novembro 30, 2007

Para a pele

Para pele oleosa:
Use sabonetes feitos com extratos de algas marinhas, ginko biloba, castanha da índia e hamamélis, que ajudam a inibir a produção de oleosidade da pele.

--------------------------------------------------------------------------------

Para pele seca:
Use sabonetes líquidos cremosos, que podem ser com óleos vegetais de macadâmia, sementes de uva e germe de trigo, que amaciam a pele.

--------------------------------------------------------------------------------

Pele normal:
Pode se usar sabonetes líquidos ou em barras; que contenham algas marinhas, camomila e alecrim, para manter o equilíbrio e a beleza da pele.

novembro 29, 2007

Macarrão Assado








Ingredientes

- 400g queijo mussarela cortado em cubos pequenos
- 400g presunto picado
- 1 copo de requeijão cremoso

- fio de azeite
- 1 dente de alho amassado
- 2 litros de água
- 1 lata média de extrato tomate
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto

- 500g macarrão talharim

Modo de Preparo

Numa tigela misture o queijo mussarela, o presunto e o requeijão cremoso. Reserve. Numa panela grande com um fio de azeite frite o alho. Acrescente a água, o extrato tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver por 10 minutos. Num refratário alto e grande, coloque no fundo o macarrão cru. Por cima coloque a mistura de queijo e presunto (reservada acima) e despeje o molho de tomate até quase cobrir o macarrão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180º C por 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 5 minutos. Sirva a seguir.

novembro 28, 2007

Mastigue bem sua comida

Ansiedade e falta de tempo podem prejudicar a mastigação. O estômago trabalha melhor com pequenas porções de comida ou com um bolo alimentar homogêneo.
Comer rápido, em frente à televisão, é um crime ã boa digestão. Isso dificulta que os alimentos sejam triturados pelos dentes e quebrados pelas enzimas da saliva. Como resultados, azia, refluxo, prisão de ventre, enxaqueca e taquicardia, sem contar a obesidade. Por isso, mastigue bem o alimento, até ficar fácil de engolir.
Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19.


Inimigos do estômago

- Comer rapidamente mastigando mal os alimentos
- Consumir bebida alcoólica e café de forma exagerada
- Alimentar-se bastante antes de dormir
- Estar sempre preocupado, nervoso, e dormir mal
- Tratamentos ã base de antiinflamatórios, analgésicos ou antibióticos.
Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19.

novembro 27, 2007

Batata Rosti



Ingredientes

4 batatas grandes
1 xícara (chá) de agrião (somente as folhas)
1 cebola roxa pequena
1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque as batatas. Numa tábua, pique fino o agrião e a cebola. Reserve.

2. Numa panela média, coloque as batatas, 2 litros de água e 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 15 minutos. Retire as batatas e deixe esfriar.

3. No lado grosso do ralador, rale as batatas. Transfira para uma tigela e tempere com a noz-moscada.

4. Numa frigideira antiaderente, refogue a cebola com 1 colher (chá) de azeite de oliva por 5 minutos em. Junte o agrião, tempere com sal e misture bem.

5. Leve outra frigideira antiaderente ao fogo médio por 1 minuto. Coloque 1/2 colher (sopa) de azeite e espalhe metade da batata ralada. Acrescente o agrião e a cebola sobre a batata e cubra com a outra metade da batata ralada. Regue com o restante do azeite e deixe fritar por 10 minutos ou até que embaixo se forme uma casquinha dourada. Para virar a batata, transfira-a com uma espátula para um prato; coloque a frigideira virada de cabeça para baixo sobre o prato; segure os dois juntos com um pano de prato e vire.
6. Leve a frigideira de volta ao fogo baixo e deixe a batata dourar por mais 15 minutos. Transfira para um prato e corte em 4 partes. Sirva quente, acompanhando carnes e aves.

novembro 26, 2007

Comece com o pé direito!

Provavelmente já aconteceu com você de acordar cansada, mal humorada, sentindo-se indisposta.... Energia negativa acaba com a beleza, faz mal para a pele e intoxica outros órgãos. Sabe aquele ditado que diz: "Verde de raiva"? Vem do líquido da bílis intoxicando todo o seu organismo e alterando até a cor do rosto! No espelho surge uma imagem desanimada, com o rosto amassado, pálpebras inchadas, olheiras pronunciadas... O que fazer?
Prepare-se para enfrentar o dia com otimismo, seguindo as dicas abaixo:

- Procure alongar o corpo, movimentando-se como se estivesse espreguiçando.
- Sente-se na cama e faça movimentos circulares com a cabeça (primeiro para a esquerda, depois para a direita). Mexa os ombros formando círculos para frente a para trás. Repita várias vezes até sentir que a região cervical relaxou, pois é ali que acumulam todas as tensões.
- Tome uma ducha morna ou um bom banho de hidro, contendo sais relaxantes.
- Antes de iniciar seu desjejum, tome um copo d'água. É importante nutrir seu corpo com uma refeição bem balanceada. Afinal, você ficou várias horas sem se alimentar.

novembro 11, 2007

Vamos começar a pensar no Natal? Menu gourmet






À partir de hoje, Estelinha Quebra Galho entrará de férias por uma semana.
Até a volta com dicas e receitas novas.




Sugestões para quem quer luxo e dar um show de gastronomia.

ENTRADAS

Musse de palmito

Ingredientes:

1 envelope de gelatina sem sabor
2 xícaras (chá) de palmito picado
1 caixinha de creme de leite (250 g)
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 claras
1 colher (chá) de pimenta-rosa para decorar

Modo de Preparo:
Coloque a gelatina em uma xícara grande e junte 5 colheres (sopa) de água. Deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, coloque a xícara com a gelatina em uma panela com água e leve ao fogo em banho-maria, até dissolver completamente. Deixe esfriar. Coloque no liquidificador a gelatina dissolvida, o palmito, o creme de leite, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino e bata bem até o creme ficar homogêneo. Retire a mistura e coloque em uma tigela. Bata as claras em ponto de neve e misture delicadamente ao creme. Despeje a musse em uma fôrma de bolo inglês (capacidade para 1 e 1/2 litro) e leve à geladeira por 2 horas, ou até que fique firme. Desenforme e decore com pimenta-rosa.


Musse de salmão

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 cenoura grande ralada
1 xícara (chá) de salmão defumado picado
4 colheres (sopa) de vodca
1 envelope de gelatina sem sabor incolor
1 caixinha de creme de leite (250 g)
1 colher de (sopa) de sálvia desidratada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Aqueça em uma panela o azeite (reservando 1 colher de sopa). Junte a cebola e deixe fritar por 5 minutos, ou até dourar. Acrescente a cenoura, o salmão, a vodca, 1 1/2 xícara (chá) de água e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. No liquidificador, coloque o ensopado de salmão, a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem, o creme de leite e a sálvia. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino e bata por 1 minuto. Unte com o azeite reservado 8 forminhas com capacidade para 150 ml, despeje a musse e leve à geladeira por 3 horas, ou até endurecer. Desenforme e sirva.

PRATOS PRINCIPAIS

Cuscuz de bacalhau com molho de camarões

Ingredientes:

1 xícara de azeite de oliva
1 cebola graúda picada
6 talos de cebolinha verde fatiada
1 colher de sopa de salsinha picada
3 dentes de alho
10 tomates sem pele bem picados
2 a 3 xícaras de água ou caldo de 1 folha de louro
150 g de ervilhas frescas
12 azeitonas verdes sem caroço
500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes
5 xícaras de chá de farinha de milho em flocos
1 xícara de chá de farinha de mandioca crua
2 colheres de chá de sal
2 ovos cozidos
1 maço de brócolis pré-cozidos
folhas verdes para acompanhar
molho de camarões
1/4 de xícara de azeite de oliva
2 colheres de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picados
800 g de tomate pelati
1 kg de camarão pequeno limpo
1 colher de sopa de salsinha picada
sal e pimenta do reino
pitada de orégano e folhas de majericão

Modo de Preparo:
Esfarele os flocos de farinha de milho com as mãos ou passe por uma peneira grossa. Coloque em uma panela grande o azeite de oliva e leve ao fogo. Acrescente a cebola e o alho, refogue em fogo baixo até a cebola estar bem macia e transparente, acrescente a folha de louro, a cebolinha e a salsinha, misture bem e refogue por 2 minutos. Coloque os tomates e refogue em fogo baixo por 10 minutos, ajudando com um garfo a desmanchar os tomates, adicione a água ou caldo e ferva por 15 minutos em fogo baixo. Depois, aumente o fogo e acrescente o bacalhau desfiado, as ervilhas e as azeitonas picadas. Acerte o sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo acrescentando aos poucos as farinhas. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo sem parar até que o cuscuz se solte da panela. Unte uma fôrma de bolo (furo no meio ou de pão de forma) com azeite de oliva e coloque florzinhas de brócolis, fatias de ovo cozido nas laterais, e tirinhas do pimentão no fundo. Encha com o cuscuz apertando bem, desenforme e sirva quente ou frio acompanhado de e molho de camarões e salada verde. Molho de camarões: Em uma panela grande ou frigideira coloque o azeite de oliva e acrescente a cebola picada e o alho, refogue até que estejam macios e coloque os tomates batidos no processador. Cozinhe até que o molho comece a engrossar e acrescente os camarões, cozinhe por mais 10 minutos. Salpique com as ervas e tempere com sal e pimenta-do-reino.














Lombo com maçãs e ameixas


Ingredientes:

1 lombo inteiro e limpo
2 xícaras de cubos de pão bem secos
8 ameixas pretas reidratadas
1 maçã verde
1/3 xícara de manteiga
1 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de hortelã
1 colher (sopa) de tomilho
1 colher (sopa) de cebola
1 colher (sopa) de suco de limão
sal e pimenta-do-reino
1 cebola
1 cenoura
2 talos de salsão
1 xícara de vinho branco
1 xícara de vinho do Porto
1 xícara de caldo de frango
1 colher (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo:
Abra o lombo em manta (peça a seu açogueiro), tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte a cebola, cenoura e salsão em cubos. Coloque o lombo aberto em uma assadeira, regue com o vinho branco e coloque por cima os vegetais picados. Deixe marinando por 2 horas. Descasque a maçã, retire as sementes e corte em cubinhos de 1 cm. Prepare o recheio colocando em uma tigela os cubos de pão, as ameixas picadas, a salsinha, tomilho e hortelã. Misture bem. Em uma frigideira aqueça a manteiga e refogue a cebola picada. Acrescente os cubos de maçã e refogue até estarem macios. Regue com o suco de limão. Retire do fogo e acrescente a mistura de pão. Tempere com sal e pimenta. Escorra o lombo da marinada e seque bem. Coloque o recheio sobre o lombo e enrole como um rocambole. Amarre com barbante de algodão. Escorra o vinho da marinada. Reserve e arrume os vegetais em uma assadeira. Coloque o lombo por cima e leve ao forno para assar por cerca de 2 horas. Assim que estiver levemente dourado, pincele com o mel e leve novamente ao forno para dourar bem. Retire o lombo e reserve. Retire o excesso de gordura da assadeira com os legumes e salpique com a farinha de trigo. Leve a assadeira à chama do fogão e regue com o vinho branco. Reduza totalmente e acrescente o vinho do porto. Reduza pela metade e coloque o caldo. Reduza novamente. Coe e tempere com sal e pimenta-do-reino. Fatie o lombo e sirva este molho à parte.


Peru assado com sálvia e maçãs

Ingredientes:

1 peru inteiro de tamanho médio
20 folhas de sálvia
4 fatias de pão integral
1 cebola pequena
2 maçãs
100 g de manteiga
1 xícara de água
1/2 limão
sal e pimenta-do-reino
molho
1 xícara de champanhe
1 xícara de vinho madeira ou Marsala
2 xícaras de caldo de frango ou de peru
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Lave o peru em água corrente, seque-o bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino inclusive a cavidade do peito. Coloque o limão na cavidade do peru. Descasque as maçãs e corte-as em cubos. Pique finamente a cebola e refogue-a em uma frigideira com um pouco de manteiga, acrescente os cubos de maçã e metade da sálvia bem picada, acrescente as fatias de pão bem picadas e molhe com um pouco de caldo de frango ou peru e tempere com sal e pimenta do reino. Retire do fogo e recheie a cavidade do peru com a mistura obtida. Costure a cavidade ou prenda com palitos. Coloque o peru em uma assadeira e espalhe abundantemente as 100 gr de manteiga sobre ele e cubra com as folhas de salvia restantes. Cubra com papel alumínio e asse em forno forte por 40 minutos. Abaixe a temperatura do forno para médio , retire o papel alumínio e continue a assar o peru regando sempre com os sucos que se formaram na assadeira. Asse por 2 a 3 horas ou até que o peru esteja bem dourado e assado. Retire do forno e retire o peru da assadeira. Coloque o molho que se formou na assadeira em um recipiente e espere esfriar um pouco, retire um pouco da gordura que se formou na superfície, cerca de ¼ de xícara e elimine a gordura restante reservando o molho . Coloque a gordura em uma panela e leve ao fogo, acrescente a farinha de trigo e misture bem, cozinhe por 1 ou 2 minutos para que a farinha doure levemente e acrescente o caldo de frango ou peru. Misture bem e reserve. Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, regue com o champanhe e com o madeira, deire reduzir à metade e acrescente o molho que se formou na assadeira e que estava reservado, acrescente também a mistura com o caldo de frango, cozinhe por 2 ou 3 minutos e passe o molho por uma peneira, acerte o ponto de sal e pimenta do reino. Aqueça novamente o peru e sirva com este molho.


SOBREMESAS

Pêras com sorvete de nozes e calda de vinho

Ingredientes:

4 pêras médias sem casca
1 xícara (chá) de açúcar
cravo-da-índia em pó a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de maisena
1 xícara (chá) de vinho tinto suave
8 bolas de sorvete de nozes

Modo de Preparo:
Corte as pêras ao meio no sentido vertical, retire os cabinhos e as sementes. Coloque-as em uma panela, juntamente com o açúcar, o cravo e 1/2 xícara (chá) de água. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 25 minutos, ou até a pêra ficar macia e formar uma calda. Retire do fogo e reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira, junte as peras, reservando a calda, e frite por 1 minuto. Reserve.
À parte, coloque a calda reservada em uma panela com a maisena dissolvida no vinho e misture bem. Cozinhe em fogo baixo até encorpar. Arrume as peras em um prato, salpique cravo em pó e sobre cada metade coloque uma bola de sorvete. Espalhe a calda e sirva.



Sorvete de damasco ao creme

Ingredientes:

Sorvete

1 ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) de essência de amêndoas
1/2 xícara (chá) de damasco seco picado

Creme

1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de manteiga
3 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (café) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de maisena
chocolate em pó a gosto

Modo de Preparo

Sorvete:

Coloque a clara na batedeira e bata por 3 minutos, ou até formar picos firmes. Junte a gema e o açúcar (reserve 4 colheres de sopa), aos poucos, e bata por mais 1 minuto. Transfira essa mistura para um refratário de vidro, apóie-o em uma assadeira com água e leve ao fogo para cozinhar em banho-maria por 8 minutos. Retire e deixe esfriar. À parte, coloque na batedeira o creme de leite gelado e o açúcar reservado e bata por 3 minutos, ou até formar picos firmes. Em seguida, à mistura de ovo já fria, adicione a essência de amêndoas e os damascos (reserve 2 colheres de sopa). Distribua o sorvete em duas taças ou potinhos e leve ao congelador por 1 hora, ou até a superfície endurecer.


Creme:

Bata no liquidificador o leite, a manteiga, o leite condensado, a essência de baunilha e a maisena. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio, por 5 minutos, mexendo sempre, ou até desgrudar do fundo da panela. Junte o damasco reservado e misture. Sirva o sorvete com o creme morno polvilhado com chocolate em pó.

SALADAS

Salpicão americano

Ingredientes:

1 repolho pequeno
1 cenoura
1 pimentão verde
1 cebola pequena
2 talos de salsão
2 peitos de frango (opcional)
3 colheres de sopa de uvas passas
1/4 de xícara de maionese
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinagre
1 colher de chá de mostarda em pó
1/2 colher de chá de sal
pimenta do reino

Modo de Preparo:
Coloque os peitos de frango para cozinhar em um pouco de água levemente salgada, cozinhe até estarem macios, retire do fogo e deixe esfriar. Desfie os peitos de frango e reserve. Fatie finamente o repolho e o pimentão verde. Pique finamente a cebola e o salsão. Rale a cenoura no lado grosso do ralador. Reidrate as uvas passas em 1 xícara de água fervente. Coloque em uma tigela funda o repolho, pimentão, cenoura, salsão, cebola, peito de frango e uvas passas escorridas, misture bem. Coloque em uma pequena panela o açúcar, vinagre e mostarda em pó (ou tipo dijon), leve ao fogo e cozinhe até o açúcar dissolver. Despeje sobre os ingredientes na tigela e misture bem, temperando com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a maionese e misture novamente. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir.


Salada Waldorf

Ingredientes:

300 g de salsão
500 g de maçãs
150 g de nozes descascadas
2/3 de xícara de maionese
maionese
2 gemas
1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água fervente
1 xícara de óleo de canola
1/4 xícara de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de mostarda
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Prepare a maionese colocando em uma tigela as gemas e o suco de limão. Acrescente a mostarda e bata até começar a espessar, acrescente o azeite de oliva gota a gota, batendo sem parar com um batedor de arame (fouet). Assim que a consistência começar a firmar, acrescente o óleo lentamente sem parar de bater. Quando atingir o ponto de maionese, acrescente a água fervente e bata novamente para incorporar, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve à geladeira. Retire as fibras dos talos de salsão e corte em cubos de 1 cm. Descasque as maçãs e corte-as em cubos de 1 cm. Misture os cubos de maçã, salsão e nozes e acrescente a maionese, misture bem. Leve a geladeira até o momento de servir.


SUGESTÃO PARA A MESA DE NATAL


novembro 10, 2007

Menu econômico

Sugestões para quem quer delícias na ceia de Natal sem gastar muito.

Pratos principais:

Peru com bacon

Ingredientes:

750 g de peito de peru
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de vinho branco
1 ramo de alecrim
12 fatias de bacon

Modo de Preparo:
Corte o peito de peru em 12 pedaços (como se fosse um palito grosso). Tempere-os com o suco de limão, o sal, o óleo, o vinho e o alecrim. Deixe tomar gosto por 15 minutos. Em seguida, retire o peru, seque com papel toalha e enrole as fatias de bacon. Distribua em um refratário, sem encostar um no outro, e cubra com papel-manteiga. Leve ao microondas Consul por 15-17 minutos, em potência média, ou até a carne ficar cozida e o bacon dourado. Deixe descansar no microondas por 5 minutos. Retire do forno, transfira o peru para uma travessa, desprezando o caldo que se formou, e sirva com purê de abóbora.


Arroz com espinafre

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz
2 cebolas médias picadas
sal a gosto
4 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho amassados
1 maço de espinafre limpo

Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite a cebola e o alho por 5 minutos, ou até dourar. Misture o espinafre e o sal e refogue por mais 2 minutos. Reserve. Em outra panela, coloque o óleo restante, junte o arroz e refogue por 3 minutos. Acrescente 4 xícaras (chá) de água fervente, o sal, reduza o fogo e cozinhe com a panela parcialmente tampada por 20 minutos, ou até o arroz ficar quase cozido. Junte o refogado de espinafre, misture bem, tampe a panela e cozinhe por mais 3 minutos, ou até a água secar. Unte uma fôrma de anel com a manteiga e coloque o arroz para dar o formato de pudim. A seguir, desenforme em um prato grande. Se preferir, decore com folhas de espinafre.



Arroz com tâmaras


Ingredientes:

1 cebola média
4 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de arroz
5 xícaras (chá) de água
1 tablete de caldo de galinha
1 envelope de açafrão
sal a gosto
canela em pó 1 colher (chá) de
100 g de tâmaras

Modo de Preparo:
Refogar a cebola picada na manteiga. Juntar o arroz, a água, o caldo de galinha, o açafrão, o sal e a canela. Cozinhar em fogo brando até o arroz ficar macio. Tirar os caroços das tâmaras e misturar ao arroz. Deixar alguns minutos para tomar gosto e servir.




Peru festivo

Ingredientes:

1 cebola grande em cubos
3 tabletes de caldo de galinha esfarelados
3 colheres (sopa) de manteiga
1 peru baby de 2 a 2,5 kg
1 colher (sopa) de molho de soja
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
1 maçã verde em cubos

Modo de Preparo:
Misture a maça, a cebola e a uva passa e recheie o peru. Coloque a manteiga em um refratário pequeno e leve-o ao microondas por 1 minuto em potência média, apenas para amolecer. Depois adicione o caldo de galinha esfarelado e o molho de soja. Misture-os bem, formando uma pasta, e besunte o peru. Coloque o peru em um refratário retangular com o peito voltado para baixo.
Leve-o ao microondas por 45 minutos em potência média. Vire-o e besunte-o novamente com a pasta. Devolva-o ao forno, depois de protegê-lo nas asas e coxas com papel-alumínio. Asse-o por mais 45 minutos em potência média, regando-o de vez em quando com molho que se formar no refratário. Sirva com arroz com castanha-do-pará.



SALADAS


Salada de folhas com manga marinada

Ingredientes:

2 mangas médias em cubos médios
1 cebola média em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de vinagre de sidra
2 colheres (sopa) pimenta-do-reino em grãos
1 pé de alface roxa
1 maço médio de agrião
1 pé de chicória crespa limpa
sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque a manga numa tigela e reserve. Leve ao fogo uma panela com a cebola, o vinho, o vinagre, a pimenta-do-reino (reserve alguns grãos) e o sal. Cozinhe até ferver, retire do fogo e despeje na tigela com a manga. Cubra-a com filme plástico e deixe marinar por 25 minutos. Se preferir, prepare no dia anterior. Lave as verduras e seque-as com toalha de papel. Disponha as folhas numa saladeira, junte os cubos de manga sem o tempero e espalhe os grãos de pimenta-do-reino reservados. Sirva em seguida.





Salada de radicchio

Ingredientes:

1 pé de radicchio
10 aspargos em conservas
iogurte desnatado
ervas desidratadas (alecrim, louro, manjericão, segurelha e tomilho)
sal

Modo de Preparo:
Limpe 1 pé pequeno de radicchio, lave e pique em tiras ou rasgue as folhas com as mãos. Coloque em uma saladeira e distribua 10 aspargos em conserva. Coloque em uma tigela 1/2 xícara (chá) de iogurte desnatado, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de ervas desidratadas e sal a gosto. Bata com um batedor manual até ficar homogêneo e despeje sobre a salada.



SOBREMESAS

Crocante de morangos

Ingredientes:

1 pacote de flocos de milho
1 xícara de mel
100 g de frutas cristalizadas
2 colher (sopa) de manteiga
200 g de morango
4 colher (sopa) de açúcar
200 ml de creme de leite
1 colher (café) de essência de baunilha
folhas de hortelã

Modo de Preparo:
Coloque o mel, 2 colheres de sopa de açúcar em uma panela e leve ao fogo. Dissolva o açúcar e acrescente a manteiga. Apague o fogo. Coloque as frutas cristalizadas e acrescente delicadamente os flocos de milho. Misture bem. Forre uma fôrma de bolo (furo no centro) com filme plástico e enforme a mistura de mel e flocos apertando bem. Leve à geladeira por 4 horas.

Bata em uma batedeira o açúcar restante com o creme de leite até ponto de chantilly. Acrescente a baunilha. Desenforme os flocos de milho e coloque em uma travessa redonda. Retire o filme plástico e decore com os morangos, chantilly e folhas de hortelã.


Creme de laranja

Ingredientes:

100 g de creme de leite fresco
5 colheres (sopa) de açúcar
1 laranja fatiada para decorar
100 ml de suco de laranja
casca de 1 laranja ralada
3 gemas de ovo
100 ml de vinho branco doce
1 colher (sopa) raspa de maisena
biscoitos para decorar

Modo de Preparo:
Com um batedor, bata em uma tigela as gemas e o açúcar, até obter um creme claro e espumoso. Despeje as gemas batidas em uma panela com fundo grosso, acrescente a maisena, a casca de laranja, o vinho, o suco de laranja e 100 ml de água. Leve ao fogo bem baixo e deixe cozinhar sem parar de mexer. Assim que encorpar, cozinhe por mais alguns minutos, sempre em fogo baixo e mexendo com um batedor, sem deixar ferver.
Em seguida, despeje o creme em uma tigela, deixe esfriar e eleve à geladeira. Antes de servir, incorpore o creme de leite batido, mexendo de baixo para cima. Divida o creme em 4 taças e decore com fatias de laranja e biscoitos.




Entrada:

Rolinhos mortadela

Ingredientes:

12 fatias médias de mortadela
2 xícaras (chá) de queijo branco
1/2 xícara (chá) de iogurte natural
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de shoyu
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Coloque o queijo em uma tigela e amasse com um garfo até ficar completamente esfarelado. Junte o iogurte e misture por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Acrescente a salsinha, o óleo, o shoyu, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Para a montagem, coloque em uma superfície lisa uma fatia de mortadela e divida-a ao meio. Em seguida, coloque o recheio de queijo por cima. Enrole a mortadela, formando um canudo e disponha-a em um refratário. Repita a operação, até terminarem os ingredientes. Sirva em seguida. Se preferir, decore com tomates-cereja cortados em gomos.



Farofa de ovos

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de cebola picada
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de farinha de mandioca crua
4 ovos levemente batidos
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Coloque a manteiga em uma frigideira grande, acrescente a cebola e refogue em fogo baixo até que a cebola esteja bem macia. Acrescente a farinha de mandioca e misturando sempre doure a farinha, despeje os ovos aos poucos misturando bem para incorporar com a farinha. Salpique com a salsinha, sal e pimenta-do-reino. Sirva quente.


SUGESTÃO PARA PREPARAR A MESA DE NATAL



novembro 09, 2007

Galinha na Xícara

MAIS VOCÊ - ANA MARIA BRAGA



Ingredientes

Para a massa:

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 1/4 xícara (chá) de gordura vegetal (150g)
- 6 colheres (sopa) de água gelada

- 1 ovo batido para pincelar

Para o recheio:
- 1/2 xícara (chá) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
- 500 ml de caldo de galinha (1 tablete de caldo de galinha
dissolvido em 500 ml de água quente)
- 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
- 1 lata de seleta de legumes
- 1/2 lata de milho cozido

Modo de Preparo

Massa: Numa tigela grande, misture farinha de trigo e sal. Incorpore gordura vegetal até a mistura ficar parecendo uma farofa grossa. Acrescente água gelada até formar uma bola com a massa. Divida a massa em duas, enrole-as em plástico e leve à geladeira por no mínimo 4 horas. Retire pequenas porções da massa e forre o fundo e lateral de 8 xícaras de chá (ou uma fôrma redonda com 22 cm de diâmetro). Coloque o recheio dentro da xícara (ou fôrma) e cubra com a massa, selando as bordas. Faça vários cortes na massa para permitir que o vapor saia. Pincele ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 200º C por 30 minutos ou até a massa dourar. Recheio: Numa panela grande, derreta manteiga. Misture farinha de trigo, sal, pimenta-do-reino a gosto e cebola bem picadinha. Aos poucos, acrescente caldo de galinha e cozinhe, mexendo sem parar, até a mistura engrossar. Desligue o fogo e junte frango cozido e desfiado, seleta de legumes e milho cozido. Misture bem. Reserve.

novembro 08, 2007

Saúde Parte II

Saúde - 2

Para limpar dentaduras, pingar 2 gotas de água oxigenada na escova.

--------------------------------------------------------------------------------

Queimaduras:
Quando nos queimamos na cozinha, o ideal é colocar rapidamente rodela de tomate fresco, já que este produzirá um alívio imediato e evitará as bolhas.

--------------------------------------------------------------------------------

Sua dor de cabeça pode desaparecer rapidamente se você colocar sobre a testa rodelas descascadas de batata e amarrar um lenço na cabeça.

--------------------------------------------------------------------------------

Por terem propriedades calmantes, as batatas são ótimas para desinchar as pálpebras. Basta espalhar sobre os olhos rodelas descascadas e enroladas em uma gaze e deixar por alguns minutos.

--------------------------------------------------------------------------------

Para aliviar o incomodo, coceira e vermelhidão causados por picadas de insetos tipo borrachudos, mosquito-pólvora e mutucas, coloque no local afetado uma pasta grossa feita de maizena e vinagre.

--------------------------------------------------------------------------------

Para o alívio rápido de assaduras, põe-se numa vasilha um pouco de água e junta-se igual quantidade de azeite de boa qualidade. Bate-se em seguida para que se misture bem e passe-se o líquido nas assaduras obtendo-se rápido efeito.

--------------------------------------------------------------------------------

Para aliviar a dor de picadas de mosquito, esfregue no local uma pedra de gelo.

--------------------------------------------------------------------------------

Ao ser picado por abelha, alivie a dor esfregando com cuidado no ferimento uma cebola cortada ao meio.

--------------------------------------------------------------------------------

O soluço passa mais rapidamente quando se engole de uma só vez 1 colherinha de açúcar.

--------------------------------------------------------------------------------

Quando estiver na praia, aproveite para caminhar na água: este exercício, além de evitar a má circulação, alivia as pernas cansadas e também é ótimo descongestionante para os tornozelos. Depois deixe as ondas massagear seu corpo.

--------------------------------------------------------------------------------

Stress - como resistir às tensões:
Descubra como você se coloca sob tensão. Muitos costumam deixar tudo para a ultima hora. Planeje as coisas com antecedência.
Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Concentre-se numa tarefa de cada vez.
Coma devagar, sem pensar nos problemas.
Faça exercícios regularmente, para relaxar.
Reserve sempre algum tempo para cultivar hobby ou praticar esportes.
Repouse o suficiente, procurando se esquecer dos afazeres antes de deitar.
Tente não se impacientar demais por motivos fúteis.
Se algo a deixar furiosa, dê vazão à raiva.
Esforce-se para não fumar ou beber demais quando estiver agitada.
Verifique se o objetivo pelo qual você está lutando compensa o desgaste.
Faça um esforço honesto para mudar em sua vida o que é fonte de ansiedade.

--------------------------------------------------------------------------------

Cuidado na esteira:
É ótimo ter uma esteira em casa. Dá para correr e caminhar a qualquer hora, seja qual for a previsão do tempo. O exercício fortalece coração e pulmão, enrijece a musculatura das pernas e emagrece (1 hora de caminhada moderada queima cerca de 350 calorias). Mas é preciso usá-la corretamente para evitar problemas na coluna e nos joelhos. Veja como:
Para correr ou caminhar, toque o solo primeiro com o calcanhar, estendendo o movimento até a ponta dos pés.
Mantenha a coluna reta e o abdômen contraído para não forçar a região lombar.
Use um tênis com amortecedor. Mesmo na esteira, a corrida produz impacto sobre os joelhos.
Corra 15 minutos, três vezes por semanas em dias alternados. Aumente 15 minutos a cada semana até atingir 45 minutos.

novembro 07, 2007

Baguete Rústica



Ingredientes

- 7 colheres (sopa) de Margarina Qualy Cremosa
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de ervas picadas - tomilho, cebolinha,
salsinha
- 2 baguetes (aproximadamente 25 cm)
- 150g de queijo meia cura cortado em fatias médias
- 200g de Mortadela Defumada Sadia em fatias

Modo de Preparo

Misture a margarina, o queijo parmesão e as ervas até que obter um creme homogêneo. Corte as baguetes em fatias, tomando cuidado para não deixar que os pedaços se separem. Passe a margarina entre as fatias e leve as baguetes ao forno em temperatura alta para derreter a margarina e ficarem crocantes. Retire-as do forno e distribua o queijo e as fatias de mortadela, dobradas em quatro, entre as fatias de pão. Sirva ainda quente com uma salada de alface crespa e tomate cereja.

Pulo do Gato

Se quiser um creme mais forte amasse meio dente de
alho com a margarina e as ervas picadas.

novembro 06, 2007

Saúde Parte I

Beba um copo de água mineral 15 minutos antes das refeições, pois enche o estômago e diminui o apetite.

--------------------------------------------------------------------------------

Se você for viajar, lembre-se que a mudança de clima, alimentação e ritmo de vida, podem provocar nervosismo e falta de sono. Mude aos poucos sua rotina para que o organismo se adapte ao novo ambiente.

--------------------------------------------------------------------------------

Ao abrir uma garrafa de cerveja ou refrigerante, se você notar o gargalo quebrado, filtre a bebida para evitar que alguém engula um caco de vidro. Se for com filtro de papel para café, ela não mudará o sabor da bebida.

--------------------------------------------------------------------------------

Filtros de papel para café são ótimos para servir, principalmente às crianças, alimentos sólidos em porções individuais ou mesmo pão, biscoitos e frutas. Eles são higiênicos e na medida certa para evitar o derrame de migalhas pela casa.

--------------------------------------------------------------------------------

Use os chás frios às refeições como hortelã, gengibre, erva-doce, erva-cidreira etc. Os chás são digestivos. Adoçar os chás com balas de hortelã darão um gostinho todo especial.

--------------------------------------------------------------------------------

Caroços de abóbora torrados com sal servem como aperitivos. Fazem bem para os rins e bexiga. O mesmo vale para a soja.

--------------------------------------------------------------------------------

Mantenha o calor da bolsa térmica acrescentando um pouco de sal à água durante a fervura.

--------------------------------------------------------------------------------

Beba água pura e fresca antes durante e depois da prática de exercícios físicos. Seu corpo pede sais minerais, que precisam ser repostos.

--------------------------------------------------------------------------------

Passeios com água até os joelhos, no mar ou na piscina, são incríveis para as pernas deixando-as firmes e lisas. Ativam a circulação.

--------------------------------------------------------------------------------

Durante o processo de cicatrização, bata uma clara de ovo em neve e deixe descansar por alguns minutos. Retire o soro que ficou no fundo do prato e aplique na queimadura diariamente. Não ficará nenhuma marca.

--------------------------------------------------------------------------------

Para o reumatismo, coloque algumas sementes de sucupira em vinho branco. Deixe curtir por algumas horas. Tome uma dose, todos os dias em jejum.

--------------------------------------------------------------------------------

Na hora de abaixar para pegar um peso no chão, procure sempre dobrar os joelhos (mantendo um deles apoiado no próprio chão). Faça força para erguê-lo, com as pernas, mantendo o objeto junto ao corpo.

--------------------------------------------------------------------------------

Use as folhas de urtigas tenras em saladas - estimula as funções digestivas e ajuda no tratamento de diabetes. As folhas em chás e sucos para cálculos renais e reumatismo.

--------------------------------------------------------------------------------

Comer uma fatia de abacaxi depois das refeições faz maravilhas para a digestão.

--------------------------------------------------------------------------------

Para má digestão, junte a 1 litro de água, três folhas grandes de louro, seis folhas pequenas de boldo, uma folha pequena de eucalipto e uma folha de laranjeira. Ferva tudo e tome três vezes ao dia durante 30 dias.

--------------------------------------------------------------------------------

Principais Direitos do paciente:
* Ter acesso à cópia integral do prontuário médico, ficha clínica, exames laboratoriais, laudos médicos, psicológicos ou psiquiátricos, notas de enfermagem, além de contas e contabilidade hospitalar.
* Obter cópia de todas as anotações do médico para mostrar para outro médico.
* Requerer ficha clínica após receber alta.
* Permanecer com o seu acompanhante no momento da consulta.
* Levar gravador ou vídeo para registrar a conversa com o médico.
*Dispor de exames laboratoriais e seus resultados no original.
* Reunir especialistas para discutir o diagnóstico do médico.
* Decidir como e onde morrer: em caso ou no hospital.
* Recusar certos tratamentos, medicamentos ou intervenções cirúrgicas.
* Visitar no hospital um parente ou filho fora do horário de visita.
* Segurar seu bebê no colo quando ele sofrer alguma intervenção.
* Permitir que crianças visitem o pai, a mãe ou um irmão no hospital.
* Acompanhar um filho dentro da sala de cirurgia.
Fonte: Dr.E.Christiam Gauderar - Os Direitos do Paciente, Ed.Record, RJ, 1998.

--------------------------------------------------------------------------------

Espinhos:
Para retirada de pequenos espinhos, coloque ao redor do dedo fita adesiva, retire rápido e o espinho ficará aderido ao adesivo.

--------------------------------------------------------------------------------

Piolho:
Para acabar com os piolhos, basta fazer uma pastinha com sal refinado e água, passar no couro cabeludo, fazendo uma leve massagem, deixar a cabeça coberta com um tecido fino (fralda de pano) durante 1/2 hora, lavar normalmente.

--------------------------------------------------------------------------------

Para acabar com o mal hálito de cebola na boca, mastigue folhas de hortelã, erva doce, salsas frescas, ou cravo. Beba bastante água, talvez ajudará.

novembro 05, 2007

Sardinhas Curtidas Nos Citricos




Ingredientes

1 kg de lombos de sardinha (sem cabeça nem espinhas);
sal, pimenta, cominho e alecrim;
3 xicaras de sucos de: laranja, limao e se quiser lima;
3 xicaras de raspas dos citricos ja mencionados;
meia xicara de azeite de oliva;
1 colher de sopa de mel.


Modo de Fazer

disponha, lado a lado, os lombos, ja temperados com sal e pimenta, numa forma ou travessa; salpique os lombos com o cominho e o alecrim;jogue as raspas por cima;
regue com os sucos;termine com um fio do mel misturado com o azeite.


Pulo do Gato:

a) as raspas devem ser de varios tamanhos;
b) os temperos de sal e pimenta devem ser
acrescentados diretamente sobre os lombos;
historia: vim para portugal ha um ano e meio, queria
criar receitas que nao usam fogo. meu chefe adorou e
acrescentou essa no cardapio. volto ao brasil em
outubro.

novembro 04, 2007

Livros

Livros

Algumas vezes a umidade pode ser retirada de papéis ou páginas de livros colocando-se um pouco de maizena sobre a parte afetada. Deixe permanecer por vários dias antes de retirar.

--------------------------------------------------------------------------------

Instale-os em lugares secos e arejados, longe do sol e de lâmpadas fluorescentes.

--------------------------------------------------------------------------------

Estantes fechadas funcionam como estufas e facilitam a proliferação de insetos.

--------------------------------------------------------------------------------

Use desumidificadores. Pedras de cânfora atrás das prateleiras evitam traças e outros insetos.

--------------------------------------------------------------------------------

Dedetize anualmente.

--------------------------------------------------------------------------------

Se insetos já atacaram alguns livros, isole-os.

--------------------------------------------------------------------------------

Os livros não devem ficar muito apertados nas estantes. Ao retirá-los, não puxe pela lombada, empurre os dois volumes que estão ao lado.

--------------------------------------------------------------------------------

Troque sempre os livros de prateleiras para que haja variação na luz, no calor e no arejamento.

--------------------------------------------------------------------------------

Limpe-os sempre com uma escova de pêlos macios.

--------------------------------------------------------------------------------

Não use nunca fita adesiva para colar folhas soltas. Na medida do possível recorra a profissionais de restauração.

--------------------------------------------------------------------------------

Faça uma limpeza em seus livros pelo menos de 6 em 6 meses, passando uma escova ou espanador na parte de cima. Mas de 3 em 3 meses, esfregue querosene nas estantes em que estão expostos, para evitar traças e cupins.

--------------------------------------------------------------------------------

Conserve as capas de couro passando algodão umedecido em leite fresco.

--------------------------------------------------------------------------------

Dê brilho com pano macio e seco. Você pode usar também essência de terebintina que, além de limpar, vai proteger seu livro das traças. A terebintina, retira também as marcas de umidade de seus livros. Você pode passar também uma solução de éter e óleo de linhaça, em partes iguais.

--------------------------------------------------------------------------------

Quando as páginas dos livros estiverem grudadas, mantenha o livro sobre uma panela com água fervente ou sobre um inalador. O vapor faz soltar as páginas. Aos poucos separe cada uma e pare quando encontrar resistência em alguma folha, levando-a ao vapor novamente até se soltar.

--------------------------------------------------------------------------------

Remova delicadamente o bolor com uma lâmina de barbear, esfregando depois com algodão passado na água oxigenada 10 volumes.

--------------------------------------------------------------------------------

Retire o pó dos livros com aspirador de pó, cujo o bocal esteja protegido com um pedaço de meia de nylon. Limpe as marcas de dedo em seus livros com uma borracha ou com miolo de pão amassado.

novembro 02, 2007

Torta de Arroz



Ingredientes

Ingredientes para a massa:

- 6 colheres (sopa) de leite
- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz cozido
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de tomilho picado
- sal a gosto
- manteiga para untar as forminhas

Ingredientes para o recheio:

- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- sal, noz-moscada e pimenta-do-reino ralada a gosto
- 150 g de queijo minas curado ralado
- 2 colheres (sopa) de bacon frito em cubinhos
- 1 xícara (chá) de rúcula picada

Modo de Preparo

Modo de preparo da massa: Num liquidificador coloque 6 colheres (sopa) de leite, 4 colheres (sopa) de manteiga derretida, 1 ovo, 1 1/2 xícara (chá) de arroz cozido, 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e bata por 1 minuto, ajudando, de vez em quando, com uma colher de silicone até obter um creme. Transfira para uma tigela e misture 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada com 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de tomilho picado e sal gosto. Reserve. Unte com manteiga 8 forminhas com fundo falso redondas com 4 cm X 6 cm (ou uma fôrma canelada com fundo falso de 27 cm de diâmetro) e forre-as com a massa com auxilio de uma colher de sopa. Divida o recheio nas forminhas (receita abaixo) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos ou até a massa dourar. OBS: se preferir coloque a massa em forminhas pequenas de empadinhas (untadas) e leve para assar. Depois de assadas, desenforme e coloque recheio de frango cozido com queijo cremoso ou carne moída refogada com queijo cremoso ou patê de queijos. Retire do forno, desenforme as tortinhas ainda quentes e sirva com a salada. Modo de preparo do recheio: Numa tigela misture vigorosamente com auxilio de um batedor de arame 2 ovos com 1 xícara (chá) de creme de leite fresco, sal, noz-moscada e pimenta-do-reino ralada a gosto. Em seguida misture 150 g de queijo minas curado ralado, 2 colheres (sopa) de bacon frito em cubinhos e 1 xícara (chá) de rúcula picada.


OBS: Nada impede em ser feita em forma grande

Economia doméstica

Supermercados:
Planejar as compras, se possível em vista ao cardápio que será servido dia a dia.
Repetir pratos de vez em quando não é ruim e facilita sua vida. Controle os supérfluos. Não vá às compras com fome, com pressa, nos horários de pico - perde-se a paciência e compra-se mal.

--------------------------------------------------------------------------------

Feira:
Descubra o horário em que os preços tendem a baixar. Substitua produtos - se o alface está caro, leve acelga, e assim por diante. Procure pelas verduras e legumes da época. Não utilize apenas de uma barraca, diversifique. Se possível evite montes ou bacias em ofertas. Evite comprar grande quantidade de uma só fruta, porque está barata. Poderá perder boa parte dela.

--------------------------------------------------------------------------------

Água:
Lave a louça em dois turnos. Primeiro molhe-a bem. Feche a torneira e ensaboe tudo. Então abra a torneira e enxágüe. Se você mora numa casa regule o numero de vezes em que a calçada é lavada. Seja drástica com os vazamentos: uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia, ou seja, mais de 1.200 litros por mês.

--------------------------------------------------------------------------------

Energia elétrica:
O chuveiro elétrico na posição verão, consome perto de 40% menos energia do que na posição inverno. Máquinas de lavar que utilizam água quente, gastam quase dez vezes mais energia do que as que lavam com água fria. Lâmpadas comuns podem ser trocadas por florescentes, que economizam 80% de energia e duram muito mais.

--------------------------------------------------------------------------------

Telefone:
Aproveite os horários de tarifas menores para fazer seus interurbanos. Informe-se de qual é o critério para os horários à noite, aos sábados após as 14 horas e aos domingos e feriados. Verifique por quantos minutos é cobrando um impulso. Administre esse tempo e os múltiplos dele.

--------------------------------------------------------------------------------

Fogão:
Quando o alimento de sua panela ferver, abaixe imediatamente o fogo. A fervura se mantém e você poupa 60% de gás. Para assar mais depressa carnes ou peixes, envolva-os em papel alumínio. Utilize a outra prateleira do forno para assar um pudim ou bolo. O arroz pode ser feito com menor consumo de gás numa panela de pedra-sabão.Esse método permite apagar a chama 15 minutos antes do alimento estar no ponto: o calor se mantém e cozinha sem fogo durante esse tempo.

--------------------------------------------------------------------------------

Reabilitando vestidos:
Utilize o expediente saudável das reformas. Tingir uma, recortar outra, encurtar, fazer apliques são apenas algumas idéias para que você mude o guarda-roupa sem ir as lojas. Procure pontas de estoque ou as liquidações. Lembre-se uma roupa feita na costureira, fica quase sempre, 50% mais em conta do que aquela da loja. E é exclusiva.

--------------------------------------------------------------------------------

Presentes inadiáveis, Casamentos, batizados, Natal ou aniversários de pessoas muito próximas, são sinônimos de presentes inadiáveis. Mas, diminuir 20% a previsão para esses presentes não vai desonrar ninguém. Meia dúzia de copos em vez de uma dúzia, ou uma camiseta em lugar de uma camisa serão sempre bem vindos.

--------------------------------------------------------------------------------

Fundos de manutenção:
Entupiu a pia! Quebrou um telefone! Queimou os fusíveis! O caçula queimou o vídeo! Sempre que possível faça você mesma, mas se a habilidade manual não for o seu caso nem os da sua casa, faça mais de um orçamento.

novembro 01, 2007

Galopé



Ingredientes

- 1 kg de pé de porco dessalgado e cortado em pedaços pequenos
- 1 litro de água
- 200 ml de óleo
- 1 galinha caipira cortada em pedaços e temperada com alho, sal e limão a gosto
- 4 cebolas médias picadinhas
- 4 dentes de alho
- 1 pimenta malagueta picada
- 4 tomates sem sementes e picados grosseiramente
- 2 colheres (chá) de colorau
- 2 litros de caldo de galinha (3 tabletes de caldo de
galinha dissolvidos em 2 litros de água)
- sal a gosto
- 1 maço pequeno de cebolinha picada

Modo de Preparo

Numa panela de pressão cozinhe o pé de porco em 1 litro de água por 20 minutos (após pegar a pressão). Retire o pé de porco da pressão e reserve. Numa panela grande, em fogo médio com o óleo doure a galinha, alternando com os pedaços cozidos do pé de porco (reservados). Retire o frango e os pedaços do pé de porco dourados. Reserve. Na gordura da panela doure a cebola, o alho, a pimenta e junte os pedaços de frango e os pedaços de pé de porco dourados. Acrescente o tomates, o colorau, o caldo de galinha e sal a gosto. Cozinhe com a panela tampada por +/- 50 minutos ou até que a galinha esteja macia. Polvilhe a cebolinha picada e sirva imediatamente.