 3 unidade(s) de ovo
- 4 colher(es) (sopa) de margarina derretida(s)
- 2 xícara(s) (chá) de açúcar
- 1 xícara(s) (chá) de chocolate em pó
- 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Cobertura

- 1 xícara(s) (chá) de açúcar
- 3 colher(es) (sopa) de amido de milho
- 5 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
- 1 xícara(s) (chá) de água
- quanto baste de sal
- 3 colher(es) (sopa) de margarina
- 1 colher(es) (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Bata bem todos os ingredientes da massa no liqüidificador. Coloque em uma fôrma redonda,untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºC), pré-aquecido.

Cobertura

Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar em ponto de brigadeiro.Cubra o bolo em seguida.

julho 03, 2008

Desinchar a barriga

Não, não se trata de uma solução milagrosa. Para perder definitivamente a gordura localizada na barriga é preciso um período longo de reeducação alimentar e exercícios físicos.

Mas o que estamos propondo aqui é desinchar a barriguinha, ou seja, livrá-la de gases, diminuindo o estômago e provocando uma sensação de leveza muito agradável na hora de vestir o biquíni.

Portanto trate de decorar as dicas abaixo e seguir fielmente cada uma delas nos dias que antecedem sua aparição pelas praias (ou piscinas, rios, cachoeiras...).

1. Mastigue devagar os alimentos. Para a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, coordenadora de nutrição da Triathon Academia, essa medida é a mais importante para evitar a dilatação do estômago, e conseqüentemente, o inchaço da barriga. Ao mastigar devagar, o cérebro registra com maior rapidez a sensação de saciedade e você acaba comendo menos.

2. Faça refeições que contenham sempre salada crua (sem molhos gordurosos e ingredientes muito calóricos) + uma porção de carboidrato leve + uma porção de proteína. “Essa combinação de substâncias é bem digerida e também ajuda a evitar o inchaço do estômago”, explica a profissional.

3. Beba muito líquido durante o dia. De preferência água e chás (com exceção dos chás mates).

4. Fracione a dieta. “O ideal é que a pessoa não fique muito tempo sem comer nada. Intervalos de cinco ou seis horas são o máximo que se deve ficar sem se alimentar”, revela Cristiane. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até seis vezes ao dia. Logo, seu dia será dividido em: café da manhã, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e mais um lanchinho, caso você costume dormir tarde. Ah, e descarte a coxinha, os lanches liberados são: frutas, iogurte desnatado ou light, picolé de fruta, um suco...E só. Aqui nesse link você encontra uma dieta bem fácil de seguir e que com certeza vai ajudá-la a perder alguns centímetros de barriga.

5. Tire do cardápio alimentos que costumam causar gases. A saber: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha. Comida industrializada – tipo salgadinho Elma Chips – está proibida.

6. Invista nas fibras e nos alimentos naturalmente diuréticos. Alimentos ricos em fibras regulam o intestino, o que é fundamental para desinchar a barriga. Arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio. Alimentos diuréticos também ajudam pois diminuem a retenção de água e conseqüentemente o inchaço. Invista em chás, suco de limão, erva doce, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, berinjela, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino e hortelã.

7. Arrume essa postura, menina! Sabia que tem gente que só precisa fazer os alongamentos certos para perder a barriga? Pois é, manter a coluna reta pode ajudar muito você a conseguir a não ter uma barriguinha saliente.

8. Nesses dias pré-biquíni é proibido beber nas refeições.

9. Mexa-se: caminhe, corre ou nade por pelo menos 40 minutos, todos os dias. Não vale fazer corpo mole, é essencial fazer um exercício aeróbico para o organismo funcionar bem e você conseguir desinchar. E acelere no passo, nada de ritmo de passeio, é ginástica! Malhe de preferência antes das refeições, assim o que você comer vai para os músculos e não para a gordura.

10. Você é do tipo que tem sérias dificuldades de ir ao banheiro diariamente, mesmo tendo uma alimentação rica em fibras? Trate então de consultar um médico, só ele pode receitar um tratamento a base de remédios para acabar com esse mal.

julho 02, 2008

Sagu interessante


Ingredientes

- 250 g de sagu
- 2 litros de água
- 2 pacotes de suco de morango em pó
- 1 pau de canela
- 2 cravos da índia
- 500 g de morango fresco batido no liquidificador
- 1 lata de creme de leite com soro
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de gelatina incolor hidratada e dissolvida conforme o fabricante

Modo de Preparo

1º - Numa panela coloque o sagu, a água, os pacotes de suco de morango em pó, o pau de canela e os cravos da índia. Leve ao fogo médio, mexendo vez em quando, até o sagu ficar transparente (+/- 20 minutos). Escorra o sagu numa peneira e reserve-o. (OBS: Descarte o pau de canela e os cravos).
2º - À parte, numa tigela, misture o morango fresco batido no liquidificador, 1 lata de creme de leite com soro, a lata de leite condensado, o sagu escorrido na peneira e por ultimo a gelatina incolor hidratada e dissolvida conforme o fabricante. Misture muito bem.
3º - Transfira para uma fôrma para pudim untada com óleo e leve para geladeira por no mínimo 4 horas. Sirva com couli de morangos batidos no liquidificador.

julho 01, 2008

Saiba quais alimentos podem ajudar a controlar a ansiedade

A ansiedade, quando não exagerada, é normal. Mas, infelizmente, com a correria dos dias de hoje, a grande maioria da população acaba sofrendo desse mal.

Algumas terapias complementares têm tentado auxiliar no controle dessa sensação, que quando em excesso, provoca estresse profundo, o que faz muito mal ao organismo.

Uma delas, que trabalha com o reequilíbrio bioenergético, aliado a uma reorientação alimentar, melhora a qualidade de vida e ajuda muito no controle da ansiedade, a Bioenergopatia.

Os vilões da ansiedade, que devem ser evitados a todo custo, são os preferidos dos ansiosos: chocolate, café e açúcar. Muitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, mas, na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo.

O efeito é comprável a uma droga, depois que passa a sensação de “relaxamento “ a ansiedade volta e com mais intensidade.

Segundo Geraldo Medeiros Jr, biólogo e terapeuta bioenergopata, alguns alimentos têm substâncias com o poder de ajudar no controle dessa sensação ruim que é a ansiedade.

“Uma dica é preferir alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, principalmente no café da manhã”, afirma.

São eles: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas pedidas.

“A partir do momento que a ansiedade não consegue mais ser mantida em níveis normais, notamos sua interferência direta na saúde e na capacidade de realização, podendo afetar também a respiração, e até a vitalidade do indivíduo”, explica Geraldo Medeiros Jr.

Outras dicas podem ser seguidas por quem quer se livrar da ansiedade:

. Procure facilitar todas as condições para ter uma excelente noite de sono;

. Alimente-se corretamente no café da manhã com fontes de triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar;

. Faça um alongamento durante o banho matinal, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, conseqüente, a oxigenação do sangue;

. Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar;

. Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reação perante os fatos.

Lembre-se: mantenha a mente calma e poderá encontrar muitas possibilidades para resolver suas questões.