outubro 31, 2007

ÁGUAS AROMATIZADAS

DICAS





O Verão se aproxima e as mudanças da natureza nos convidam a um espírito de renovação. Os sabores, cores e perfumes da nova estação fazem sua estréia e despertam uma sensação de frescor e suavidade. Nosso paladar não fica imune às variações climáticas e acabamos também procurando degustar coisas mais fresquinhas e leves, talvez buscando uma espécie de revitalização. A sensação de frescor primaveril, que nos convida a encher a casa de flores, a ver o mar, a caminhar num parque ensolarado, acaba refletindo também na cozinha.
Piqueniques e petiscos à beira da piscina servem como inspiração. Até a ida à feira parece ficar mais gostosa e colorida. São os legumes e frutas da temporada embelezando e perfumando o ar. É nessa época que aparecem as mais suculentas frutas e as verduras e os legumes estão mais frescos.

Nessa estação, normalmente trocamos os pratos fortes e calóricos do inverno por saladas, sucos e receitas leves, e as refeições ficam mais coloridas e delicadas. É uma forma de saborear a primavera! É a época ideal para desintoxicar o corpo, farto das calorias do inverno. E uma ótima dica são as águas aromatizadas naturalmente, pois são ao mesmo tempo hidratantes, diuréticas, e portanto, favorecem a eliminação de toxinas, além de ser uma forma de experimentar sabores inusitados. Dependendo da maneira como são servidas, podem ainda ser parte da decoração.

Apesar de as águas aromatizadas não serem muito populares por aqui, em outros lugares são velhas conhecidas e vêm de longa data, originalmente com outros usos. Águas aromatizadas com rosas, laranja e anis eram usualmente degustadas em festas, em razão das restrições ao álcool contidas no Alcorão. Os egípcios, gregos e romanos utilizavam águas aromatizadas nas refeições para ajudar na limpeza das mãos, uma vez que ainda não utilizavam talheres. Servida em tigelas, a água era aromatizada com flores e ervas e considerada indispensável para os comensais limparem os dedos. Apesar de hoje ainda ser usada para o mesmo fim, a água aromatizada também pode ser deliciosa para o consumo.

Confira algumas dicas de preparação para celebrar o verão, aromatizando água filtrada ou mineral (de preferência adicionando cubos de gelo) por aproximadamente 1 hora com:


- galhos de uma ou mais ervas de sua preferência (alecrim, manjericão, sálvia...);

- limões e/ou laranjas variados - em metades, quartos, rodelas, ou até mesmo fazendo espirais com as cascas;

especiarias de sua preferência (cravo, anis-estrelado, canela em pau...);

- legumes fatiados ou em espiral, com a casca (pepino, abóbora, abobrinha...). Embora pareça estranho, os sabores ficam muito sutis e percebemos somente no retrogosto, uma delícia!

- pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com um pouquinho de água de rosas, encontrada em lojas de produtos árabes e grandes supermercados;

- misture alguns dos itens acima (espete cravos-da-índia no limão ou na laranja, misture ervas ou gengibre com especiarias...);

- use recipientes transparentes e aproveite o belíssimo visual como parte de decoração da mesa, ou de um bar ou aparador. Com certeza, fará um enorme sucesso.

Dica:Além da água, você pode aromatizar cubos de gelo com ervas, lembrando que o sabor deve combinar com a bebida em que o gelo vai ser colocado.

outubro 30, 2007

Angu com linguiça




Ingredientes

Para a lingüiça:

- fio de azeite
- 80 g de bacon magro e picado
- 1 kg de lingüiça, sem a pele e picada bem miúda
- 80 g de cebola picada
- 2 dentes de alho, sem o miolo e picados
- 2 latas de tomate pelado picados
- salsa e cebolinha picadas a gosto
- opcional: ora-pro-nobis, escarola, espinafre a gosto

Para o angu:

- 250 g de flocos de milho pré-cozidos
- 1 litro de água
- 100 ml de azeite
- 100 g de gorgonzola picado
- sal a gosto

Modo de Preparo

Lingüiça: Numa panela em fogo médio coloque azeite, o bacon e deixe dourar. Aumente o fogo, adicione a lingüiça e deixe refogando até perder toda a água (+/- 10 minutos). Junte a cebola e o alho. Incorpore o tomate. Abaixe o fogo e deixe refogando por 30 minutos, pingando água se necessário e mexendo de vez em quando. Na hora de servir, coloque salsa e cebolinha. Se quiser, neste momento adicione folhas de ora-pro-nobis, escarola ou espinafre. Angu: Numa vasilha coloque os flocos de milho e hidrate-os na água com o azeite. Deixe descansar por 15 minutos. Transfira para uma panela em fogo médio, mexendo sem parar até ferver. Abaixe o fogo e deixe mais 15 minutos, mexendo de vez em quando. Antes de servir, acrescente o gorgonzola, bata bem com o auxílio de batedor de arame e acerte o sal.

outubro 29, 2007

Artesanato de massa de sal

Ingredientes da massa de sal:

2 copos de farinha
1 copo de sal
1 copo de á gua

Modo de fazer:

Jogue a farinha de trigo e o sal em um recipiente e misture com uma colher de pau, vá acrescentando a água aos poucos, até formar uma massa compacta e homogênea.
Se a massa ficar muito pegajosa acrescente um pouco de farinha de trigo. Se ficar seca demais, acrescente um pouco de água.
Trabalhe a massa com as mãos sobre uma superfície plana e bem limpa. Para evitar que grude, polvilhe previamente a superfície com um pouco de farinha de trigo.
Uma vez terminada as figuras, coloque-as em uma bandeja e leve ao forno baixo por
aproximadamente 1 hora (até dourar). (em forno elétrico: 150°C de 30 a 45 min)
Você não precisa de tintas especiais para colorir as figuras; pode aproveitar as que tiver em casa.
Pode também enverniza-las diretamente ou depois de pintadas.
A massa de sal também pode ser colorida com anilina comestível no momento em que estiver sendo preparada.

Uma idéia para brincar com crianças pequenas:

com a massa de sal fazer-se um quadro com a impressão da mão ou do pé de cada criança. Para isso você precisará de uma forma redonda e um pouco de paciência.
Ponha a massa preparada na forma redonda previamente forrada com papel impermeável (para forno) e comprima-a até ficar plana. Então "carimbe" a mão da criança sobre essa massa. Com a ajuda de uma caneta com ponta, faça um buraco que servirá para pendurar esse quadro na parede. Depois disso, leve essa forma ao forno (150°C- de 30 a 45min). E depois deixe esfriar.
Quando esfriar, pinte-a com tinta aquarela à base de água e para ficar mais bonita passe uma camada de verniz incolor.

outubro 28, 2007

Salpicão de Frango Com Maionese Caseira



Ingredientes
-1/2kg de peito de frango
-2 caldos de frango
-3 dentes de alho
-1 cebola média picada
-2 pacotes de batata palha
-1 lata de milho
-1 lata de ervilha
-100g de azeitonas verdes picadas
-100g de queijo prato picado em cubos
-100g de presunto cozido picado em cubos
-2 tomates picados
-1 pimentão picado
-1 cebola média picada

Frango: temperar com alho, cebola e os tabletes de caldo de
frango. Cozinhar, desfiar e reserve.

Salpicão: misture todos os ingredientes, tempere como salada com
azeite e acrescente a maionese e a batata palha.

-maionese caseira

-1 ovo cru
-1 cebola pequena cortada ao meio
-1 dente de alho
-1 limão espremido
-óleo até dar o ponto
-sal a gosto

Modo de Preparo


Bata no liquidificador o ovo, a cebola, alho, sal a gosto, o suco de limão e coloque o óleo até dar o ponto de maionese, sem parar de bater. Salpicão: misture todos os ingredientes, tempere como salada com azeite e acrescente a maionese e a batata palha.

outubro 27, 2007

Outra Maionese Caseira





Ingredientes

Para maionese caseira:

-4 ovos
-mostarda
-limão
-óleo

Modo de Preparo

bata no liquidificador o ovo, a cebola, alho, sal a gosto, o suco de limão e coloque o óleo até dar o ponto de maionese, sem parar de bater.

Vegetarianos

VEGETARIANOS

Estas são coisas comuns do dia a dia de quem já está integrado a uma alimentação que, não só é mais saudável, como também preserva princípios claros de proteção e harmonia com o que se come e se bebe:

- Os vegetais de um modo geral não podem ser jogados, ao ponto de ficarem machucados, pois, imediatamente depois, começará um processo de putrefação que, além de destruir a sua energia vital, a sua vida, pode destruir o alimento por completo.

- A temperatura alta do fogão, em muitos casos, pode ser nociva ao alimento, destruindo seus nutrientes.

- As cascas, folhas e sementes de alguns vegetais podem ser consumidas, como é o caso das cascas da cenoura, beterraba, abóbora, batata inglesa e doce, maçã, pêra, das sementes da abóbora, melancia, maçã, chuchu, e das folhas da cenoura, beterraba, couve flor, batata doce, abóbora, rabanete, dentre outras.

- Os grãos secos de feijões e cereais, quando deixados de molho, além de renderem mais tem as suas propriedades nutritivas aumentadas.

- Os alimentos crus são mais bem aproveitados quando comidos frescos e logo após de serem cortados.
Os alimentos cozidos são mais energéticos e melhor aproveitados quando comidos logo após de ficarem no ponto ideal de cozimento e antes de esfriarem, podendo ser mantida a sua temperatura, entre morna e quente, em banho-maria.

- Alguns vegetais podem ser cozidos inteiros e com casca, como é o caso do inhame, das batatas, dentre outros. Quanto mais cortados, mais nutrientes estes soltam na água do cozimento, e quanto mais água é utilizada, mais aumenta esta perda nutricional.
Em alguns casos esta água pode ser aproveitada, sendo que o ideal é usar o mínimo de água possível ou até nenhuma. Estes vegetais poderão ser cortados e até temperados após o seu cozimento e, desta forma, conservarão muito mais os seus sabores também, além dos seus nutrientes e energia.

Alimentos mais recomendados

Alimentos acidificantes e alcalinizantes

Para que o organismo funcione bem, a partir do equilíbrio dos componentes da alimentação, para que este aproveite melhor às vitaminas aumentando a resistência as doenças, uma boa parte das pessoas voltadas para a alimentação natural consomem mais alimentos que alcalinizam e menos alimentos que acidificam o mesmo.

Os alimentos que alcalinizam são:

Todos os alimentos frescos comidos crus, como todas as frutas (menos ameixa), a maioria das verduras e alguns legumes como cenoura,beterraba, pepino, rabanete, cebola, dentre outras.
Também a batata inglesa alcaliniza quando cozida e comida com a sua casca, a qual deve ser bem lavada.
Dos cereais, o painço também alcaliniza.
Das castanhas, as amêndoas, as avelãs e as castanhas do Pará igualmente alcalinizam.

Os alimentos que acidificam são:

Todas as carnes, ovos, leite e seus derivados, todos os cereais (menos o painço), principalmente o arroz branco, todas as farinhas, principalmente a branca,polvilhos, araruta e maizena, as castanhas (menos as amêndoas, avelãs e castanhas do Pará), todos os feijões e tudo o que contenha açúcares, inclusive mascavo ou preta, rapadura, melado e até mel de abelhas.

Os alimentos neutros são:

A manteiga de leite, os óleos vegetais, o gergelim e o levedo de cerveja.
Obs: Os alimentos crus, bem mastigados, protegem os dentes e as gengivas. A sua função é fornecer materiais (sais minerais e vitaminas) e energia, como também, limpar, purificar e alcalinizar de forma fantástica o ambiente da boca e todo o organismo, principalmente o sangue.

Utensílios usados na cozinha vegetariana

Apresentamos alguns dos utensílios mais utilizados na cozinha dos que adotaram as diversas formas de Alimentação Natural:

As panelas e frigideiras geralmente são de vidro, de aço inox, de ferro, de barro ou são porcelanizadas.
Evitam-se as de alumínio e as de teflon.
São também utilizados a Chapa de ferro fundido, as Colheres de pau, o pilão, o iquidificador e a máquina de moer cereais, da mesma forma que a escova, o sabão neutro ou de coco.
Lembramos que ao se utilizar panelas de alumínio o alimento deve ser retirado destas o mais rápido possível.

outubro 26, 2007

Picadinho de Repolho Indiano



Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de repolho picadinho ou em tirinhas finas(como preferir)
1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas ou congeladas (opcional)
1 cebola grande picadinha 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
pimenta malagueta picadinha a gosto (conforme a tolerância ao ardor)
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó
1/4 colher (chá) de mostarda preta
1/2 colher (chá) de cuminho pó ou, se preferir, as sementes torradas
Folhas de curry(opcional)
Sal a gosto
Óleo de sua preferência


Modo de Fazer

Aqueça um pouquinho de óleo e adicione as sementes de mostarda. Quando começarem a pipocar, junte as folhas de curry(se estiver usando) e depois a cebola picada, mexendo até dourar bem. Adicione a pimentinha picada e o gengibre ralado. A seguir, acrescente, o açafrão-da-terra, o cuminho, misturando sempre em fogo baixo por uns 30 segundos. Aumente o fogo e adicione o repolho picado, ou em tirinhas, e o sal. Mexa constantemente, não deixando juntar muito líquido, até que o repolho esteja sequinho ou no ponto desejado (alguns preferem mais "al dente", outros gostam dele mais molinho)

outubro 25, 2007

Receitas de emergência para quem mora sozinho

DICAS

Sanduíches são sempre uma boa opção porque é muito rápido de preparar

Para quem mora sozinho:

A indústria alimentícia começa a perceber o enorme potencial que o mercado dos que moram sozinho (uma tendência mundial) representa. Produtos congelados, enlatados e pré-prontos em embalagens práticas, com quantidades ideais para o consumo de uma pessoa. Se você quer adotar hábitos saudáveis e começar a comer direito, veja as nossas dicas:

Sanduíches: feitos com ingredientes saudáveis podem ser uma ótima opção para quem mora sozinho e não tem tempo para preparar uma receita elaborada. Incremente-os com verduras, legumes ralados, pastas feitas com ricota temperada e até fatias de frutas, como a maçã.


Omeletes: são preparações bem práticas e nutritivas. Acrescentando verduras como espinafre, brócolis, rúcula e couve, tornam-se ainda mais ricas em ferro e vitaminas.

Saladas: após comprar as verduras lave e seque as folhas, coloque-as num recipiente fechado e armazene na geladeira, na prateleira ou gaveta própria para verduras. Ou compre verduras já higienizadas. O molho também pode ser preparado com antecedência: faça um molho à base de azeite de oliva, limão, vinagre balsâmico, mostarda e sal e deixe pronto na geladeira. Para incrementar as saladas use kani kama (que é embalado um a um), atum, azeitonas, pedaços de queijo branco ou batata palha.

Sopas: para deixar as sopas prontas mais nutritivas, inclua legumes congelados ou em conserva, queijo ralado, ovo (deixe cozinhar como se fosse pochê), pesto (que pode ser comprado pronto), crôuton no momento de servir, feijão em conserva ou pré-cozido. Prepare sopas com legumes ou grãos em conserva. Para isso, bata-os com água, caldo de carne, de legumes ou de galinha e tempere com ervas desidratadas. Leve ao fogo e deixe ferver.

Macarrão: salvação de quem mora sozinho. Pode ser preparado em poucos minutos. Escolha uma massa de boa qualidade (de preferência às massas secas, que podem ser armazenadas por mais tempo) e use molhos prontos. No caso do molho ao pesto, guarde a sobra na geladeira. Para não alterar a cor, regue com azeite de oliva e procure consumi-lo logo (use em sanduíches).

outubro 24, 2007

Mhalabie



Tipo de Culinária: Oriente Médio
Categoria: Doces
Subcategorias: Mousses e Pudins
Rendimento: 1 porção

Ingredientes

- 3 colher(es) (sopa) de água de flor de laranjeira
- 4 colher(es) (sopa) de açúcar União
- 4 colher(es) (sopa) de amido de milho
- 4 colher(es) (sopa) de leite em pó
- 1 litro(s) de leite

Calda

- 150 gr de damasco
- 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar União
- 1/4 xícara(s) (chá) de água

Modo de preparo

Pulverize a água de flor de laranjeira e misture com os demais ingredientes batidos no liquidificador. Coloque no refratário fundo e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta mexendo 2 a 3 vezes durante o cozimento. Retire e reserve.

Calda

Coloque os damascos picados, o açúcar e a água em um refratário. Tampe e leve ao microondas por 4 a 5 minutos na potência alta. Aguarde esfriar e sirva sobre o creme reservado.

outubro 23, 2007

Dentes

O dente sadio é uma parte viva do corpo

Ele está ligado, por meio de sangue e nervos, ao coração e ao cérebro de uma pessoa. A saúde dos dentes e da gengiva está relacionada com a saúde do corpo inteiro. Por causa disso, a separação que geralmente se faz entre odontologia e medicina não é razoável, nem saudável.

Os cuidados com dentes e gengiva — tanto preventivos quanto curativos — deveriam fazer parte dos conhecimentos de todo agente de saúde.

As doenças bucais estão aumentando na maioria dos países porque as pessoas estão comendo poucos alimentos naturais e muita comida industrializada.

Incluímos uma série de artigos que mostram como, no mundo inteiro, cresce a oposição ao uso de dois venenos extremamente prejudiciais ao organismo humano: o amálgama como material para obturações e o flúor como meio de prevenção de cáries.


Efeitos do amálgama

• Amálgama dental e metais pesados
• Amálgama - remédio ou veneno?
• Intoxicação por amálgama
• Relacionando os problemas de trânsito com os dentes
• Veneno na boca
• Vítima do amálgama
Veja também www.stelior.org (Centre Stelior)

Efeitos do flúor

. Abolição da fluoretação obrigatória da água
• Cuidado, flúor
• Fluoretação da água
• Fluoretação da água potável
• Breves

Problemas

• Dentes como foco de doença
• Dentes provocam confusão
• Breves

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS ARTIGOS:

http://www.taps.org.br/Paginas/SdentesArt.html

outubro 22, 2007

Lasanha de Berinjelas



Ingredientes

Para o recheio de berinjela:

- 500 g de berinjela fatiada em rodelas finas
- Azeite
- 1/2 xícara (chá) de manjeiricão verde picado
- Orégano e sal a gosto

Para o molho branco:

- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 x�caras (chá) de leite (1 litro, mais ou menos)
- Noz-moscada moída ou ralada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Para a montagem:

- Refratário 25 cm x 35 cm e 5 cm de altura
- Molho branco
- Berinjelas
- 500 g de mussarela
- 250 g de tomates cortados em rodelas finas
- Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

Para o recheio de berinjela:
Leve as rodelas de berinjela ao forno convencional e deixe entre 20 e 25 min.
No microondas, deixe por 15 min, mexendo a cada 3 min.
Tempere com azeite, manjeiricão e orégano.

Para o molho branco:

Derreta a manteiga e junte a farinha.
Mexa rapidamente por 1 ou 2 min.
Adicione o leite, mexendo até ferver e engrossar.
Tempere com noz-moscada, sal e pimenta.
Cozinhe por 2 min em fogo brando.
Retire do fogo e misture o queijo ralado.
Reserve.

Para a montagem:

Faça camadas alternadas com molho branco, massa, berinjela e mussarela de búfala.
Finalize com massa, mussarela , tomate, molho e parmesão ralado. (Se gostar pode acrescentar uma lata de creme de leite para cobertura final e polvilhar com queijo)
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe de 30 a 45 min.

outubro 21, 2007

Um Truque Sensacional – Para Queimaduras

Se você que se queimou na cozinha, passando roupa, além da dor, do demorado processo de cicatrização, ainda tem a certeza que a mancha, a marca vai ficar, em muitos casos para sempre, para que isso não ocorra, faça o seguinte :

Bata uma clara de ovo em neve.
Deixe descansar por alguns minutos.
Retire o soro que ficou no fundo do prato

Aplique na queimadura, diariamente, durante o processo de cicatrização.

Isso vai acelerar a cicatrização e não ficará nenhuma marca.

Obs.: Em caso de queimadura, não coloque pasta dental, café ou qualquer produto que abafe os póros. Apenas deixe em água corrente por alguns minutos.

outubro 20, 2007

Enroladinhos de Ricota




Tempo de preparo: 20 minutos
Receita para 2 porções

Ingredientes


½ xícara de molho de tomate al sugo
¼ xícara de espinafre cru picado
2/3 de ricota fresca
1 (sopa) de farinha de trigo
3 (sopa) de queijo ralado
2 (sopa) de manteiga
2 ovos separados
sal e pimenta

Modo de Fazer

Bater as gemas dos ovos até ficarem leves. Juntar a farinha, o espinafre, o sal e a pimenta. Misturar. Bater as claras em neve, colocar numa panela e levar ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retirar do fogo. Misturar à massa cozida. Aquecer a metade da manteiga numa frigideira de 23 cm de diâmetro. Colocar a massa, espalhar e deixar cozer até que o fundo esteja dourado. Retirar, colocar sobre um prato. Acrescentar o resto da manteiga na panela e virar o lado cru da massa para baixo, na frigideira. Fritar por 3 a 4 minutos. Retirar da frigideira. Misturar a ricota com o parmesão numa pequena panela e aquecer levemente, juntando o sal e a pimenta, se necessário. Espalhar o recheio de ricota sobre a massa e enrolar; servir com o molho.

outubro 19, 2007

Pedra Nos Rins

Ferva 1 litro de água numa panela de vidro ou pirex ( não pode usar panela de alumínio ). Quando ferver, desligue o fogo e acrescente 2 colheres de quebra-pedra seca ou 3 ramos da planta fresca. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de 5 minutos.
Coe e vá tomando a bebida ao longo do dia
* o chá pode ser tomado quente ou frio, mas não deve ficar guardado por mais de 24 horas, mesmo que na geladeira.
* evite usar açúcar ou adoçante, que podem alterar as propriedades da planta, se não suportar o sabor prefira adoçar com mel
* nunca use uma quantidade maior de planta para preparar o chá e nem beba mais do que 1 litro ao longo do dia, em doses excessivas qualquer planta medicinal pode fazer mal.
* evite colher quebra pedra na rua, não se esqueça do xixi dos cachorros.

outubro 18, 2007

Omeletas



Quebram-se (dois por pessoa) ovos bem frescos em uma vasilha, temperando-os com sal e pimenta-do-reino; derrama-se em uma frigideira, onde haja manteiga derretida e azeite ou óleo; o fogo deve ser muito vivo para coagular uniformemente os ovos; deixar descansar uns dois minutos e enrolar a omeleta, começando pelo lado do cabo da frigideira; sacudir a frigideira duas ou três vêzes para a omeleta não grudar no fundo, deixá-la tomar côr; para que uma omeleta seja perfeita, deve estar bem dourada por fora e bem cremosa por dentro, o que os franceses chamam de "baveuse": para isso, é bom bater os ovos antes de atirá-los na frigideira, e o fogo ser muito forte, tostando ligeiramente a parte exterior, sem atingir a interna; para que ela seja de queijo, basta juntar aos ovos duas colheres de queijo ralado.

Omeleta portuguêsa: (para duas pessoas): De quatro a seis ovos, conforme fôr o apetite, dois tomates, cortados finos; prepará-la como ficou mostrado acima e enfeitar o prato com duas rodelas grandes de tomate e um pouco de môlho de tomate por cima.

Tôdas as demais qualidades de omeletas são preparadas da mesma maneira, variando sómente o acompanhamento que é acrescido aos ovos. A expressão vem do latim, onde a omeleta era preparada com mel.

outubro 17, 2007

Dicas de Beleza

Corrigir o nariz largo

Aplique corretivo marrom opaco nas abas laterais do nariz e suavize com pó facial opaco.

Mantenha suas sombrancelhas

Escove suas sombrancelhas com um mini-pente, se quiser aplique gel ou rímel incolor para fixá-las.

Aumentar os lábios

Se os seus lábios são finos não se preocupe. Experimente passar, levemente, um lápis branco no “arco do cupido”, a curva central do lábio superior, e verá como a sua boca se torna mais atrativa.

Boca vermelha e sensual: se quiser dar à boca um tom vivo e natural, corte uma framboesa em duas metades e friccione os lábios com a parte interior. Morangos ou groselhas têm o mesmo efeito.

Transforme os seus baton em lip gloss: pode transformar o seu baton num lip gloss, colocando uma camada de creme para lábios após aplicar a cor.

Como realçar os lábios: uma boca bem maquilada faz muito pelo seu charme...
Se quiser fazer realçar os seus lábios, aplique um baton de cor viva, por exemplo um vermelho que favorece os lábios menos polpudos, e termine com uma aplicação de gloss, se prefere um acabamento luminoso.
O efeito? Fantástico!

Lábios bem delineados: para que os seus lábios fiquem bem desenhados, aguce bem o lápis de contorno e utilize um lápis coordenado com a cor que vai usar no baton.
De seguida comece delicadamente pelo lábio superior e só depois o inferior. Aplique o baton pela mesma ordem e preferencialmente com um pincel plano.
Para terminar e para retirar o excesso de baton pressione ligeiramente os lábios com um lenço de papel.

Lábios bem cuidados: qualquer uma pode ter uma boca sedutora, desde que queira dispender de alguns cuidados diários.
Se no Inverno aplicar um creme protetor, para prevenir desidratação e no Verão aplicar um protetor solar para prevenir queimaduras solares, verá como os seus lábios ficarão mais bonitos e sedutores.

outubro 16, 2007

Suflê de mussarela




Ingredientes:

01 copo (requeijão) de leite;
01 colher (sopa) de farinha de trigo;
01 colher (sopa) de margarina;
01 pires (chá) de queijo parmesão ralado;
01 pires (chá) de mussarela cortada em cubos;
03 ovos.

Preparo:

Misture a farinha ao leite, até dissolver por completo e reserve.
Em uma panela, derreta a margarina em fogo baixo e junte a mistura de farinha reserva. Mexa bem.
Tire do fogo e adicione os queijos.
Depois de esfriar um pouco acrescente as gemas e as claras em neve, delicadamente.
Coloque em uma fôrma refretária e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.
Sirva a seguir.

outubro 15, 2007

Gafes a serem evitadas à mesa

– cruzar os talheres, depois de terminada a refeição, em vez de colocar garfo e faca em posição paralela.

– tomar vinho ou água, sem passar o guardanapo nos lábios, deixando a marca de gordura nas bordas do copo.

– sentar-se e fincar os dois cotovelos sôbre a mesa.

– balançar-se na cadeira (que acabará por quebrar-se).

– atirar os caroços de frutas diretamente da bôca no prato, sem fazê-la por intermédio do mão entreaberta.

– limpar (em casa onde fôr convidado) os talheres e os copos no guardanapo.

– amarrar o guardanapo em tôrno do pescoço.

– limpar os lábios ou os dedos, na toalha da mesa, em vez de o fazer no guardanapo.

– usar a faca para levar o alimento à bôca.

– sorver e fazer barulho ao tomar a sopa.

– fazer da xícara de café ou do pires cinzeiro, após o jantar.

– falar com a bôca cheia, pois é feio e a maneira mais certa de atirar perdigotos.

– falar o tempo todo, sem dar aos outros oportunidade de também dizer o que pensam.

– empurrar a comida com o dedo em cima do garfo; para isso, um naco de pão é o aconselhado.

– permitir que seu copo de vinho seja cheio e deixá-la quase intato.

– gesticular com qualquer dos talheres seguros na mão.

– virar o prato de sopa para aproveitar a última gôta.

– evitar o quanto possível recusar um prato qualquer; não é necessário aceitá-lo com abundância, mas uma porção pequena é recomendável.

– cutucar o vizinho ou a vizinha com o dedo para que preste atenção no que se vai dizer.

– assoprar a sopa, quando estiver quente, quando o correto é esperar que ela esfrie.

– limpar a mesa das migalhas de pão com a mão. devendo esperar que o copeiro o faça com a vassourinha especial.

– empurrar o prato para longe, depois de ter comido o que havia nêle.

– ao levantar-se da mesa, deixar que o guardanapo escorregue e vá ao chão, ou fazer dêle uma trouxa; dobre-o rápidamente e deixe-o em frente, sôbre a toalha.

– ocupar-se, durante a refeição, unicamente com uma vizinha, lembrando-se de que elas são duas. Procure entreter a que estiver menos solicitada pelo vizinho do outro lado dela.

– se a dona de casa ou uma de suas vizinhas levantar durante a refeição, faça o mesmo, é uma atenção que se deve seguir à risca.

– usar o palito sómente quando fôr indispensável e com tôda a discreção; fazê-to rápidamente e nunca deixá-la dependurado no canto da bôca.

– acenda o cigarro sómente depois de servidos os pratos salgados e sempre pedindo licença às senhoras que estão a seu lado. Cuidado com a direção da fumaça.

– deixe o cachimbo – caso o leitor o fume – para sua casa ou quando houver bastante ar para que a fumaça não incomode. Cuidado com a qualidade do tabaco.

– nunca se levante da mesa, antes que a dona (ou dono da casa, na falta dela), faça o sinal de gue a refeição está terminada.

outubro 14, 2007

Gratinada Light


Ingredientes

- 2 colheres (sopa) de óleo de canola
- 400 g de carne de primeira moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 3 tomates maduros picados
- salsa e cebolinha picada
- sal e pimenta-do-reino
- 2 xícaras (chá) de abóbora cortadas em cubos
- 2 claras em neve
- 1 colher (sobremesa) de farinha de rosca para polvilhar
- 1 colher (sobremesa) de queijo ralado

Modo de Preparo

Tempere a carne moída com sal e frite no óleo quente, mexendo sempre. Depois de frita, acrescente a cebola, o alho e os tomates. Deixe refogar e junte a salsa, cebolinha e a pimenta. Acrescente 1 xícara (chá) de água. Assim que começar a ferver acrescente a abóbora. Tampe a panela, e deixe em fogo baixo até que a abóbora fique macia. Pegue um refratário, espalhe o refogado e cubra com as claras em neve. Polvilhe a farinha de rosca com o queijo ralado. Leve para gratinar em forno pré-aquecido.

outubro 13, 2007

Horta em casa

Ter uma horta em casa é uma idéia bastante atraente. Mas a decepção de avistar uma hecatombe verde logo após o plantio pode causar sérios danos a seres mais sensíveis. Eu mesma, que não nasci com dedo verde, fico sempre na torcida após comprar mais um vasinho de manjericão ou de hortelã.

Será que elas irão sobreviver? É a pergunta que nunca quer calar. E, inevitavelmente, elas acabam sucumbindo. Ignorância pura da minha parte, que ainda não havia prestado atenção a todos os passos para garantir uma hortinha saudável no quintal ou na varanda.

"É preciso ter paciência e não pular etapas", diz o nosso sábio consultor, Marcelo Noronha. Assim, se você estiver no clima, vai fazer bom proveito deste Faça em Casa especial Jardim que ensina, finalmente, o que é preciso para ter uma horta decente em casa. As dicas estão todas no
site:http://casadachris.uol.com.br/suahorta_materia.php?id=1
O engenheiro agrônomo especializado em cultivo de alimentos orgânicos, Marcelo Noronha, comanda a Minha Horta, empresa especializada na execução de projetos e hortas residenciais. Fale com ele no email mailto:contato@minhahorta.com.br

outubro 12, 2007

Bolo de Queijo Light



Ingredientes

1 pote de iogurte desnatado
1 xícara de leite condensado
200g de cream cheese light
2 ovos
3 claras
1 colher de sopa de maizena
1 colher de café de suco de limão
1 colher de chá de raspa de limão
1 colher de café de essência de baunilha
12 envelopes de adoçante com aspartame
1 pitada de sal
compota diet de frutas vermelhas ou de sua preferência (para decorar)

Preparo

Bata as claras em neve. Reserve. Bata no liquidificador os demais ingredientes até obter uma consistência cremosa e homogênea. Misture as claras. Pré-aqueça o forno, coloque a massa em fôrma de fundo removível e leve para assar em forno médio por mais ou menos 45 minutos ou até que a massa esteja cozida. Deixe esfriar e decore com a compota de frutas vermelhas

outubro 11, 2007

Tempo de cozimento da carne e como cortá-la

O filé – exige doze minutos por kilo; antes de cortá-la, deixar que êle repouse e as fatias devem ser bem finas.

As costeletas – exigem uns 15 minutos por kilo; deixar que as costeletas descansem cêrca de 20 minutos antes de cortá-las, em fatias finas no sentido da largura.

O rosbife – deve também ser cortado em fatias finas, depois de um cozimento entre 12 e 15 minutos.

O pernil – requer uns 15 minutos, sempre por kilo, e as fatias serão médias.

O assado de vitela – pede até ½ hora e as fatias devem ser um pouco mais espêssas que as da carne de vaca.

Assado de porco – também é cortado em fatias finas, depois de ½ hora de cozimento, por kilo.

Frango assado – pede quase 1 hora, digamos 55 minutos para um frango e uns 75 para uma galinha, já grande e recheada, ainda por cima; trincha-se a galinha ou o franguinho, começando pelas asas, depois a ponta da moela até a articulação e, por fim, os duas coxas e pernas; em seguida, retira-se a moela do carcaça e esta é dividida em dois pedaços amplos, no sentido do comprimento.

Frango de leite – entre 20 e 25 minutos.

Pato – mais ou menos 40 minutos, cortando-se o peito em fatias e as coxas em pedaços.

Peru – uns 60 minutos, se fôr pequeno e hora e meia, se fôr grande; cortá-lo exatamente como o pato acima.

Galinha d'Angola – espetá-la ou envolvê-la em fatias muito finas de toucinho defumado e cozinhá-la durante 60 minutos.

O faisão – também é envolto em toucinho e cozinhado durante uns 40 minutos por ½ kilo.

– Notas –

1 – O tempo de cozimento pode divergir um tanto da tabela acima, não só por causa do modo por que a carne de animais ou aves foi tratada, como também por causa do fogo mais vivo ou brando, seja de carvão, gás ou eletricidade; a pessoa que cozinha deve estar sempre atenta.

2 – Para se saber se uma ave está bem assada, espetar a coxa com os dentes de um garfo; se o líquido que sair fôr incolor, a ave está no ponto; se o líquido fôr um tanto rosado, é que o cozimento ainda não está completo.

outubro 10, 2007

Biscoitos Amanteigados



Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Coloque a farinha, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha numa tigela e amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme.

Separe a massa em 3 porções. Faça um rolinho com cada porção. Corte cada rolinho em rodelas de 1cm de espessura.

Com os dentes de um garfo, aperte levemente cada rodelinha, formando um desenho. Unte uma assadeira grande com manteiga e farinha. Distribua os biscoitos sobre a assadeira, deixando uma distância entre eles.

Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos ou até os biscoitos ficarem levemente dourados. Retire do forno, espere esfriar e sirva.

outubro 09, 2007

FRUTAS

Entende-se por cura de, frutas, alimentar-se durante um determinado tempo sómente de frutas excluindo tôda outra classe de alimentos, exceto a água, com o fim de combater certas enfermidades.

Estas curas têm a vantagem de limpar surpreendentemente o sangue e em geral todo o organismo; recomenda-se, por conseguinte, nas enfermidades crônicas, onde existe acúmulo de materiais estranhos e nocivos.

Dá excelentes resultados para quem sofre de reumatismo, gôta, ortritismo, hemorróidas, prisão de ventre crônica, enfermidades crônicas da pele, dos rins, fígado e estômago.

Durante a cura das frutas, nota-se uma perda de pêso mais ou menos considerável, o que não deve alarmar, pois êle é precisamente necessário para que as toxinas e demais substâncias prejudiciais sejam expulsas e para alcançar a recuperação dos tecidos do organismo.

As frutas mais indicadas para a cura são as ácidas, como os limões, maçãs, morangos, já que os diversos ácidos que contêm, quando se combinam com a potassa, convertem-se em ótimos diuréticos e laxantes; queimados no organismos, dão carbonatos alcalinos.

Estes ácidos têm, por outra parte, a virtude de dissolver tôda matéria estranha dos tecidos e que, dissolvida, pode ingressar na corrente circulatória, para sua eliminação.

Quanto ao tempo de duração da ”cura de frutas“, varia segundo as condições do paciente e o gênero da doenças; pode durar alguns dias ou várias semanas ou meses; porém, de tôdas as maneiras não convém prolongar demais.

“As curas de frutas", em certas estados patológicos, não convêm, como no caso de tuberculose, anemia, debilidade geral, desnutrição.


O LIMAO

As substâncias que encerra o suco do limão fortificam o coração, e em geral atuam favorávelmente sôbre todo o sistema circulatório e sôbre o sangue, sendo desde já eficaz pora as pessoas que sofrem de palpitações do coração. As aplicações do suco de limão são, pois, numerosissimas; e a lista de enfermidades que cedem ante a sua ação é grande. Emprega-se para a icterícia, diabete, enfermidades de Barloux, hemorragias nasais. E bem conhecida sua eficiência para combater as enfermidades da pele, em aplicações externas. Usa-se contra as infecções das amídalas, em forma de pinceladas. Também contra a afonia tem dado bons resultados, especialmente entre as pessoas que se dedicam ao canta. Esta aromática fruta combina muito bem com os ovos, leguminosas verdes, cebolas, verduras, saladas, nas quais substitui vantajosamente o vinagre. Não se deve misturar com leite cru, tomates, cereais, bananas, frutas ácidas e leguminosas. Não se deve abusar do seu emprêgo.


A CURA DO LIMÃO


A cura do limão consiste em ingerir, no primeiro dia, o suco de um limão espremido, com um pouco de água e mel, (será melhor o suco do limão puro), nos dias seguintes ir aumentando até chegar a dez por dia, e em seguida diminuir gradualmente, de um a um. O suco deverá ser tomado uma hora antes das refeições ou duas horas depois das refeições. Durante esta cura as comidas devem ser sem condimentos e da forma mais natural possível. A cura do limão é especialmente indicada para pessoas obesas e gue sofrem de artritismo, reumatismo, gôta, eczema, cálculos biliares e renais. A melhor maneira de se tomar o suco do limão, é com o canudinho e em pequenos goles.


O MORANGO

O suco de morango diluído em tríplice quantidade de água é recomendado no combate ao tifo. A gôta e o reumatismo cedem ante o poder curativo da fruta, assim como tôdas as enfermidades originadas pelo ácida úrico, infecções do fígado e em geral das vias urinárias.

As fôlhas do morango são também medicinais; tomando se em forma de chá, purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso.

Pora vigorizar os convalescestes, serve-se uma quantidade de fôlhas, que se poderá tomar com leite quente e mel A eczema cederá ante êste simples, baroto e efetivo remédio. Também a raiz desta fruta é excelente contra a diarréia e a blenorragia.

A CURA DO MORANGO

Esta cura consiste em ingerir um quarto de kilo no primeiro dia, aumentando nos dias seguintes, até chegar a um kilo.

Em geral esta cura é feita durante dois dias dg cada semana, durante um tempo mais ou menos prolongado, até que as enfermidades cessem.

Nos outros dias, os alimentos deverão ser ingeridos na forma mais natural possível, sem condimentos excitantes, bebidas alcoólicas, e estimulantes.


A BANANA

A banana é altamente alcalina e aproveita-se para alcalinizar o sangue das pessoas, cujo organismo está carregado excessivamente de ácidos. é grande sua eficácia no tratamento da hidropisia e em geral em todos os casos em que os tecidos celulares estão inchadas por acumulação do líquido ceroso, por ser rica em sais minerais e neutralizante. É um remédio eficaz contra a prisão de ventre crônica, enfermidades do estômago, infecções do fígado, gôta, paralisio, tuberculose, inflamações dos rins e cálculos biliares. é muito recomendado pora as crianças, debilitadas e convalescentes, por ser um grande remédio.

A CURA DA BANANA

Esta cura consiste em ingerir de cinco a dez bananas no primeiro dia, repartindo em três porções; e logo se vai aumentando progressivarnente até chegar a dezoito ou vinte.
A duração desta cura pode ser de uma semana até um mês, porém não se deve prolongar mais que êste tempo.

Para esta cura se deverá escolher bananas bem maduras, e mastigá-las muito bem.

Esta cura é recomendada para pessoas que sofrem de prisão de ventre crônica, transtornos do estômago, como acidez gástrica, insânias, paralisia infantil, dores persistentes de cabeça, enfermidades do sistema nervoso, pois, não obstante o seu alto valor alimentício, tem a vantagem de não engordar.


A MAÇÃ

A maçã é muito rica em fósforo, elemento indispensável para o funcionamento das celulas do cérebro.

O suco da maçã nos casos de febre tifóide constitui excelente agente curativo.

As maçãs comidas antes de dormir ativam a contração intestinal.

A casca sêca das macãs, quando ingerida, é um grande purificador do sangue e diurético, e, por conseguinte, se pode usar vontojosamente no lugar do café e do chá; esta bebida é muito popular.

A maçã pode muito bem ser comida junto com cereais, legumes verdes, rábanos, cebolas, verduras, saladas, frutas subácidas, frutas açucaradas.

A CURA DA MAÇÃ

A cura de maçãs consiste em ingerir no primeiro dia mais ou menos a quantidade de um kilo desta dita fruta, repartida em várias porções.

Nos dias sucessivos, vai-se aumentando até chegar a dois kilos ou mais.

Esta cura dá magníficos resultados nos casos de obesidade, reumatismo, gôta, artritismo, arterioesclerose, diabete, sífilis, cálculos, albuminúria, enfermidades crônicas da pele e do sistema nervoso.

Para os enfermos do estômago, recomenda-se fazer uma cura mista, que consiste em comer a maçã com leite ou coalhada. É muito indicada para os que sofrem de diarréia; particularmente nos casos das crianças, aplica-se-á o "regime do Moro-Heisler" que consiste em ingerir entre 500 a 1000 gramas de maçãs, sem as cascas nem sementes, préviamente amassadas ou moídas, e dadas às colheradas, divididas em cinco porções. Concluindo, podemos dizer que tôda pessoa e especialmente os que têm uma alimentação à base de carne e condimentos nocivos, deveriam dedicar um dia, em cada semana, à cura de maçãs, com a segurança de obter benefícios inesperadas.


A UVA

A uva é suave laxante, atua contra vários enfermidades dos intestinos, do fígado, do abdômem e especialmente para o amargor da bôca, vômitos. Não sómente o fruto tem suas qualidades curativas, senão também as fôlhas; estas trituradas e aplicadas em compressas aliviam os dores de cabeca, as inflamações e sensações de ardor do estômago. O suco das fôlhas é um ótimo remédio contra as diarréias e a perda de apetite. As uvas em forma de passas são eficazes para várias doenças, como: a tosse crônica, desinteria, zumbido dos ouvidos, insônia e outras afecções de caráter nervoso. As fôlhas tomadas em infusão, bebendo-se uma xícara diáriamente, atuam eficazmente contra os transtornos da menopausa, nas mulheres, acne rosado, .hemorragias, etc.

A CURA DA UVA

Esta cura é por excelência alcalina. A cura de uvas compreende a ingestão de meio kilo de uvas no primeiro dia, aumentando gradualmente nos dias sucessivos até chegar a três kilos; cada dia se dividirá em três ou quatro porções, devendo ser a primeira dose na parte da manhã. O tratamento pode durar vários dias ou semanas, segundo as diferentes circunstâncias do paciente; pode-se prolongar por mais tempo devido a suas elevadas proporções de glucose, as quais são muito energéticas. Esta cura se recomendo contra o reumatismo, gôta, enfermidades dos rins, hemorroidas, escrofulose, tumores, enfermidades nervosas, neurastenia, enfermidades crônicas da pele, eczemas, transtornos digestivos, e para pessoas obesas. Esta cura não convém a todos, por exemplo os que sofrem de úlcera gástrica ou duodenal, diabéticos, etc., é contra-indicado. Recomenda-se mastigá-las muito bem.


A LARANJA

A laranja é um dos mais importantes entre todos os alimentos, pois corrige a excessiva acidez do organismo, por ser altamente alcalina. Por possuir sais minerais e substâncias neutralizantes, recomenda-se aos enfermos de gôta, aos diabéticos, pois exerce ação dissolvente sôbre os tecidos carregados de materiais de desgaste. É estimulante do sistema circulatório. Ativa o trabalho das glândulas segregadoras do suco gástrico, facilitando desta maneira a digestão, as funções intestinais. O suco de laranja atua benéficamente sôbre as glândulas de secreção interna e externa. É estimulante dos nervos, eficaz nos casos de neurastenia, convulsões nervosas, enxaquecas; para estes casos, far-se-á uma "cura de frutas".


O ABACATE

Esta fruta tem sido pescrita como alimento para os inválidos, por ser de tão fácil digestão e estar livre de sintomas negativos. Por sua alta porcentagem em gordura, é excelente alimento para os fracos e desnutridos, pais não produz indigestões, dores, nem prisão de ventre. Não ataca o fígado, como muitas gorduras animais, que deixam a sensação de pêso e depressão. O carôço do abacate bem moído e queimado, toma-se em colheradas, em uma xícara com leite, contra a incontinência de urina, desiinterias e leucorréia, ou flôres brancas, das mulheres. As fôlhas do abacate, tomadas em infusão, são muito digestivas, estimulantes e normalizantes da irregularidade da menstruação.


O MAMÃO

O mamão é eficaz contra a asma, a icterícia, a diabete: especialmente é purificador do sangue e benéfico ao estômago. As sementes, sêcas e bem moídas, são um bom vermífugo, carmitativo, e favorece a menstruação. Estas mesmas semente, frescas e bem mastigadas, em quantidade de 10 a 15, favorecem a secreção da bílis e também atuam contra várias enfermidades do fígado. As fôlhas do mamão são usadas em infusão; contém um alcalóide que é a carpaina, estimulante do coração. Esta preciosa fruta deve ser comida de pre-ferência na parte da manhã; assim se sentirá melhor suas preciosas qualidades.


A MELANCIA

A melancia é pouco nutritiva, porém possui propriedades diuréticas; adernais, por ser muito alcalina, é neutralizante do sangue. Uma de suas qualidades mais ressaltantes é ser muito refrescante do sangue; para isto se deve comê-la antes ou entre as refeições, e nunca após as refeições, pois isto provoca indigestão, pela enorme quantidade de água que contém. Para combater a febre tifóide, faz-se aplicações no abdome, colocando-se pedaços da melancia, e fora disto o paciente poderá tomar o caldo (algumas colheres). Esta fruta não deve ser misturada de maneira nenhuma com bebidas alcoólicas, leite, tomates e verduras. As semen-tes, torradas e aplicadas sôbre qualquer ferida, acalmam a dor.

O FIGO

Emprega-se o figo contra as chagas, úlceras, furúnculos, em forma de cataplasma. É excelente para o cérebro e nervos, pela grande quantidade de fósforo que contém. Os figos frescos empregam-se como laxantes e refrescantes e como alimento energético de primeira ordem. Como expectorante, emprega-se contra a tosse, catarros, angina e demais inflamações da via respiratória, em forma de chá, com leite em gargarejos. É eficaz contra a prisão de ventre. Em geral, recomenda-se aos enfermos comer figos, em especial aos que sofrem de escrofulismo, tuberculose, transtornos do fígado e vesícula biliar; devem evitá-lo os que sofrem de acidez do estômago, artrites, ou são obesos.

A PÊRA

A pêra é indicada para os convalescentes de febre intestinal. É útil contra a hiperfunção da glândula tireóide, por conter iôdo; contra a prisão de ventre e inflamação do intestino. As pêras combinam bem as frutas frescas e dessecadas, porém não é conveniente misturar mais de duas classes de frutas na mesma comida. Também combina com açúcar, mel, nata, queijo, gemas, nesses casos sempre que não sejam demasiado doces, combinam bem com os cereais e outros farináceos. Não se deve misturar com verduras, tomates, leite fresco e ovos cozidos. Esta fruta deve ser aproveitada, já que presta tantos serviços ao homem na alimentação e na Medicina.


O ABACAXI

O suco do abacaxi tem grande valor como digestivo e como tônico geral depois das refeições. Além disso, é de grande ajuda para a digestão dos alimentos protéicos, como a carne, pescadas e ovos. Esta saborosa fruta é urna fonte de quase todos os minerais, particularmente do ferro, magnésio e cobre, êstes três elementos tão necessários ao sangue paro manter seu estado saudável. Esta fruta é estimulante da digestão e da atividade dos intestinos.

O suco do abacaxi recomenda-se nos estados febris, pois é refrescante e eliminador das toxinas; para êstes casos se dará por colheradas a cada dez minutos. Emprega-se também nos enfermidades do garganta e da bôca (aftas).

Durante o falta de menstruação, por causa do funcionamento deficiente dos ovários, utiliza-se com grandes benefícios, assim como contra os catarros da via respiratória e asma. Para prevenir a cura da prisão de ventre é excelente por sua alta porcentagem em celulose.

No exterior, emprega-se o abacaxi contra mordeduras de cobras; para êstes casos se aplicará em forma de cataplasmas. Também desta mesma forma se usa sôbre o abdômem dos febris.

A casca cozida e feita em formo de chá é utilizada para purificar o sangue e para diferentes processos inflamatórios.

Sendo esta fruta muito ácida não deverõo abusar do seu emprêgo as pessoas débeis, acidificadas, nervosas, desmineralizadas, mulheres menstruadas e com escassez de leite.

Não combina bem com as verduras, tomates, claras de ovos, leite fresco e cereais.


A MANGA

Esta fruta é um grande alimento antisséptico e bom dissolvente. A fruta verde, sêca e separada do carôço, é um poderoso antiescorbútico, superando o limão.
É um excelente purificador do sangue e bom diurético. Nas enfermidades das vias respiratórios, como catarros, tosse, bronquites, atua como um superior expectorante, preparado de preferência como xarope com mel de abelhas.
Comendo na parte da manhã, combate a acidez e outras doenças do estômago; O carôço cozido atua como um grande vermifugo, expulsa e destrói as lombrigas intestinais. Por sua natureza subácido e demasiado doce, a manga não combina com outras frutas, pelo que se recomenda comê-la sempre pura e separada de outros alimentos.


A AMEIXA

Sua principal virtude curativa é a de ser essencialmente laxante, pelo que se recomenda contra a prisão de ventre; o resultado será melhor se forem empregadas as sêcas; esta sua propriedade não é superada por nenhuma outra fruta. Para êstes casos se poderá comer de 10 a 20 ameixas sêcas, na parte da manhã.
Para uma ação purgativa, coloca-se de môlho em um recipiente com água fria, e logo no dia seguinte se come em jejum e em seguido se bebe a água onde as ameixas estiveram de môlho. É um excelente agente terapêutico contra a artrite, reumatismo, gôta, arterioesclerose, nefrite, pois por conter albumina faz com que seja eficaz nestas doenças; além disso, por sua riqueza em ácidos orgânicos como o solicílico, atua benéficamente no organismo enfêrmo.

Os que sofrem de hemorróidas encontram na ameixa fresca um bom remédio, assim como as pessoas biliosas, congestionadas e irritados. Sua ação diurética utiliza-se nas enfermidades dos rins.
No estado sêco, constitui um alimento concentrado de primeira ordem e grande energético pela enorme quantidade de calorias que produz, sendo muito adequado para as pessoas que desenvolvem trabalhos musculares, esportes, etc.
As fôlhas fervidas no leite constituem um bom gargarismo contra a angina e em geral contra tôdas as afecções da garganta.

outubro 08, 2007

Frango à caçadora



Ingredientes:

1 frango em pedaços
3 col. (sopa) de azeite
1 cenoura picada
1 cebola picada
1 pimentão vermelho em cubos
1 talo de salsão picado
3 dentes de alho picado
2/3 xíc. (chá) de vinho branco seco
1 lata de tomates pelados
1 ramo de alecrim
½ xíc. (chá) de azeitonas pretas
1 col. (sopa) de alcaparras
salsinha picada a gosto
cebolinha-pérola em conserva, para decorar
sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Preparo:

Numa panela grande, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango temperados com sal e pimenta. Retire o frango da panela e reserve. Na mesma panela, junte a cenoura, a cebola, o pimentão, o salsão e o alho e deixe refogar até os legumes amolecerem. Volte o frango e mexa, junte o vinho e raspe o fundo da panela.
Despeje os tomates pelados com o suco e junte o ramo de alecrim. Deixe cozinhar em fogo lento com a panela tampada até que o frango fique macio e o molho, espesso. Junte a azeitona, as alcaparras e a salsinha e deixe cozinhar um pouco. Ajuste os temperos e sirva decorado com cebolinha-pérola e folhas de salsinha.

outubro 07, 2007

Plano Anti- Celulite

Você pediu e nós atendemos: está de volta a dieta que fez um sucesso e tanto. Finalmente chegou a hora de exterminar a inimiga número 1 das mulheres
Todo mundo sabe que a saúde, a beleza e o bem-estar dependem do que colocamos no prato. Com base em estudos sobre a função dos alimentos, a nutróloga e especialista em medicina estética e obesidade Maria José Basile, de São Paulo (SP), montou e testou em pacientes um cardápio que, segundo ela, reduz significativamente a celulite em qualquer estágio, até mesmo nos graus 2 e 3, quando há uma grande quantidade de furos e nódulos.O princípio da dieta hiperprotéica é promover uma limpeza do organismo, já que o acúmulo de toxinas é um dos grandes responsáveis pela celulite. Para isso, as gorduras ficam de fora — elas incham ainda mais as células adiposas, dificultando a circulação local e a oxigenação celular — e a quantidade de carboidratos é reduzida para evitar que virem depósitos de gordura. Essa categoria alimentar sofre um corte pela seguinte razão: pães, cereais e massas são o principal combustível do corpo. Sem eles, o organismo começa a atacar as reservas, ou seja, eliminar gordura, segundo Maria José. Porém, na falta desse tipo de alimento, os músculos são usados para gerar energia, o que significa perda de massa magra. Por isso, a dieta só é recomendada por 15 dias. Do contrário, pode comprometer a saúde. Mas não é pouco tempo para ver resultados? Maria José garante que não. “É suficiente para o organismo desintoxicar e perder o hábito da ingestão excessiva de certos alimentos que acumulam toxinas.”
E o que é permitido nesse programa alimentar, que enxuga até 1 quilo por semana? Carnes magras, verduras, legumes, frutas e alguns cereais e laticínios. “As proteínas, representadas pelas carnes, são importantes para manter os músculos firmes após a perda de peso. As verduras, os legumes e as frutas saciam e ajudam a eliminar toxinas e líquidos, já que são fibrosos”, diz Maria José. Um alerta: quem malha intensamente deve fazer algumas alterações no menu para garantir energia (veja o cardápio). Após esse período de duas semanas, o programa reintroduz pouco a pouco alguns ingredientes até atingir 55% de carboidratos (frutas, verduras e legumes, arroz, pão e macarrão integrais, aveia e granola), 25% de proteínas (carnes magras, leite e derivados, de preferência, desnatados ou light) e 20% de gorduras (presentes nas proteínas e embutido no preparo dos pratos, como margarina e azeite).Nessa fase de manutenção, que deve ser feita por seis meses, outros cuidados também são importantes. O ideal é adotar uma atividade física diária e controlar a ingestão de doces e frituras. Pode comer uma barra (30 g) de chocolate duas vezes por semana e um prato mais gorduroso uma vez.

Texto coletado do site da revista Boa Forma

Milk Shake Diet de Morango



Ingredientes:

175 g de morango fresco;
01 copo de iogurte dietético de morango;
2 1/2 xícara (chá) de leite desnatado.

Preparo:

Bata tudo no liquidificador durante alguns segundos até que se obtenha uma mistura lisa e espumante.
Despeje a mistura em copos altos e sirva imediatamente.

Obs.: o leite deve estar bem gelado, para que fique espumante. Se quiser adoçar mais, use um adoçante.

outubro 06, 2007

Menu anti-celulite

-A dieta tem de 900 a 1000 calorias e pode ser seguida pelas sedentárias e por quem faz atividade física moderada (30 minutos de exercício aeróbico, 15 minutos de alongamento e 15 minutos de musculação diariamente). Os carboidratos são incluídos a partir da terceira semana. Lembre-se de beber 2 litros de água por dia.

- Quem malha mais que isso, principalmente se der preferência ao trabalho aeróbico (fazendo todo dia uma hora de atividade), deve incluir carboidratos desde o início. Isso significa até 4 barrinhas de cereal light ou 4 fatias de pão light ao dia. No almoço ou no jantar, pode incluir: 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão (ou lentilha ou grão-de-bico) ou 1 batata grande com 1 col. (sopa) de requeijão light (ou 1 Polenguinho light) ou 1 prato raso de macarrão com molho de tomate.

- O uso de adoçante deve ser suspenso na primeira quinzena. Após esse período, pode voltar a usá-lo, mas evite na medida do possível. Isso ajuda o organismo a se desabituar ao sabor doce e a buscar açúcar.

- Após 15 dias de dieta, você deve ingerir 1200 calorias ao dia, incluindo mais carboidratos ao longo das semanas, até atingir 55% desse grupo alimentar, 25% de proteínas e 20% de gorduras. Se estiver satisfeita, pode comer 1800 calorias ao dia.

café da manhã: 1 ovo (cozido ou mexido) ou frios (1 porção) + 1 porção de fruta + 1 col. (sopa) de queijo cottage (ou ricota) + 1 xíc. (chá) de café (ou substitutos)

lanche da manhã: 1 copo (250 ml) de suco ou 1 fruta tarde: 1 porção de frios (veja lista) + 1 col. (chá) de cottage ou 1 copo (200 ml) de iogurte desnatado ou 1 barrinha de cereal light

almoço: 1 porção de carne + salada de folhas verdes à vontade + 3 col. (sopa) de verduras ou legumes cozidos ou refogados + 1 porção de fruta ou 1 taça de gelatina

jantar: Igual ao almoço ou 1 prato de sopa de carne com folhas verdes e verduras


Opções para substituição de alimentos

opções de carne
(escolha uma porção)
1 filé médio (120 g) de peixe (cação, pescada)
2 hambúrgueres de peru, carne ou frango assados no forno ou grelhados
4 nuggets assados
2 fatias grossas de lagarto
3 almôndegas de carne, frango ou peru assadas no forno
2 salsichas de carne, frango ou de peru
1 posta de bacalhau
200 g de camarão
1 lata de atum conservado em água
1 coxa grande sem pele
1 filé de lombo de porco assado
1 lata de sardinha
4 fatias de rosbife
5 fatias de carpaccio
1 filé médio (120 g) de fígado de boi
1 medalhão de filé mignon
4 col. (sopa) de carne moída
2 col. (sopa) de dobradinha
1 filé médio (120 g) de frango

Opções de saladas

(coma livremente)
alface-americana,
lisa e roxa
agrião
rúcula
almeirão
escarola
acelga
couve
espinafre
tomate
salsão
pepino
(tempere com 1 colher de chá de azeite ou limão à vontade e sal a gosto)

Opções de verduras e legumes cozidos ou refogados

(escolha uma porção: 3 colheres de sopa)
catalonha
mostarda
escarola
brócolis
couve-flor
espinafre
acelga
couve
repolho
chuchu
abobrinha
vagem
berinjela

Opções de frios

(escolha uma porção)
3 fatias de
presunto magro
3 fatias de
peito de peru
3 fatias de chester
3 fatias de
mortadela light
3 fatias de
blanquet de peru
5 fatias de salsichão

Opções de frutas

(escolha uma porção)
1/2 papaia
1 banana pequena
1 maçã pequena
1 pêra
1 goiaba
1 manga pequena
10 uvas
4 damascos secos
1 kiwi
1 laranja
1 mexerica
1 fatia de abacaxi
2 fatias de melão
2 fatias de melancia
8 morangos

Opções de bebidas

No café da Manhã
escolha uma porção:
1 copo de 250 ml)
suco de laranja
suco de abacaxi
suco de acerola
suco de melancia
suco de melão
suco de limão
suco de caju

No lanche

(escolha uma porção)
1 xíc. (chá) de chá
1 xíc. (chá) de café
1 copo (250 ml)
de suco de limão
1 copo (250 ml)
de suco de melão
1 copo (250 ml)
de suco de melancia

Texto coletado no site da revista Boa Forma

outubro 05, 2007

Sopão da Ana



Ingredientes

- 1 berinjela média cortada em cubos
- 1 nabo médio cortado em cubos
- 2 maços de cebolinha verde picados
- 2 latas de purê de tomates (680 g)
- 1 maço de salsão (= aipo) picado
- 1 repolho grande fatiado
- 1 pacote de sopa de cebola (70 g)
- 1 cebola média picada
- 3 cenouras médias cortada
- 2 xícaras de vagem picada
- Sal a gosto
- Curry a gosto
- Salsinha a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 4 litros de água


Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e cubra com água. Ferva rapidamente por 10 min. Abaixe o fogo e mantenha o ponto de fervura por aproximadamente 40 min. Rendimento: 3 litros

outubro 04, 2007

Ovos

Como se preparam

Quentes: Mergulham-se os ovos em água, que ferve durante 3 ou 4 minutos, conforme se prefere que fiquem mais ou menos duros; são descascados e despejados em um recipiente de vidro ou porcelana, condimentados com sal, pimenta do reino, môlho inglês, à vontade.

Pochês: Usar uma panela com água fervèndo, com 10 grs. de sal e uma colher de vinagre por litro; os ovos (bem frescos) são quebrados um a um e colocados dentro da água, onde permanecem uns 3 ou 4 minutos; depois, com uma espumadeira, retirá-los, guardando-os em lugar quente, à espera da hora de serem servidos.

Cozidos: Fazer como se faz com os ovos quentes, mas deixá-los uns 8 minutos na água fervendo, para que tornem corpo suficiente; passá-los por água fria para que possam fàcilmente ser descascados; podem ser servidos inteiros, cortados pela metade ou em fatias finas, como para as saladas.

Mexidos: Em panela, que deve estar em banho-maria, colocar 50 grs. de manteiga; quando a manteiga estiver derretida e quente, juntar seis ovos (dependendo do número de convidados) já batidos e condimentados; deixar o fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau; quando os ovos tomarem consistência cremosa, acrescentam-se mais 50 grs. de manteiga e meio copo de creme de leite frêsco, êste creme sendo facultativo.
Estes ovos mexidos podem ser acompanha-dos de tomates, pontas de aspargo, fígado de frango, cogumelos, pedaços de presunto ou queijo ou pao torrado e trufas, variando segundo o paladar de quem os prepara.

Ovos escaldados: (também chamados Mornay) : ferver água em uma panela, sal e vinagre; quebrar os ovos um a um e deixá-los durante cêrca de 3 minutos; retirá-los com uma espumadeira, colocá-los em um prato de pirex, untado com manteiga e cobri-los com o môlho de Mornay, que se consegue com môlho Bechamel, queijo ralado e gratinado ao forno; levar ao forno bem quente, onde êstes ovos ficarão por uns 10 minutos.

outubro 03, 2007

Pãozinho de Minuto




Ingredientes:

03 xícaras (chá) de farinha de trigo;
02 colherinhas de pó royal;
02 colheres (sopa) de manteiga;
02 colheres (sopa) de açúcar;
01 xícara (chá) de leite;
01 ovo;
01 pitada de sal.

Preparo:

Colocar os ingredientes secos com a manteiga amolecida e misturar na massa, fazer um oco e ir colocando o leite até ficar uma massa macia.
Fazer as bolinhas e colocar na fôrma untada com manteiga e por cima de cada bolinha pincelar com ovo.
Assar até levemente dourar.

outubro 02, 2007

Fora Celulite

(artigo retirado do site bolsa de mulher)
Entra tratamento, sai tratamento, e a famigerada celulite insiste em continuar seu implacável ataque à retaguarda da mulherada. Em parte, a culpa disso é dos volúveis hormônios femininos, que não satisfeitos em mexer com a cabeça, querem ainda bombardear a bunda. Mas, como a teimosia também circula ao mesmo tempo – e em igual proporção – em nossas veias, só resta escolher o arsenal para expulsar essa corja que cisma em se aboletar em nosso latifúndio.
Cientificamente, a celulite é uma inflamação do tecido conjuntivo subcutâneo, que evolui para um edema e mais tarde para uma lesão fibro-esclerótica, comprometendo a estrutura do tecido adiposo da sua vítima. Entendeu? Então, a dermatologista Lígia Kogos explica de uma forma tão clara quanto a que você vê no espelho: “A celulite é a gordura acumulada entremeada por traves fibrosas, é como se fosse um jogo da velha, onde ainda existe a retenção de líquido”, esclarece a dermatologista. As causas para manter essa gordura atrás das grades vão desde o simples fato ter nascido mulher – culpa do hormônio feminino estrógeno –, passando pelo sedentarismo e encontrando a sua hereditariedade bem naquela curva da sua coxa.
Outra que tem uma grande parcela de culpa por esse assentamento de crateras em seu corpo é a alimentação inadequada. “O excesso calórico é uma das causas da celulite. Muita gente fala que os refrigerantes ou as bebidas gasosas influenciam, mas isso não é verdade, o açúcar delas é o responsável“, afirma a nutricionista Anita Sachs. Portanto, a celulite é um processo inflamatório de origem multifatorial, ou seja, não existe apenas um culpado. “Quanto maior o seu grau fica mais claro que houve associação dos agentes causadores”, explica o cirurgião plástico André Cervantes, presidente do conselho médico da Estética Onodera, em São Paulo.
Tudo certo que a celulite se alojou em seu corpo sem ser convidada. Mas cabe a você fazer sua parte para tentar botar essa intrusa para correr, ou melhor, você mesma correr, pedalar, malhar... para ela sair dali. “Bom, vale ressaltar que toda mulher tem celulite, umas mais, outras menos, mas todas têm. A celulite está ligada aos hormônios, então, fica difícil de desaparecer completamente”, diz o personal trainer Marcelo Salles, acrescentando que a atividade física entra em campo para colaborar com a melhora da condição geral do corpo. “Os exercícios propostos vão ser de acordo com a condição física que a pessoa se encontra. Por exemplo: se ela precisar emagrecer, a parte aeróbica tem mais ênfase do que a anaeróbica; se precisar apenas enrijecer vai ser o contrário. E isso tudo não adianta se não tiver um controle alimentar. O combate se baseia numa série de medidas que vão trazer resultados para a saúde e, por conseqüência, para o corpo”, afirma Marcelo.
E a grande jogada dos exercícios físicos é o fato de eles não deixarem a gordura fixar residência. “Por melhorarem a circulação, os exercícios dificultam a deposição de gordura e também facilitam sua eliminação, principalmente os que desenvolvem músculos. As mulheres com músculos possuem um percentual menor de gordura e, portanto, menos celulites. É esse o motivo de muitas magras serem cheias de celulites, pois elas não possuem músculos, apenas gordura, pele e osso”, descreve Lígia Kogos, alertando para um grande vilão da beleza das magrinhas e das gordinhas: “O cigarro piora demais a celulite por prejudicar a oxigenação do organismo. Para se ter uma noção, 95% das magras fumantes têm celulite e olheiras”, diz Lígia.
Para atenuar nosso desespero de causa, não faltam bons e eficientes tratamentos. E de acordo com os especialistas, se os cuidados forem seguidos à risca, as chances de melhora são grandes. “A resposta aos tratamentos depende de cada organismo. Mas, quando a paciente segue as orientações do médico e do nutricionista, os resultados são sempre satisfatórios, principalmente para os graus mais avançados”, revela André Cervantes. E os mais indicados são a drenagem linfática manual, que consiste numa massagem vigorosa para eliminar o excesso de líquidos e toxinas, melhorando a circulação linfática e sangüínea; o ultra-som, que age facilitando a penetração de substâncias e estimula a reabsorção da fibrose entre as células de gordura; a endermologia, que é um aparelho de sucção e rolamento que massageia os tecidos e estimula a circulação local; e a intradermoterapia, injeções de certas substâncias que ajudam a dissolver os nódulos.
Isso tudo fora os cremes, que se tornaram verdadeiras armas químicas para tentar ganhar essa guerra. “Os cremes à base de hormônios masculinos, como o oxandrolona são muito eficazes. E existem também outros coquetéis que levam cafeína, hormônios tiroideanos, centella asiática, substâncias que vão entrar na fórmula em maior ou menor concentração dependendo do grau da celulite”, informa Lígia Kogos. A dermatologista Liane Mazzarone explica que a função principal desses cremes é a de melhorar a vascularização no tecido afetado e auxiliar a lipólise. “O princípio ativo básico de muitos cremes é a cafeína nanosferizada ligada à molécula de silício orgânico”, revela ela, acrescentando que essa parceria das substâncias torna o creme muito mais eficaz. “O silício orgânico tem a identidade com as células do tecido, facilitando a penetração dos ativos que, por estarem em forma de nanosfera, são liberados lenta e gradualmente com o aproveitamento mais prolongado ”, diz Liane. Além desse arsenal cosmético, existem também aliados via oral, como os comprimidos de asiaticosídeo, pertencente à família da tradicional centella asiática.
Para quem lutou até a última conseqüência e não conseguiu acabar com todas as inimigas, já existe uma arma com efeito de canhão – literalmente: o subcision. “Este procedimento consegue resolver a celulite de grau IV. Com anestesia local, uma agulha específica, chamada Nokor, é introduzida na pele acometida pela celulite. Esta agulha possui uma espécie de ‘faca’ em sua ponta que facilita a secção das traves fibrosas. Depois de seccionadas, ocorre um hematoma desencadeado pela ruptura involuntária de alguns vasos sangüíneos adjacentes”, descreve o angiologista Roberto Rodolfo Júnior, explicando que o resultado esperado é a secção das traves, o que vai melhorar o terrível aspecto da casca de laranja. Portanto, com alguma organização e uma boa estratégia de guerra, já é possível sonhar com um futuro em que você e a celulite não vão mais dividir o mesmo território.

outubro 01, 2007

Maionese




Para se ter uma boa maionese, deve-se agir assim:


1 e ½ (sopa) de vinagre (ou limão)
1 grama de pimenta-do-reino e de mostarda
10 gramas de sal fino
azeite
6 gemas

Modo de Fazer

Mexer as gemas, adicionando os condimentos e o vinagre ou o limão; juntar o azeite muito lentamente, quase de gota em gota, aumentando até formar um fio; quando a maionese começar a tomar consistência, juntar uma colher das de sopa de água quente, o que provoca a unificação dos elementos, formando um todo. Se a maionese (ou as misturas seguintes) desandar, bastarão algumas gôtas de água morna para fazê-la voltar ao normal.